IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 15 de julho de 2014

Projeto "Água,fonte da vida"

Projeto "Água,fonte da vida"
Nascente do Rio Tietê

PROJETO: "ÁGUA, FONTE DA VIDA"


Apresentação:

Esse projeto que traz como tema “Água,fonte da vida!”,tem como “musa inspiradora”a música Planeta Água do cantor e compositor;Guilherme Arantes.
O presente trabalho servirá de instrumento para ajudar as educadoras na conscientização dos alunos em relação ao cuidado e preservação da água,mostrando as diversas utilidades da água para a sobrevivência da vida humana,o ciclo da mesma,além da sua importância para o meio em que vivemos.
Pensando nisso,temos como embasamento teórico o PCN(Parâmetros Curriculares - Educação Infantil),trabalhando atividades com conteúdos conceituais,procedimentais e atitudinais,não se esquecendo das necessidades,interesse e limitações de cada faixa etária.


Música
Planeta Água
Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte


Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...


Águas escuras dos rios


Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...


Águas que caem das pedras


No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...


Água dos igarapés


Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...


Gotas de água da chuva


Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...


Águas que movem moinhos


São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...


Terra! Planeta Água


Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)

Compositor:Guilherme Arantes



Objetivos Gerais:


-Conscientizar a criança sobre a preservação da água e a sua importância para a sobrevivência humana


-Trabalhar o ciclo da água,e as interferências causadas nesse fenômeno diante das atitudes humanas.


- Promover atividades que desenvolvam atitudes voltados a proteção e conservação da água.


-Trabalhar as transformações que na água pode ser desenvolvido(tato,paladar,visão,audição,olfato).


-Ajudar os alunos a perceberem os sintomas e causas dos problemas que o planeta vem enfrentando com a poluição e falta de água.


-Promover a socialização,desenvolver a criatividade,percepção auditiva,visual,tátil e coordenação motora.




Atividades desenvolvidas:


Na primeira etapa de nosso projeto,cada atividade será desenvolvida de acordo com os objetivos gerais do presente trabalho, atrelando-se ás propostas individuais segundo os PCN – Educação Infantil para cada grupo e de acordo com cada idade.Ressaltamos portanto que as atividades descritas serão classificadas por faixa etária ou determinados grupos:


Berçário I
- Brincando na água
-Música:Viva o Sol
-Chuva de papel
-Transformação da água


Berçário Maior (B2)- AB/C
-Falando sobre a importância da água
-Video Cocoricó-importância da água
-Colagem com algodão
-Desenho da chuva


Mini-grupos A/B
-Aprendendo sobre o meio ambiente
-introdução ao projeto água
-colagem
-ciclo da água
-poluição dos rios


Sabendo da importância da interação e ampliação das relações sociais para o desenvolvimento da criança, a segunda etapa de nosso projeto terá como objetivo principal o trabalho em conjunto. no qual buscaremos reunir todas as crianças em um único ambiente,e nele desenvolver,experimentos,brincadeiras,e etc.Portanto,as atividades descritas a seguir,buscará alcançar além dos objetivos de nosso projeto promover a socialização e recreação.


-Transformação da água pelo olfato(experimento)
-Filtragem da água(experimento)
-Derrete e não derrete(jogo e experimento)
-Afunda ou não afunda(jogo e experimento)
-Bolinha de sabão(brincadeira)


Como produto final deste projeto será apresentado ás crianças e aos pais uma dramatização denominada: “ O ciclo da água”,no qual mostrará algumas conseqüências das atitudes humana sobre a natureza.


Materiais e recursos utilizados:
-Água
-Papel
-Corante(várias cores)
-Algodão
-Cola
-Tesoura sem ponta
-Video
-Televisão
-vasilhas transparentes
-Açucar,café,óleo,detergente,clips,bolacha,sal,leite em pó.
-Terra,areia fina e grossa,cascalhos finos e grosso,garrafa pet,copo plástico.


Avaliação:


A avaliação deste projeto se realizará através da observação tanto das expressão diante das atividades realizadas, da concentração e envolvimento nas atividades,além da avaliação das situações de aprendizagem que ofereceremos a eles,buscando assim por meio do diálogo “identificar” os aprendizados e as dificuldades ainda existentes das crianças,diante do tema trabalhado.
Conforme o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil(p.68), “para que as observações não se percam e possam ser utilizadas como instrumento de trabalho,é necessário que sejam registradas,portanto faremos o registro de cada atividade realizada em nosso plano de aula(semanário).


Conclusão


Esperamos que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para os seres vivos e que saibam utilizá-la sem desperdício e sem polui-lá,levando para o seu meio social esses aprendizados.


Bibliografia:


Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil,Ministério da Educação e do Desporto,Secretaria de Educação Fundamental – Brasília:MEC/SEF,1998.


Orientações Curriculares – Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para Educação Infantil,Secretaria Municipal de Educação – São Paulo:SME/DOT,2007.


Escrito por: Bruna Patricia S.L.Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário