Esta atual geração do Peugeot 3008, agora em formato SUV, já pode ser considerada a melhor iteração do modelo, e também um dos melhores crossovers de porte intermediário da atualidade. Isso graças ao seu interior premium, tecnologia atualizada, comportamento dinâmico, asseio refinado e powertrain competitivo.
Ele também é pratico e bom de dirigir - não tão bom quanto o Q5, nosso SUV intermediário favorito, mas o Peugeot é mais de R$ 100 mil reais mais barato que o Audi. Também é confortável, com um ajuste de suspensão que é firme o suficiente para impedir que ele seja oscilante em pisos irregulares, mas suave o suficiente para deslizar sobre as irregularidades das vias e isolar os passageiros dos solavancos.
Por falar em suspensão, a arquitetura é McPherson na dianteira, com molas helicoidais, e de eixo de torção na traseira, com barras estabilizadora.
Para muitos, o Peugeot 3008 oferece tudo o que é preciso: é econômico, prático, luxuoso e um preço razoável. Se você quer um SUV intermediário entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, este Peugeot definitivamente deve estar em sua lista.
Os consumidores de automóveis estão preferindo cada vez mais os SUV´s em detrimento de todos os demais formatos de carroceria - especialmente no caso dos modelos familiares. Os mono-volumes estão sumindo, e o Peugeot 3008 se adaptou a essa realidade.
A primeira geração do 3008 era uma mistura de SUV e MPV, com uma forma vertical e altura de passeio elevada. Mas nesta segunda geração a Peugeot abandonou completamente o conceito de MPV e fez dele um SUV.
O novo modelo é muito mais elegante do que o seu antecessor, com uma dianteira inspirada pelo Peugeot 308 europeu, mas com referências do 2008.
Já as laterais trazem uma linha de cintura elevada e uma área envidraçada menor, o que confere ao 3008 um aspecto mais moderno e esportivo que o de seus concorrentes.
A traseira ostenta um visual futurista, com elegantes lanternas de LED horizontais que, acesas, imitam o desenho das patas de um leão (o símbolo da Peugeot), interligadas por um elemento em black piano.
O interior deste novo modelo traz mais espaço para passageiros que o predecessor, e o design foi radicalmente modificado - agora com uma aparência bastante futurista. A qualidade geral de montagem e dos materiais deve pouco para modelos premium.
O porta-malas abre-se com uma grande porta traseira - que não tem acionamento elétrico. Mas a base é baixa e a abertura ampla, facilitando o carregamento. O volume é de 530 litros até a altura dos bancos traseiros. 591 litros até o teto, e 1.691 litros com os assentos traseiros rebatidos.
Tração dianteira
O Peugeot 3008 é um SUV, mas por enquanto é oferecido apenas com tração dianteira. O motor é o tradicional quatro cilindros 1.6 THP Turbo, gasolina, de 165 cv e 24,5 Kgfm de torque, associado sempre com uma transmissão automática de seis marchas de conversor de torque AISIN.
Segundo a Peugeot, esse conjunto é capaz de acelerar seus 1.567 kg de 0 a 100 Km/h em 8,9 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 206 Km/h. O consumo, segundo o INMETRO, pé de 9,4 km/l na cidade e de 9,6 km/l na estrada - sempre gasolina, já que o motor não é flex.
Não é flex, mas foi tropicalizado, o que permite abastecer este Novo 3008 com gasolina comum (o anterior só bebia gasolina Podium). Apesar de estar adaptado para gasolina convencional, a Peugeot recomenda o uso de gasolina aditivada, como a Grid, da Petrobras.
Tecnologia
O Peugeot 3008 é vendido no Brasil em versão única, Griffe, com preço de R$ 139.990 reais na versão pintada em Metallic Copper. Quem quiser o Preto Perla Nera ou o Cinza metálico pagará R$ 141.790 reais, enquanto o Branco Perolizado sai a R$ 142.700 reais. Mas as diferenças ficam por conta das cores, pois os recursos de tecnologia e conveniência são exatamente as mesmas em todas as versões.
O Peugeot 3008 vem com o cluster de instrumentos digitais de 12,3 polegadas configurável e um sistema de infotainment de tela sensível ao toque compatível com Apple CarPaly e Android Auto, cujo funcionamento mostramos no vídeo abaixo.
Além disso, há ar-condicionado digital com duas zonas de climatização, entrada Keyless com partida por botão, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, banco do motorista com regulagem elétrica, aquecimento e massageador e sistema de carregamento de smarptphone por indução.
O sistema multimídia não tem sistema de navegação integrado - nativo. É possível usar o sistema de navegação do smartphone Apple iPhone ou Android, via espelhamento de tela - o que exige uma conexão física por meio de um cabo USB.
O volante é revestido em couro, com comandos multifuncionais e há ainda piloto automático (não é adaptativo), controle eletrônico de estabilidade e de tração, detector de ponto cego. Fica faltando apenas o ACC (piloto automático adaptativo) e o Front Assist (frenagem autônoma de emergência) - recursos que são oferecidos no Peugeot 3008 vendido na Europa.
O pacote tecnológico dele é competitivo se analisado em relação a seus concorrentes, como VW Tiguan, Hyundai New Tucson e Jeep Renegade, que, na versão Limited 2.0 Flex 4x2, tem um conjunto mecânico menos eficiente, mas oferece como opcional o ACC e o Front Assist.
Comportamento dinâmico
O Peugeot 3008, como todo crossover ou SUV, tem sua suspensão elevada - e isso sempre impacta negativamente no comportamento dinâmico. Para amenizar esse efeito, a Peugeot adotou um ajuste um pouco mais firme que o habitual, o que resulta em algumas pancadas secas em baixa velocidade.
Entretanto, esse ajuste reduz a rolagem de carroceria em curvas, oferecendo mais segurança quando se vai mais rápido. Mas o comportamento do 3008 não é tão equilibrado quanto o impressionante Audi Q5 de segunda geração - este sim um SUV que não deve nada para um hot hatch.
O pequeno volante cria a impressão de respostas rápidas, mantendo a previsibilidade e a segurança. Novamente, ele não é tão seguro e ágil quanto o Q5, o referencial em termos de SUV, mas é bem mais equilibrado que o Jeep Compass.
A transmissão automática AISIN de 6 marchas é rápida e suave, e está muito harmonizada com o motor turbo, aproveitando bem a ampla faixa de rotação. Rodando a 100 km/h, em 6ª, o motor opera abaixo de 2.000 RPM.
Conclusão
O Peugeot 3008 não é o SUV de porte intermediário mais barato do mercado, mas é muito prático e leve de ser conduzido - e divertido também, conta com um conjunto motor/transmissão enérgico e suave, é confortável e tem o melhor interior da categoria. É indiscutivelmente o melhor carro da Peugeot (eleito carro do ano europeu de 2017 - veja aqui), e também o SUV de sua classe com a melhor relação custo x benefício.
http://www.car.blog.br/2017/09/peugeot-3008-2018-teste-drive-preco.html
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