A Renault do Brasil anuncia a linha 2016 do Fluence GT Line - veículo da categoria sedã médio, com decoração esportiva, transmissão automática CVT e preço sugerido de R$ 79.990 reais.
O novo Renault Fluence GT Line 2016 traz a reformulação visual pela qual passou o modelo no ano passado, porém com detalhes específicos desta versão. É o caso do spoiler dianteiro integrado ao para-choque abaixo da entrada de ar, assim como os faróis de neblina envoltos por uma moldura prateada. Outro destaque são as fileiras em LED-DRL (Day Running Light), que acompanham o carro desde a atualização de novembro de 2014.
Na lateral, o Renault Fluence GT Line 2016 teaz saias laterais e rodas de cinco raios, com aro de 17 polegadas de diâmetro e desenho exclusivo.
E, chegando à traseira, temos um pequeno spoiler é incorporado à tampa do porta-malas. O escapamento é envolvido pelo extrator de ar na cor preta e o para-choque recebe pequenas saídas de ar nas extremidades. Na tampa do porta-malas, à direita, vai a inscrição GT Line, que identifica a versão.
Interior
O Renault Fluence GT Line traz em seu interior um painel com acabamento em preto brilhante com detalhes em vermelho, reforçando a esportividade. Os bancos são revestidos em couro com acabamento diferenciado, adotando pespontos vermelhos e o nome da versão GT Line nos apoios de cabeça.
Os pedais são em alumínio e o volante, descansa braço central e acabamento das portas também recebem costuras vermelhas exclusivas. Há ainda o teto-solar.
No que respeita aos itens de série, o Fluence GT Line traz chave-cartão “hands free”, que permite travar e destravar as portas sem a necessidade de manusear a chave e dar partida no motor sem a chave no contato, o ar-condicionado digital dual zone com saída de ar para o banco traseiro, direção elétrica, entre outros.
O sistema multimídia R-Link, com tela de 7 polegadas, tem recurso multitoque semelhante aos smartphones e comando de voz para efetuar chamadas telefônicas, além de GPS integrado com sistema TomTom, sensor de estacionamento e câmera de ré.
Ao volante, o motorista conta com ajustes de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção.
Mecânica
O motor do Renault Fluence GT Line é o 2.0 16V Hi-Flex, com 143 cv (etanol) e 140 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torque máximo de 19,9 kgfm (etanol) / 20,3 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm, associado a uma transmissão automática CVT X-Tronic
Desempenho e Consumo
Esse conjunto produz os seguintes resultados em termos de consumo e desempenho, segundo a revista Auto Esporte. Optamos por colocar, para efeito de comparação, os números do Up! TSIobtidos pela mesma revista, sendo que, em azul temos o vencedor em cada prova.
Modelo | 0 a 100 Km/h [s] | Aceleração de 0 a 1000 metros [s] | Frenagem 100 Km/h a 0 | Retomada de 40 a 80 [m] | Retomada de 80 a 120 [m] | Consumo cidade [Km/l - gasolina] | Consumo estrada [Km/l - gasolina] |
Fluence GT Line | 10,6 | 32,1 | 39,4 | 5,2 | 7,8 | 7,8 | 11 |
VW Up! TSI | 9,5 | 30,6 | 40,3 | 5,9 | 12,4 | 11,3 | 14,7 |
Os números mostram que o Renault Fluence GT Line tem desempenho em aceleração de 0 a 100 Km/h 10,4% pior que o do Up! TSI 1.0, mostrado no vídeo abaixo e que tem preço inicial de R$ 43.490 reais. Além disso, o sedã médio francês é 4,7% mais lento na aceleração de 0 a 1000 metros.
Entretanto, pelo fato de contar com transmissão automática, o Fluence se mostra mais rápido nas retomadas. Em consumo, contudo, o Up! TSI, é 44,9% melhor em cidade e 33,6% mais econômico em estrada.
Conclusão
O Renault Fluence GT Line traz um visual esportivo, bons itens de série e um preço competitivo, mas fica devendo o desempenho que a sigla GT do seu nome sugere.
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