ATENÇÃO COM A ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA
Os pais devem pensar no lanche dos filhos durante o horário escolar. Na maioria das vezes, se depender da meninada, na lancheira só entram doces e guloseimas, alimentos ricos em gordura.
O consumo indiscriminado de salgadinhos, doces, refrigerantes e outros alimentos carregados de gorduras e açúcares é capaz de gerar uma série de transtornos na saúde da criança e, muitas vezes, na do futuro adulto.
Para o Ministério da Saúde, uma vida saudável precisa incluir desde a infância alimentos mais naturais, como frutas, verduras e legumes, e menos gorduras. Estimular hábitos como um cardápio mais balanceado é uma das estratégias do programa Brasil Saudável, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
“Na hora de preparar o lanche da criança, é importante pensar na diversidade, agregada ao prazer de comer, e evitar imposições”, afirma a técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde Kelva Aquino. “Uma sugestão é substituir o refrigerante por sucos naturais e frutas, alimentos com grande variedade de sabores. As frutas podem ser consumidas in natura, desidratadas, em bolos, saladas e sucos”, exemplifica.
Os nutricionistas não descartam na lancheira a presença de alimentos um pouco mais calóricos. Pães e biscoitos devem ser alternados com frutas ou um iogurte. “Os pais têm a opção de colocar um pão integral no sanduíche. O pão integral é uma excelente fonte de fibras, como as frutas, e sacia a criança por mais tempo”, assinala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário