Irregularidades envolvem paraguaios que procuram serviços de saúde.
Em Foz do Iguaçu, cinco mil documentos foram emitidos irregularmente.
A Polícia Federal está investigando suspeitas de fraude na emissão do Cartão SUS em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Os cadastros começaram a ser analisados nesta terça-feira (9). O documento exigido para a marcação de consultas e a realização de exames pelo sistema público de Saúde estaria sendo usado irregularmente por estrangeiros, em especial paraguaios, que procuram atendimento no Brasil.
A suspeita da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu é que mais de cinco mil cartões tenham sido emitidos de forma irregular. Para obter o documento, os estrangeiros informam endereços falsos de residência no Brasil.
“Todo o estrangeiro que está no Brasil tem o direito à assistência à saúde. Mas, estamos tratando neste caso de atendimentos seletivos e de alta complexidade que estão sendo usados por estrangeiros que não têm qualquer vínculo com o Brasil”, comentou o representante do Núcleo de Migração da PF em Foz do Iguaçu, Anderson Lima.
Uma ação conjunta deve ser realizada para identificar as supostas irregularidades. E, para evitar que a prática continue, os cartões, que antes eram retirados na secretaria, passarão a ser entregues no endereço indicado e o recebimento deverá ser comprovado com a assinatura de um responsável.
“Vamos tentar filtrar estes cadastros para identificar os estrangeiros que realmente residem em Foz do Iguaçu e aqueles que por ventura queiram burlar o sistema”, explicou o secretário Charlles Bortolo.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário