Gente Tem Sobrenome
Composição: Toquinho / Elifas Andreato
Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Atividades:
-Assistir ao vídeo da música ou ouví-la.
Obs.:Neste Link você também pode curtir o vídeo com
mais imagens com a letra:
-Acompanhar a leitura da letra da música com texto impresso.
-Estudar o texto de forma oral e ou escrito:
1- Qual o título do texto?
2- Quem é o autor?
3 -Escreva um apelido que está no texto.
4- Escreva um nome que está no texto.
5- Você tem apelido?
6- Quem deu este apelido para você?
-Confeccionar ou construir um crachá com o nome e sobrenome de cada aluno, fazendo a leitura do nome e sobrenome.
-Pesquisa para casa ( oralidade) sobre o nome, quem escolheu, porquê.-Roda de conversa sobre a origem do seu nome.
-Encontrar as letras de seu nome e sobrenome no alfabeto.
-Identificar letra inicial, final, número de letras e de sílabas;
-Ler listagem de nomes.
-Encontrar o seu nome e sobrenome para assinalar;
-Encontrar nome de meninos e marcar com um X.
-Encontrar nome de meninas e marcar 0.
-Com placas com o nome, colocar em ordem alfabética, construindo com eles as regras gramaticais.
-Cada criança sorteia um nome e senta do lado do amigo.
-Desenhar o retrato do amigo na metade do sulfite e coloca o nome da criança.
-Fazer o seu autorretrato e coloca seu nome completo.
-Expor na sala.
-Trabalhar o texto com produções de escrita e de leitura para compreensão do texto para avanço nas hipóteses de escrita; rimas; nomes próprios, apelidos (letra maiúscula); nomes comuns; profissões; classificação; seriação de objetos; etc.
Compartilho da NET, significativas sugestões,
com destaque aos seguintes blogues:
Bom proveito, boa aula! (Rosangela Vali)
Poesias para incentivar a leitura,a memorização e a compreensão pesquisadas e editadas pela Professora Eliane, que trabalha comigo, na Sala de Apoio Pedagógico.
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM,
O MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NUMA FOLHA DE JASMIM.
Um barquinho
navega,
Nas ondas fortes
do mar.
Leva com ele as
letras que meu
nome irão formar:
________________
No blog da professora Iara Medeiros, encontrei mais quadrinhas://matosmedeiros.blogspot.com.br/:
MEU NOME É DIFERENTE.
PODE ATÉ HAVER OUTROS IGUAIS.
MOSTRA UM POUCO DE MIM
E FOI ESCOLHIDO POR MEUS PAIS.
DJENANE ALVES
EU TENHO UM NOME
E VOCÊ TAMBÉM TEM
VOU APRENDER A ESCREVÊ-LO
E VOCÊ TAMBÉM.
DJENANE ALVES
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NA CAMPINA,
QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NO LENCINHO DA MENINA.
TRADIÇÃO POPULAR
http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2014/04/nome-e-sobrenome-musica-para-alfabetizar.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário