Folclore
Mais algumas atividades para serem trabalhadas no folclore.
O mais importante não são as atividades impressas mas sim, o que você vai fazer na prática, quando se trabalha folclore. Conte uma lenda por dia (se der), ilustre, faça dobraduras ou colagens com os personagens da lenda, discuta, faça um reconto, ou deixe também as crianças contarem alguma lenda.
Ensine alguma brincadeira do Folclere como por exemplo: Corre-cotia, lamboleta, passar anel, morto e vivo, queimada, barra manteiga, caracol, amarelinha, pular carniça, gato e rato, Seu bem é esse, ovo na colher, Boca de forno, Simão disse, esconde-esconde, chicotinho queimado, corrida de saco, Escravos de Jó, etc.
Cante cantigas do folclore, de preferencia com gestos. Depois você também pode ilustrar, ou fazer dobraduras, ou trabalhar a letra da música (circular palavras, montar frases, pintar letras, etc.), ou brincar de roda.
- Fui à Espanha
- Alecrim
- Fui no Tororó
- A canoa virou (coloque os nomes dos alunos da sala...) Se eu fosse um peixinho...
- Ciranda, cirandinha
- Terezinha de Jesus
- Comeu Pimenta
- O pião
- Periquito Maracanã
- Cachorrinho está latindo
Algumas dá até para representar em forma de teatro como por exemplo:
- O cravo brigou com a rosa
- A linda rosa Juvenil
Enfim, folclore é para ser vivenciado com as crianças e não um acumulo de informações, brincar de parlendas ou trava-línguas, fazer campeonato de adivinhações, ilustrar provérbios ou ditos populares, etc.
Você também pode criar livrinhos de receitas do folclore, de lendas e personagens, de cantigas, etc.
http://trocandoideiaspedag.blogspot.com.br/2009/08/folclore_18.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário