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segunda-feira, 31 de março de 2014

Saiba como ficou a regulamentação de rebaixamento de veículos publicada pelo Contran.


A mobilização dos adeptos de carros rebaixados que tomou conta do país surtiu efeito semana passada. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada quarta-feira liberou o rebaixamento de veículos. Desde agosto do ano passado, a alteração nos carros havia sido restringida até que novas regras fossem estabelecidas. A partir dos limites definidos pelo órgão, será possível rebaixar os automóveis na altura mínima de 10 centímetros a partir do ponto mais baixo da carroceria ou do chassi. Antes, a altura era de 48 centímetros, medida da parte inferior do farol.

Insatisfeitos com a demora na regulamentação, que ficou sete meses suspensa, os adeptos da prática fizeram um protesto em Blumenau em fevereiro deste ano.

Da mesma forma, outras cidades de Santa Catarina e de outros estados também tiveram manifestações pedindo a regularização. Elton Furtado, um dos organizadores da mobilização ocorrida em Blumenau, diz que a alteração satisfaz quem tem carro rebaixado:

— Ficamos felizes. Foi legal estipularem uma altura de 10 centímetros. Pensamos até em fazer um encontro para agradecer a mudança – revelou Furtado.

Para o coordenador do Núcleo de Empresas Automecânicas da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Péricles Romero Espíndola, a responsabilidade passa a ser de quem é adepto da prática:

— Com a resolução, eles vão poder fazer, mas terá que ser da forma correta. Tem gente que faz de forma clandestina. Uma vez autorizando, eles precisam fazer dentro da lei – explicou.

A padronização de uma altura para o rebaixamento facilitou também para quem fiscaliza os veículos. Segundo o diretor da Guarda de Trânsito de Blumenau, Fábio Campos da Silva, antes era de acordo com o veículo, já que a medição partia da parte inferior do farol de cada modelo de carro.

Durante teste, pneu não poderá encostar nas laterais

Além dos 10 centímetros entre o solo e carroceria, a resolução também estabelece a liberação do sistema de suspensão fixo ou regulável. Além disso, o veículo será submetido a um teste em que o volante será girado totalmente para ambos os lados e o pneu não poderá encostar em nenhuma parte do carro. Para Furtado, esse ponto é minimizado pelos proprietários com alterações na lataria do veículo quando necessário.

Fonte: Hora de SC

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