VERBO: CONJUGAÇÕES E TEMPO
Anoitece. Marcos entra no quarto e ascende a luz.
Ele está contente. recebeu uma boa notícia hoje:
foi escolhido para jogar na seleção de vôlei da escola.
verbo anoitecer
Anoitece.
(indica fenômeno da natureza)
Marcos entra no quarto.
verbo entrar (indica ação)
Ele está contente.
verbo estar (indica estado)
http://tathisonho.blogspot.com.br/2012/12/escola.html
Ele está contente.
verbo estar (indica estado)
Verbo é a palavra que pode expressar umfenômeno da natureza,
uma ação ou um estado.
O verbo muda de forma. Veja, por exemplo, estas frases com algumas formas do verboentrar:.
Eu entro contente em casa.
Marcos entra contente em casa
Nós entramos contentes em casa.
Eles entram contentes em casa.
Entrar é a forma que chamamos deinfinitivo, que é uma espécie de nome do verbo. Por isso, dizemos que entro, entra, entramos eentram são formas do verbo entrar.
Para achar um verbo no dicionário, procure sempre pela forma
do infinitivo. É assim que ele aparece no dicionário.
Os verbos são divididos em três conjugações conforme a terminação do infinitivo. Observe:
• 1a conjugação — formada pelos verbos terminados em ar.
Exemplos: cantar brincar jogar
• 2a conjugação — formada pelos verbos terminados em er.
Exemplos: comer vender perder
• 3a conjugação — formada pelos verbos terminados em ir.
Exemplos: partir dividir pedir
Conjugar é dizer como um verbo é em todas as suas formas. Observe o verbo cantar conjugado no presente do indicativo:
1a pessoa do singular
2a pessoa do singular
3a pessoa do singular
l- pessoa do plural
2a pessoa do plural
3apessoa do plural
eu canto
tu cantas
ele / ela canta
nós cantamos
vós cantais
eles / elas cantam
Tempo
O tempo é usado para indicar quando ocorreu a ação a qual o verbo se refere.
Presente - Indica o fato no momento em que se fala (ele conjuga).
Pretérito imperfeito - Indica um acontecimento que se prolongou ao longo no tempo com inicio e fim no passado (eu estudava);' 'Uma ação incompleta realizada no passado.
Pretérito perfeito - Indica um acontecimento que se iniciou e terminou no passado durante pouco tempo (eu caí é quase imediato)
Pretérito mais-que-perfeito - Indica um fato passado em relação a outro (ele conjugara)
Futuro do presente - Indica um fato que irá acontecer no futuro (eu conjugarei)
Futuro do pretérito - Indica um futuro que ocorre no passado (ele conjugaria)-uma coisa que poderia ter acontecido.
1-Identifique em que pessoa e tempo estão os verbos em destaque:
a) A menina estudou a matéria para a prova.
__________________________________________________________
b) Encontraram várias borboletas no bosque.
__________________________________________________________
c) Eu aprendi que, na vida, o importante é jamais desistir.
__________________________________________________________
d) Nós andávamos prestando atenção em tudo.
___________________________________________________________
2- Complete as frases, usando juntos os verbos que estão entre
parênteses:
a) A minha avó .......................................por muitas pessoas na vizinhança.(ser – conhecer)
b) A menina ............................................tudo para a festa da escola. (estar – preparar)
c) Muitos produtos ................................ no supermercado. (ser – encontrar)
3 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos _______________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão.
c) Os repórteres dos telejornais ______________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores_____________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)
Observação: A forma do verbo na 3ª pessoa do plural no passado é paroxítona e termina em ram e no futuro é oxitona e termina em rão. A escrita dos verbos da 1ª conjugação na 3ª pessoa do plural a terminação é am exceto nos verbos ser e estar e ir que se conjuga respectivamente são. estes e vão.
4-Escreve frases com os verbos abaixo.
Lavar –______________________________________________________
Escrever –____________________________________________________
Partir –______________________________________________________
5- Leia o texto abaixo e faça o que se pede:
Juquinha foi ser escoteiro. No primeiro dia, chegou em casa todo feliz.
A mãe perguntou:
- Fez sua boa ação hoje, filho?
- Fiz, mãe, mas deu um trabalhão!
- O que foi que você fez?
- Ajudei uma velhinha a atravessar a rua.
- Mas, meu anjo, isso não é trabalhão nenhum.
- Não é, hein? A senhora precisava ver! A velha não queria atravessar de jeito nenhum!
( Ziraldo, As anedotinhas do bichinho da maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1988)
a) Pinte no as falas do narrador
b) Identifique no texto qual é o cenário(local dos fatos), os personagens e o fato ocorrido.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Crie uma ilustração para a cena narrada.
6- Agora é sua vez de criar um texto narrativo. Empregando narrador,
personagens, cenário e um fato engraçado. Mãos a obra!
....................................................................................................................................
....................................................................................................................................
..................................................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário