ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
BOLO FORMIGUEIRO
PAULA E ANDRÉ ACORDARAM FELIZES NAQUELE DIA. AFINAL ERA SEXTA-FEIRA. E TODA A SEXTA-FEIRA TINHA BOLO GOSTOSO NA CASA DELES.
PARECIA REALMENTE QUE SERIA MAIS UMA SEXTA COMO TODAS AS OUTRAS, ATÉ QUE SOUBERAM QUE O BOLO QUE SUA MÃE FARIA CHAMAVA-SE FORMIGUEIRO.
OS DOIS FICARAM PENSANDO QUE TAL BOLO SERIA AQUELE. ENTÃO, DECIDIRAM OBSERVAR SUA MÃE PARA QUE PUDESSEM DESCOBRIR SE NO BOLO IAM FORMIGAS DE VERDADE.
QUANDO A MÃE DE PAULA E ANDRÉ COMEÇOU A FAZER O BOLO, OS DOIS FORAM ESPIAR. ELES PERCEBERAM QUE JUNTO DOS INGREDIENTES HAVIA UM PACOTE CHEINHO DE COISINHAS PRETAS E ACHARAM QUE ERAM FORMIGAS.
O BOLO FICOU PRONTO. MAS QUEM DISSE QUE ELES QUERIAM COMER?
A MÃE FICOU PREOCUPADA, POIS SABIA QUE ELES ADORAVAM BOLO E FOI LOGO PERGUNTANDO POR QUE NÃO COMIAM. DEPOIS DA EXPLICAÇÃO A MÃE RIU MUITO E MOSTROU A ELES QUE O QUE VIRAM NÃO ERAM FORMIGAS NO PACOTE, MAS SIM CHOCOLATE GRANULADO.
COMPREENSÃO DE TEXTO E GRAMÁTICA
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.:
2) QUAL É O TEMA DO TEXTO?
R.:
3) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS?
R.:
4) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
R.:
5) QUAL FOI A CONFUSÃO QUE OCORREU NA HISTÓRIA?
R.:
6) QUEM E COMO FOI RESOLVIDA ESSA CONFUSÃO?
R.:
7) ENCONTRE NO TEXTO E REGISTRE O QUE SE PEDE:
- TRÊS ADJETIVOS: _____________________________________
- DOIS SUBSTANTIVOS COMUNS: _________________________
- DOIS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS: _______________________
- UMA PALAVRAS ESCRITAS COM CH: ____________________
- UMA PALAVRAS POLISSÍLABA: _________________________
- UMA PALAVRAS ESCRITAS COM SS: ____________________
8) ENCONTRE NO TEXTO VERBOS NO INFINITIVO, ESCREVA-OS ABAIXO E CONJUGUE-OS NO PRESENTE, PASSADO E FUTURO.
9) ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA PALAVRA ABAIXO:
- CRIANÇAS: ________________________________
- BOLO: ____________________________________
- MÃE: _____________________________________
- PACOTE: _________________________________
- DIA: ______________________________________
10) OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E ESCREVA-AS NO LOCAL CORRETO:
COMER – CAMISETA – ELEGANTE – MUSCULOSO – CIDADE – ALUNOS – GABRIELA – SALA – ESCREVER – GRANDE – BONITA – COMIDA – ESPECIAL – ANDAR – SUBIR – MÚSICA – CARTAZ – TOMATE – CORTAR – PÉ
- SUBSTANTIVOS:
- ADJETIVOS:
- VERBOS:
http://www.acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-e-gramatica-bolo-formigueiro-substantivos-verbos-adjetivos-5o-ou-6o-ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário