IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Problemas - MATEMÁTICA

1) Quanto pagarei por três dezenas e meia de goiabas, se uma goiaba custa R$ 0,50?




2) Uma bola custa R$ 5,50. Quanto custam 3 dúzias de bolas? 

3) Em uma linha cabem em média 65 letras. Quantas letras cabem em uma página de 40 linhas?


4) Qual é a carga de um caminhão que leva 140 caixas de 50 Kg cada uma?


5) Em uma estante de uma biblioteca há 3 centenas e meia de livros. Em outra estante há o quíntuplo desse quantidade. Qual é a diferença de livros que há entre as estantes?


6) Uma creche recebeu 28 caixas com 56 bombons em cada uma. Já foram distribuídos 185 bombons. Quantos bombons ainda restam para serem distribuídos?


7) Em minha escola há 4 salas de 3ª série com 35 alunos em cada sala. Quantos alunos estudam na 3ª série?


8) Um feirante tinha 15 caixas com 48 laranjas em cada caixa. Já vendeu 9 caixas. Quantas laranjas tinha para vender? Quantas laranjas já foram vendidas?


9) Renata e Ricardo têm juntos 480 revistas. As revistas de Renata são o triplo de das de Ricardo. Quantas revistas têm cada um?


10) Numa granja foram colhidas 65 dúzias e meia de ovos. Esses ovos foram distribuídos por 6 caixas. Quantos ovos couberam em cada caixa?


11) Imagine que você já tenha completado 9 anos e que a idade de seu pai é o quádruplo de sua idade, agora responda:
* Quantos anos tem seu pai?
* Quantos anos têm vocês dois juntos?


12) A Editora distribuiu alguns livros para as turmas de nossa escola. Observe o gráfico e responda:

* Quantos livros foram distribuídos?
* Se distribuísse essa mesma quantidade de livros igualmente entre as 4 séries, quantos livros receberia cada série?


13) Num certo dia, Antônio, o taxista, rodou 76 quilômetros pela manhã e 85 quilômetros à tarde. Quantos quilômetros, no total, Antônio percorreu nesse dia?


14) Um filhote de coelho só abre os olhos depois de 11 dias de nascido. Se um filhote de coelho tem 25 dias, há quantos dias ele já abriu os olhos?


15) Você sabia que uma bola de basquete tem, aproximadamente, 600 gramas e uma de vôlei tem, aproximadamente, 284 gramas? Quantos gramas a bola de basquete tem a mais que a de vôlei?


16) Os cachorros vivem, em média, 12 anos. Já as tartarugas chegam a viver 152 anos. Quantos anos uma tartaruga pode viver a mais que um cachorro?


17) “ARTE E COMPANHIA” é uma loja que tem móveis lindos, mas caros. Márcia e seus amigos compraram alguma coisas. Veja só o catálogo:


SOFÁS 
MESAS E CADEIRAS (JOGO) 
ARMÁRIOS (4 PORTAS)

REAIS 
REAIS 
REAIS

2 lugares 
875,00 
Jacarandá 
1.620,00 
Jacarandá 
1.850,00

3 lugares 
1.208,00 
Pinho 
970,00 
Cerejeira 
1.175,00

Sofá-cama 
1.235,00 
Cerejeira 
1.350,00 



* Paulo tinha R$ 6.000,00. Ele comprou dois sofás-cama e um armário de jacarandá. Quantos reais ele ainda tem?
* Laura comprou um sofá de 2 lugares, um sofá de 3 lugares e um armário de pinho. Na hora de pagar a conta, Paulo emprestou-lhe R$ 564,00. Quantos reais Laura tinha?
* Márcia comprou dois sofás de 2 lugares e um jogo de mesas e cadeiras de jacarandá e pagou em duas vezes. Ela deu R$ 1.335,00 de entrada e o restante com um acréscimo de R$ 96,00 de juros. De quanto foi a segunda parcela? Quanto Márcia pagou no total?


18) No sítio arco-íris há 25 bois, 38 vacas, 52 galinhas e 27 patos. responda:
* Quantos mamíferos existem no sítio?
* Quantas aves?
* Quantos animais existem no total?


19) Bia colheu 6 dúzias de laranjas. Pedro colheu o quádruplo. O total dessas laranjas foi distribuído entre 9 cestas. Quantas laranjas foram colocadas em cada cesta?


20) Dona Maria arrumou 4 bandejas, cada uma com 1800 balas. Essas balas foram repartidas entre 12 turmas de alunos. Quantas balas receberam cada turma de aluno?


21) Uma fábrica de fez 5252 camisetas. Vendeu 202 e guardou as restantes, distribuindo-as entre 50 caixas.


22)- Uma fazenda do Mato Grosso, havia 870 bois, Um caminhão transportou 28 bois em cada viagem para o frigorífico. Quantas viagens foram necessárias para transportar todos os bois para o abate? E quantos bois não foram transportados?

23) Elisa, Sueli, Paula e Roberta são candidatas ao título de Rainha da Primavera no bairro onde moram.
Para conseguir esse título, é preciso vender a maior quantidade possível de convites para o baile de coroação. O dinheiro arrecadado com a venda dos convites será utilizado para reformar o centro comunitário do bairro. 
Observe o desempenho de cada candidata até esse momento.





CANDIDATA 
QUANTIDADE DE CONVITES VENDIDOS

ELISA 
27

SUELI 
39

PAULA 
11

ROBERTA 
16



De acordo com essas informações, resolva os itens a seguir.
* Qual das candidatas vendeu a maior quantidade de convites até esse momento?
* Qual delas vendeu a menor quantidade?
* Escreva a diferença entre a quantidade de convites vendidos por:

· Sueli e Paula:
· Sueli e Elisa:
· Elisa e Paula:
· Sueli e Roberta
· Elisa e Roberta:
· Roberta e Paula:


24) Observe a tabela:



REAIS

CAR 1000 ---- 
4.350,00

POP --------- 
6.598,00

TUTI -------- 
8.760,00

SUPREMA ----- 
11.680,00



* Ana tem R$ 20.000,00. Ele quer levar um TUTI e um CAR 1000 para o irmão. O dinheiro que ela tem é suficiente? Quantos reais lhe sobrarão?
* Se ela tivesse R$ 15.000,00 e quisesse comprar dois carros diferentes, o que ela poderia comprar? Quanto lhe sobraria em cada caso?


25) Ricardo quer comprar um par de tênis de R$ 118,00, um par de patins de 69,00 e uma camisa de R$ 27,00. Ele tem R$ 200,00. Quanto ainda precisa juntar?


26) Um avião voava a uma altura de 8.000 metros. Desceu 1.400 metros. Depois voltou a subir 2.700 metros. Em que altura ele ficou?


27) Nesta semana Claudia precisa ler um livro de 235 páginas. Ela leu 45 páginas da segunda-feira e 38 na quarta-feira. Quantas páginas Ela ainda precisa ler?


28) José comprou uma caneta por R$ 1,70 e um livro que custou R$ 6,90. Para facilitar o troco, pagou com R$ 10,60. Quanto ele gastou? Quanto recebeu de troco?

http://ajudandoosfilhosnaescola.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-07-04T11:57:00-03:00&max-results=3&start=37&by-date=fals

Relevo e Hidrografia -- EXERCÍCIOS

                                           

Responda:

1.     O que é relevo?

2.    Defina hidrografia:

3.    Quais são as principais formas de relevo existentes na Terra? Descreva cada uma delas.

4.    Que referência usamos para definir a altitude de uma elevação?

5.    Os planaltos podem ser formados por chapadas, morros e serras. Defina cada tipo.

6.    As depressões podem ser absolutas ou relativas. Explique.

7.    O que são os agentes internos ou endógenos da superfície terrestre?

8.    Dê exemplos de agentes internos da formação e transformação do relevo.

9.    O que são agentes externos do relevo terrestre e como são denominados? Dê exemplos.

10.  O que é erosão?

11.   Quais são as principais formas de relevo no Brasil?

12.  Que forma de relevo é predominante no Brasil?

13.  Por que o relevo brasileiro apresenta baixas altitudes?

14.  As depressões no Brasil são relativas. O que significa o termo “depressão relativa”?

15.  Explique a influência do relevo para a navegação fluvial.

16.  Cite três rios do Brasil e fale sobre sua importância para a população.

17.  Quais são os planaltos brasileiros mais extensos?

18.  Quais são as principais planícies brasileiras?

19.  Dê exemplos de planícies brasileiras.

20. Como, nós humanos utilizamos as águas dos rios e suas bacias hidrográficas?

21.  Como a água é utilizada na produção de eletricidade? Explique.

22. Quais são as bacias hidrográficas mais importantes do Brasil?

23. Fale sobre a Bacia Amazônica.

24. Complete as frases.
a)    O relevo e a hidrografia são ___________________, ou seja, um depende do outro.
b)    As formas da crosta terrestre determinam as ___________________ e os ____________________.
c)     A altitude é a medida que nos permite conhecer a _______________ das diferentes formas do _____________ da superfície terrestre em relação ao ________________.
d)    Os ____________________ no Brasil abrangem a maior área do território e somam ________ unidades. Há também o mesmo número de ___________________ e seis _________________.
e)    Por ser muito ____________________ e bastante desgastado pela ação dos agentes ___________________, o relevo brasileiro apresenta altitudes ___________________ inferiores a _____________ metros.
f)     Os rios brasileiros são importantes agentes _______________ do relevo.

25. O desenho abaixo, pela ordem, tem os nomes...

            a)- Vale, serra, monte, chapada, lago, ilha, planície, planalto, mar, montanha.  
            b)- Montanha, serra, monte, chapada, lago, ilha, planície, serra, planalto, mar.
            c)- Montanha, vale, serra, monte, chapada, lago, ilha, planície, planalto, mar.
            d)- Serra, monte, chapada, lago, ilha, planície, planalto, mar, vale, montanha.
            e)- Chapada, lago, ilha, planície, planalto, mar, vale, serra.

26. O Conjunto das diferentes formas da paisagem natural, recebe o nome de...
a) Montanha.
b) Mar.
c) Brasil.
d) Relevo.
e) Deserto.
27. As principais formas da superfície terrestre são...
a)- Planície, planalto, montanha, serra, depressão, chapada, morro, monte e vale.
b)- Planície, montanha, serra, depressão, chapada, morro, monte e vale.
c)- Planície, planalto, montanha, depressão, chapada, morro, monte e vale.
d)- Planície, planalto, montanha, serra, depressão, morro, monte e vale.
e)- Planície, planalto, montanha, serra, depressão e chapada.

28. A superfície da Terra é o espaço em que vivemos. E, com o passar do tempo, aprendemos a conhecer, a explorar, a reconhecer suas características e sua diversidade.
a) Escreva (C) para certo e (E) para errado nestas afirmativas:
            (___) Relevo são as diversas formas de terreno da superfície da terra.
            (___) Relevo é o estudo dos rios, lagos e mares do continente.
            (___) Bacias hidrográficas são as terras banhadas pelo mar.
            (___) Litoral ou costa é a faixa de terra banhada pelo mar.
            (___) O conjunto das variações de tempo, em determinado local e  período, chama-se clima.
            (___) A vegetação é determinada pelas variedades das formas de terreno.

b) Descubra as letras que faltam para completar o nome das formas de relevo citadas:
· Terreno trabalhado pela erosão, formado por morros ou cadeias de morros pontiagudos: s___ra.
· Superfície irregular, geralmente com altitude elevada em relação ao nível do mar:___an___to.
· Terreno bastante plano, pouco elevado em relação ao nível do mar e que ocupa uma boa parte no conjunto do relevo brasileiro: ___a___íc___.

http://ajudandoosfilhosnaescola.blogspot.com.br/2011/07/relevo-e-hidrografia.html

Brasil - RELEVO -- EXERCÍCIOS

1.   O que é relevo?


2.   Escreva as características das seguintes formas de relevo e localize-as na ilustração abaixo.
          a)    Montanha
          b)    Planalto
          c)    Planície
          d)    Depressão

3.   Complete as frases
          a)    As principais formas de relevo do Brasil são: ___________, ______________ e           ______________.
          b)    O processo de desgaste e separação dos materiais que compõem as rochas é   denominado _________________ e é realizado pela ação  da água e do vento.
          c)    O processo de acúmulo de materiais desprendidos das rochas pela erosão é denominado __________________.
          d)    A referência para medir a altitude de um lugar é o _________________________.

4.   Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
         ( 1 ) Relevo            (     ) São as maiores elevações  da
                                              superfície terrestre
         ( 2 ) Planície          (     ) Áreas mais baixas em relação às
                                              áreas vizinhas
         ( 3 ) Montanhas      (     ) As formas da superfície
                                              terrestre
         ( 4 ) Planaltos         (     ) Áreas irregulares onde a erosão é
                                              maior que a deposição
         ( 5 ) Depressões     (     ) Áreas planas onde a deposição é
                                              maior que a erosão.

5.   Escreva (V) para as frases verdadeiras e (F) para as frases falsas, justificando-as:
a)    O ponto mais alto do Brasil é o Pico da Bandeira, localizado no estado do Espírito Santo. (     )
b)    Ações da natureza e ações humanas alteram o relevo terrestre. (     )
c)    O Brasil é um país que apresenta altitudes elevadas, geralmente superiores a 3.000 metros. (     )

http://ajudandoosfilhosnaescola.blogspot.com.br/2011/06/brasil-relevo.html

Brasil: país da América do Sul -- EXERCÍCIOS

1) Que países da América do Sul não fazem fronteira com o Brasil?


2) Que região do Brasil possui o maior número de unidades federativas?

3) E com o menor número?

4) Em que unidade federativa você vive?

5) Em qual região está localizada?

6) Complete o mapa político do Brasil e depois complete o quadro ao lado.
a. Escreva no mapa, a sigla de cada unidade federativa.
b. Pinte cada região de uma cor.
c. Faça uma legenda de acordo com as cores que você pintou.
d. Escreva no mapa, o nome do oceano que banha o Brasil.
e. Pinte o oceano de azul.

7) Com base no mapa acima, responda.
a. Com que cor a unidade federativa onde você mora está pintada. Explique.
b. Quais unidades federativas fazem limite com a que você mora?

8) Encontre o nome de sete países da América do Sul

9) Complete as lacunas com as palavras abaixo:

Norte  -   Nordeste  -  estados  -   Sudeste  -  Brasília  -  Centro-Oeste   -  Brasil
Distrito Federal  -  Centro-Oeste  -  Sul  -  regiões  -  Amazonas  -  Rio Grande do Sul
Aracaju  -  Chile  -  Mato Grosso do Sul  -  Goiás  -  Sul- Equador
a. O Brasil é formado por 26 _______________ e um _____________________. Essas unidades federativas estão agrupadas em cinco grandes _________________.
b. As regiões brasileiras são: _______________, _______________, _______________, ____________________ e __________________.
c. A capital do Brasil é _________________ e está localizada na Região ___________________.
d. O _______________ é o maior país da América do Sul.
e. Os países que não fazem limite com o Brasil, na América do Sul são_____________ e _____________.
f. A capital do estado de Sergipe é ____________________.
g. O maior estado brasileiro é o _____________________.
h. Os estados de Mato Grosso, ___________________ e _________________, formam a região Centro-Oeste do Brasil.
i. Paraná, Santa Catarina e __________________formam a região ___________ do Brasil.

10) Complete o mapa político da América do Sul.
a. Escreva o nome dos países
b. Pinte o Brasil de verde
c. Pinte de amarelo os países que fazem fronteira com o Brasil.
d. Pinte de vermelho os países que não fazem fronteira com o Brasil.

11) Consulte no mapa da América do Sul de seu atlas e responda:
a.O paralelo do Equador passa por quais países da América do Sul?
b. E o Trópico de Capricórnio?
c. Quais países se localizam inteiramente no hemisfério norte?
d. E no hemisfério sul?
e. Quais países têm terras em ambos os hemisférios?
f. Quais países são banhados pelo Oceano Atlântico?
g. E quais são banhados pelo Oceano Pacífico?
h. Quais países não são banhados por nenhum oceano?
i. Qual é o país com o litoral mais extenso? Que oceano banha esse país?

http://ajudandoosfilhosnaescola.blogspot.com.br/2011/06/brasil-pais-da-america-do-sul.html

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

REGRAS PARA OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS

REGRAS PARA OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS

Se você ainda está com dúvidas nas operações com números inteiros, vai conseguir entender tudinho agora, com as excelentes explicações do Profº Guilherme
REGRA DE SINAL
Muitos alunos erram em sinais e em frações, talvez porque não entenderam bem ou por não ter sido bem explicado, um dos casos, talvez, seja a maneira pela qual é apresentada a regra de sinais, que muitas vezes confundem o aluno: "mais com mais", etc. Apresento aqui, a mesma e velha regra de sinais tentando diminuir as chances de erros do aluno. Primeiro, vamos lembrar que o erro se dá no sinal, então, devo lembrá-lo que antes de efetuar a conta tem que se pensar em qual sinal será obtido após a conta. 

Existem duas regras de sinais, vejamos:
Regra de sinal da Adição e Subtração
Exemplos
+ com + 

Você soma e mantém o sinal Sempre +
+2 + 2 = +4 . Neste caso, se você têm 2reais e ganhou mais 2reais, logo, você vai obter mais dinheiro e daí o resultado positivo +4
+  com –

Subtrai e Prevalece o sinal do maior módulo
+7 - 3= +4 , pois o 7 tem  maior módulo que o 3. Neste caso, é simples, você tem 7reais e comprou um suco que custa 3reais, se você tem 7 e vai pagar 3, ainda sobrou 4. Se sobrou é sinal que você tem a mais, logo +4.
-  com +

Subtrai e Prevalece o sinal do maior módulo
-8+5= -3 , pois o 8 tem maior módulo que 5. Neste caso, imagine que você deve para um colega 8reais, se deve, então, o sinal do 8 é negativo, -8, e se você dá a ele +5reais, logo, ainda faltam 3reais, se você ainda deve o sinal do 3 ficará negativo, assim -3.
- com –

Você soma* e mantém o sinal Sempre -

*soma: quer dizer, somar débito, somar sua divida.
-9 -9= -18, pois se você tem -9 com -9 você ficará com -18, negativo com negativo nesse caso continua negativo.
Imagine que você deva 9 reais na bomboniere, se você deve, o 9 fica negativo, assim -9. Logo, você voltou lá e o vendedor deixou você levar mais coisas e pagar depois, e você levou 9reais em mercadoria, logo, você está devendo mais 9reais. Como você já comprou 9reias da primeira vez e mais 9reais da segunda vez, você está em débito com o vendedor, então, lembre-se, negativo com negativo neste caso continua sendo negativo. Não se confunda com a outra regra de sinal a seguir, onde negativo com negativo virá positivo ok!

Regra de sinal da Multiplicação e Divisão
Multiplicação: é a soma de parcelas iguais.
Divisão: é a subtração de parcelas iguais.
Ou seja, existem apenas a adição e a subtração, a multiplicação e divisão é um jeito mais rápido para calcularmos!
Exemplos
A utilização dos parênteses é essencial para não confundir a ordem dos números e respeitar a regra de sinal.
+ com + 

Sempre +
(+2).(+2)= +4

Na divisão  
- com –

Sempre +
(-4).(-3)= +12  

Na divisão  
+  com –

Sempre -
(+3).(-2)= -6

Na divisão  
-  com +

 Sempre -
(-5).(+3)= -15

Na divisão  
A multiplicação funciona como uma forma simplificada de uma adição quando os números são repetidos. Poderíamos analisar tal situação como o fato de estarmos ganhando repetidamente alguma quantidade, como por exemplo, ganhar 1 objeto por 30 vezes consecutivas, significa ganhar 30 objetos e esta repetição pode ser indicada por um x, isto é:
1 + 1 + 1 + ... + 1 + 1 = 30 x 1 = 30
Se trocarmos o número 1 pelo número 2, obteremos:
2 + 2 + 2 + ... + 2 + 2 = 30 x 2 = 60
Se trocarmos o número 2 pelo número -2, obteremos:
(-2) + (-2) + ... + (-2) = 30 x (-2) = -60
Observamos que a multiplicação é um caso particular da adição onde os valores são repetidos.
Na multiplicação o produto dos números a e b, pode ser indicado por axba.b ou ainda absem nenhum sinal entre as letras.

Para realizar a multiplicação de números inteiros, devemos obedecer à seguinte regra de sinais:
(+1) × (+1) = (+1)
(+1) × (-1) = (-1)
(-1) × (+1) = (-1)
(-1) × (-1) = (+1)
Com o uso das regras acima, podemos concluir que:
Na regra de Sinal da Multiplicação e Divisão, podemos analisar a tabela abaixo:
Sinais dos números
Resultado do produto
iguais
positivo
diferentes
negativo