ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O LABORATÓRIO DO SÓTÃO
RAMIRO E SEUS AMIGOS SEMPRE SE REUNIAM NO SÓTÃO DO CASARÃO, PARA BRINCAR NO LABORATÓRIO. E FOI ISSO QUE ACONTECEU NUM DIA CHUVOSO.
SUBIRAM TODOS PARA LÁ, E RAMIRO PEGOU UMA ANTIGA BATEDEIRA, COM VIDRO TRANSPARENTE, E JOGOU DENTRO DELA LEITE, AMENDOIM, OUTROS LÍQUIDOS E VÁRIOS SAQUINHOS DE UM PÓ COLORIDO.
LIGOU A “MÁQUINA” E ESPEROU BATER UM POUCO.
O LÍQUIDO FOI ENGROSSANDO, FICANDO ESCURO E COMEÇOU A ESPUMAR.
SANDRO, RAPIDAMENTE, PEGOU UM TUBO DE ENSAIO E COLOCOU AO LADO DA MÁQUINA. O LÍQUIDO FOI SUBINDO… SUBINDO EM FORMA DE ESPUMA E ESCORREU PARA FORA DA VASILHA, ENCHENDO O TUBO QUE SANDRO SEGURAVA.
– PUXA! PARECE UMA MISTURA DE VITAMINA DE FRUTAS… E TEM UM CHEIRINHO BOM. VEJA!
ALEXANDRE, MAIS QUE DEPRESSA, PEGOU O TUBO NA MÃO DE SANDRO, CHEIROU O LÍQUIDO E BEBEU UM POUCO.
– XANDE, QUE LOUCURA! NÃO FAÇA ISSO!
FOI, ENTÃO, QUE ACONTECEU O INESPERADO. EM POUCO TEMPO O MENINO FOI FICANDO ROXO E COMEÇOU A DESAPARECER.
PRIMEIRAMENTE SUMIU A ROUPA, DEPOIS, A PELE, SUMIRAM OS MÚSCULOS E DEU PARA VER TODO O INTERIOR DO CORPO DE XANDE.
TODOS FICARAM AMEDRONTADOS, MAS DEPOIS FORMA-SE ACOSTUMANDO COM AQUELA CENA. ACHAVAM INCRÍVEL VER TODOS OS ÓRGÃOS DELE FUNCIONANDO. O CORAÇÃO BATENDO, BOMBEANDO O SANGUE PARA AS DIVERSAS PARTES DO CORPO, O PULMÃO SE MOVIMENTANDO, AS ARTICULAÇÕES SE DOBRANDO… E O MAIS INTERESSANTE ERA VER O LÍQUIDO QUE XANDE TINHA TOMADO SENDO REVIRADO DENTRO DO ESTÔMAGO E MISTURADO COM OUTROS LÍQUIDOS.
E OS OSSOS? COMO A LÂMPADA DO SÓTÃO ERA FLUORESCENTE, OS OSSOS DO XANDE ESTAVAM ESVERDEADOS. DAVA PARA VER DIREITINHO OS OSSOS LONGOS, CURTOS E CHATOS.
RAMIRO ESTAVA IMPRESSIONADO COM OS MOVIMENTOS PERISTÁLTICOS DO ESTÔMAGO. ESTAVA DE BOCA ABERTA COM TUDO O QUE ESTAVA ACONTECENDO. APROXIMOU-SE DE XANDE PARA VER MELHOR. NÃO RESISTIU E ENCOSTOU O DEDO NO FÍGADO DO COLEGA.
E TUDO MUDOU DEPOIS DISSO. O LÍQUIDO QUE ESTAVA NO ESTÔMAGO DESCEU PARA O INTESTINO DELGADO E PASSOU PARA O INTESTINO GROSSO, ATÉ SAIR TODO DO ORGANISMO.
E XANDE VOLTOU AO NORMAL: APARECERAM OS MÚSCULOS E A PELE. VESTIU A ROUPA QUE ESTAVA DESAPARECIDA E, JUNTAMENTE COM SEUS COLEGAS, TRATOU DE SAIR CORRENDO DO LABORATÓRIO DO SÓTÃO.
GRAÇA BATITUCI
COMPREENSÃO DE TEXTO
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.:
2) QUEM É O AUTOR?
R.:
3) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
R.:
4) QUANTAS E QUAIS SÃO AS CRIANÇAS QUE PARTICIPAM DA HISTÓRIA?
R.:
5) ONDE AS CRIANÇAS COSTUMAVAM BRINCAR?
R.:
6) COMO FICOU O LIQUIDO QUE SE FORMOU DA EXPERIÊNCIA?
R.:
7) O QUE XANDE FEZ?
R.:
8) QUAL FOI O RESULTADO DA ATITUDE DE XANDE?
R.:
9) ESCREVA OS SINÔNIMOS DAS PALAVRAS ABAIXO:
- RÁPIDO = ______________________
- VELHA = _______________________
- SUMIR = _______________________
- INACREDITÁVEL = ______________
- ODOR = _______________________
- DIVERSOS = ___________________
- CONSTANTEMENTE = ___________
- MEXENDO = ____________________
- TEMEROSO = __________________
- IMPREVISTO = __________________
10) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA.
http://www.acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-laboratorio-do-sotao-4o-ou-5o-ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário