Excelentes atividades com decimais e porcentagens
1) Identifique as frações decimais.
a) 3/7
b) 3/10
c) 1/3
d) 9/1000
2) Escreva as porcentagens utilizando frações decimais.
a) 10% = __________________
b) 17% = __________________
c) 82% = __________________
d) 200% = __________________
e) 140% = __________________
f) 2% = __________________
3) Quais destas frações decimais são maiores que a unidade.
a) 89/100
b) 17/10
c) 314/100
d) 350/1000
e) 11/10
f) 1002/1000
4) Escreva uma fração decimal correspondente a cada fração.
a) 1/5 = __________________
b) 1/4 = __________________
c) 7/20 = __________________
d) 3/8 = __________________
5) Quantos milésimos são necessários para formar 1/10?
6) Entre as frações abaixo, indique aquelas que são maiores que 5/10.
a) 1/5
b) 2/3
c) 1/100
d) 3/5
e) 7/10
7) Calcule.
a) 2% + 7/100 = _______________
b) 1/2 + 13% = _______________
8) Escreva as frações decimais como números na forma decimal.
a) 8/10 = _____________
c) 14/10 = ______________
d) 4/100 = _____________
e) 25/10 = _____________
f) 8/1000 = ______________
9) Em um sítio há 50 cabeças de gado, dessas 17 são machos.
a) Escreva uma fração para representar a quantidade de fêmeas e transforme-a em fração decimal.
b) Represente a quantidade de machos com uma fração decimal.
10) Complete a tabela com as frações e em números decimais.
Doze centésimos
| ||
Três inteiros e cinco centésimos
| ||
Sete milésimos
| ||
Vinte inteiros e quinze milésimos
| ||
Trinta e um milésimos
|
11) Escreva o número decimal correspondente a cada fração decimal.
a) 3/10 = ______________
b) 7/100 = _____________
c) 53/10 = _____________
d) 17/1000 = ______________
e) 231/10 = ______________
f) 113/100 = ______________
12) Determine a fração irredutível equivalente a cada número decimal.
a) 0,20 = ____________________
b) 0,010 = ____________________
c) 0,25 = ____________________
d) 1,05 = ____________________
e) 1,4 = ____________________
f) 3,6 = ____________________
13) Escreva os números na forma mista e na forma decimal.
Dois inteiros e treze centésimos
| ||
Quinze inteiros e dois milésimos
| ||
Um inteiro e sete milésimos
| ||
Seis inteiros e um centésimo
| ||
Sete inteiros e onze milésimos
|
14) Escreva quantos centésimos há em cada número.
a) 0,09 = ____________________
b) 1,23 = ____________________
c) 2,5 = ____________________
d) 12,3 = ____________________
15) Escreva como se lê cada um dos números decimais.
a) 0,7 = ___________________________________________________________
b) 3,45 = ___________________________________________________________
c) 0,34 = ___________________________________________________________
d) 12,038 = ___________________________________________________________
16) Responda.
a) Qual é a décima parte de 1 real? ____________________
b) Qual é a centésima parte de 1 real? ____________________
c) Qual é a milésima parte de 10 reais? ____________________
d) Qual é a décima parte de 10 reais? ____________________
17) Entre os números abaixo quais são maiores que 2,5?
2,478
|
4,002
|
2,050
|
2,499
|
2,08
|
2,5004
|
AQUI VÃO AS RESPOSTAS PARA VOCÊ CONFERIR:
1) São frações decimais as dos itens b) e d) pois possuem denominadores 10 ou seus múltiplos.
2)
a) 10/100
b) 17/100
c) 82/100
d) 200/100
e) 140/100
f) 2/100
3) As letras b), c), e) e f); pois são frações em que o numerador é maior que o denominador, ou seja são frações impróprias.
4) Podemos encontrar as frações decimais de duas maneiras: 1ª Multiplicar numerador e denominador por um mesmo número, de modo que o denominador resulte em 10 ou seu múltiplo. 2ª Dividir o numerador pelo denominador encontrando assim seu número decimal e a partir deste, transformá-lo em fração decimal.
1ª maneira
a) 1/5 4 1 x 2 = 2 4 5 x 2 = 10 4 2/10
b) 1/4 4 1 x 25 = 25 4 4 x 25 = 100 4 25/100
c) 7/20 4 7 x 5 = 35 4 20 x 5 = 100 4 35/100
d) 3/8 4 3 x 125 = 375 4 8 x 125 = 1000 4 375/1000
2ª maneira
a) 1 : 5 = 0,2 = 2/10
b) 1 : 45 = 0,25 = 25/100
c) 7 :20 = 0,35 = 35/100
d) 3 : 8 = 0,375 = 375/1000
5) 1/10 = 10/100 = 100/1000 4 São necessários 100 milésimos para formar 1 décimo.
6) Uma maneira de verificar se uma fração é maior ou menor que outra é dividindo o numerador pelo denominador, transformando-a assim em número decimal. Assim podemos facilmente saber qual deles é maior ou menor que o outro. Veja:
5/10 4 5 : 10 = 0,5
a) 1/5 4 1 : 5 = 0,2 4 0,2 < 0,5 4 1/5 < 5/10
b) 2/3 4 2 : 3 = 0,666... 4 0,666... > 0,5 4 2/3 > 5/10
c) 1/100 4 1 : 100 = 0,01 4 0,01 < 0,5 4 1/100 < 5/10
d) 3/5 4 3 : 5 = 0,6 4 0,6 > 0,5 4 3/5 > 5/10
e) 7/10 4 7: 10 = 0,7 4 0,7 > 0,5 4 7/10 > 5/10
7)
a) 2% + 7/100 = 2/100 + 7/100 = 9/100
b) 1/2 + 13 % = 1/2 + 13/100 = 50 + 13/100 = 63/100
Se você ainda tem dúvidas em operações com frações e simplificação de frações, acesse a excelente aula do Profº Nivaldo https://www.youtube.com/watch?v=sJWKoZhNet4 Digo melhor, assista a aula mesmo que já saiba a matéria, pois o método que é ensinado pelo Profº Nivaldo é muito mais simples e fácil de fazer. Lá tem também uma forma de calcular o M.D.C. que pode ser mais simples para alguns, veja o que você acha, mas não deixe de ir lá! Depois dessa aula certamente não sobrará nenhuma dúvida.
8)
a) 0,8
b) 0,75
c) 1,4
d) 0,04
e) 2,5
f) 0,008
9)
a) O número de fêmeas é 50 - 17 = 33. Então a fração correspondente ao número de fêmeas é 33/50, portanto sua fração decimal é 66/100.
b) A fração correspondente ao número de machos é 17/50 = 34/100
10)
Doze centésimos
|
12/100
|
0,12
|
Três inteiros e cinco centésimos
|
3 5/100
|
3,05
|
Sete milésimos
|
7/1000
|
0,007
|
Vinte inteiros e quinze milésimos
|
20 15/1000
|
20,015
|
Trinta e um milésimos
|
31/1000
|
0,031
|
11)
a) 0,3
b) 0,07
c) 5,3
d) 0,017
e) 23,1
f) 1,13
12) Para conseguir a fração irredutível você precisa dividir os dois termos da fração pelo seu M.D.C. Você já visitou o tutorial do Profº Nivaldo? Se ainda não, aproveite agora para ver como ele ensina a calcular o M.D.C.) https://www.youtube.com/watch?v=sJWKoZhNet4
a) 0,20 = 2/100 = 1/5
b) 0,010 = 10/1000 = 1/100
c) 0,25 = 25/100 = 1/4
d) 1,05 = 105/100 = 21/20
e) 1,4 = 14/10 = 7/5
f) 3,6 = 36/10 = 18/5
13)
Dois inteiros e treze centésimos
|
2 13/100
|
2,13
|
Quinze inteiros e dois milésimos
|
15 2/1000
|
15,002
|
Um inteiro e sete milésimos
|
1 7/1000
|
1,007
|
Seis inteiros e um centésimo
|
6 1/100
|
6,01
|
Sete inteiros e onze milésimos
|
7 11/1000
|
7,011
|
14)
a) 0,09 tem 9 centésimos
b) 1,23 tem 123 centésimos
c) 2,5 = 2,50 4 2,5 tem 250 centésimos
d) 12,3 = 12,30 4 12,3 tem 1.230 centésimos
15)
a) Sete décimos
b) Três inteiros e quarenta e cinco centésimos
c) Trinta e quatro centésimos
d) Doze inteiros e trinta e oito milésimos
16)
a) 1,00 : 10 = 0,10 4 A décima parte de 1 real é 10 centavos
b) 1,00 : 100 = 0,01 4 A centésima parte de 1 real é 1 centavo
c) 10,00 : 10 = 1,00 4 A décima parte de 10 reais é 1 real
d) 10,00 : 1000 = 0,01 4 A milésima parte de 10 reais é 1 centavo
17)
2,478
|
4,002
|
2,050
|
2,499
|
2,08
|
2,5004
|
http://ajudandoosfilhosnaescola.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-10-29T14:17:00-02:00&max-results=3&start=9&by-date=false
Nenhum comentário:
Postar um comentário