Leia a fábula abaixo:
O leão e o rato
Um
Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou
correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto
para matá-lo, quando o Rato suplicou:
- Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade.
Rindo por achar ridícula a idéia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.
Aconteceu
que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por
caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia
mexer-se.
O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:
-
O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca
esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe,
que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso
Leão.
Moral: Os pequenos amigos podem se revelar os
melhores e mais leais aliados.
Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula3a.htm
1. Após a leitura do texto, podemos concluir que:
( ) A história já aconteceu.
( ) A história está acontecendo.
( ) A história vai acontecer.
( ) Nenhuma das alternativas.
2. Leia
o trecho a seguir: “Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele
resolveu libertá-lo.” Assinale a alternativa que revela por que o leão
achou a ideia ridícula:
( ) Porque o rato era muito pequeno para ajudar o leão em qualquer situação.
( ) Porque o leão achou que nunca mais veria o rato.
( ) Porque o rato sempre prejudicou o leão.
( ) Porque o leão sempre ajudou o rato e nunca recebeu nada em troca.
3. Após a leitura, assinale a opção que revela o mesmo sentido da expressão poupasse presente no texto:
( ) Se ele lhe poupasse, estaria se sentindo melhor.
( ) Meu pai sempre pediu para que eu poupasse seu dinheiro.
( ) O gerente permitiu que ela poupasse seu tempo.
( ) O Conselho sugeriu que a APM poupasse as verbas para a festa.
4. Quando o rato dirige-se ao leão trata-o como “Senhor”. Essa forma de tratamento indica:
( ) Inferioridade do leão.
( ) Superioridade do rato.
( ) Respeito do rato para com o leão.
( ) Humildade do leão.
5. Esse texto é considerado uma fábula porque apresenta:
( ) Animais que apresentam características semelhantes aos humanos, presença de diálogos e moral.
( ) Informações sobre a vida dos leões, ratos e moral.
( ) Encantamentos, vilões, heróis e animais que apresentam características semelhantes aos humanos .
( ) Tratamento, remetente, agradecimentos e moral.
6. Qual provérbio popular se relaciona com a moral presente no texto?
( ) Melhor um pássaro na mão do que dois voando.
( ) Cada macaco no seu galho.
( ) Uma mão lava a outra.
( ) Ficar com a pulga atrás da orelha.
7. Com base no texto lido, qual o grupo de animais que aparecem?
( ) Mamíferos.
( ) Insetos.
( ) Anfíbios.
( ) Ovíparos.
8. Assinale a alternativa que apresenta uma outra forma de escrita para a moral presente no texto lido:
( ) É preciso preparar-se para os dias de necessidade.
( ) Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente.
( ) Uma boa ação ganha outra.
( ) Desprezar o que não se consegue é fácil.
9. Observe o trecho a seguir: “Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:” A expressão em destaque pode ser substituída por:
( ) Ataque de cobra surpresa.
( ) Barco inflável veloz.
( ) Ataque rápido.
( ) Veículo rápido.
10. O leão e o rato são, respectivamente:
( ) doméstico e extinto.
( ) nocivo e selvagem.
( ) selvagem e nocivo.
( ) extinto e selvagem.
11. Qual aprendizagem retiramos dessa fábula?
http://bonatereducacao.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário