Apesar de muitos consumidores considerarem primeiramente a potência de motor, o torque também é fundamental para que o veículo tenha um desempenho satisfatório. Assim, listamos os 10 maiores torques por cilindrada em modelos movidos a gasolina, considerando as capacidades de 1.0, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0 litros.
Fizemos uso da cilindrada comercial e não a real de cada modelo. No caso do 2.0, decidimos separar os motores aspirados e turbo para que o leitor possa identificar a força disponível nos propulsores nacionais. Os números de modo geral se referem ao máximo obtido com etanol, quando oferecido.
Como geralmente os modelos compartilham os mesmos motores, relacionamos os propulsores de cada fabricante, facilitando assim a compreensão das listas abaixo. Também decidimos incluir alguns modelos como referência. Outro dado importante é que o torque máxima considerado é quando abastecido com etanol, salvo motores movidos apenas com gasolina. Para desempatar, levaremos a menor rotação de força máxima como fator primordial.
Confira abaixo, os 10 maiores torques por cilindrada do Brasil:
1.0
1) Smart Fortwo 1.0 12V Turbo – 12,2 kgfm
2) Volkswagen Gol/Voyage/Fox Saveiro 1.0 8V – 10,6 kgfm
3) Renault Clio/Logan 1.0 16V – 10,5
4) Volkswagen up!/Fox 1.0 12V – 10,4
5) Renault Sandero 1.0 16V -10,1
6) Nissan March 1.0 16V/ Kia Picanto 1.0 12V – 10,0
7) Fiat Uno/Palio/Siena 1.0 8V – 9,9
8) Chevrolet Onix/Prisma 1.0 8V – 9,8
9) Chevrolet Celta/Classic 1.0 8V – 9,7
10) Smart Fortwo 1.0 12V mhd – 9,3
1.4
1) Volkswagen Golf 1.4 TSI – 25,5 kgfm
2) Audi A1 Sport 1.4 TFSI 185 cv – 25,4
3) Fiat Punto/Bravo T-Jet 1.4 Turbo – 21,1
4) Audi A1/A3 1.4 TFSI 122 cv – 20,3
5) JAC J2/J3 1.4 16V – 14,0
6) Chevrolet Onix/Prisma 1.4 8V – 13,9
7) Fiat 500 1.4 16V – 13,8
8) Chevrolet Agile/Montana 1.4 8V – 13,5
9) Honda Fit 1.4 16V – 13,0
10) Peugeot 207 1.4 8V – 12,8
1.6
1) Citroën C4 Lounge/DS3/DS4/DS5 e Peugeot 308/3008/408/508/RCZ 1.6 THP – 24,5
2) Fiat Palio/Grand Siena/Punto 1.6 16V – 16,8
3) Ford Focus 1.6 – 16,7
4) Citroën C3/C3 Picasso/C4 1.6 16V – 16,4
5) Chevrolet Sonic 1.6 16V – 16,3
6) Hyundai HB20/S/X/Ford New Fiesta 1.6 16V – 16,0
7) Ford EcoSport 1.6 16V – 15,8
8) Volkswagen Gol/Voyage/Fox/Saveiro/Polo/SpaceFox 1.6 8V – 15,6 kgfm
9) Renault Sandero/Logan/Duster 1.6 8V/16V – 15,5
10) Nissan Livina 1.6 16V – 15,3
1.8
1) Mercedes-Benz C/SLK 250 1.8 – 31,5 kgfm
2) Mercedes-Benz C/SLK 200 1.8 – 27,4
3) Audi A3 Sport/Sportback/Sedan 1.8 TFSI – 25,5
4) Chevrolet Cruze/Cruze Sport6 1.8/Fiat Linha 1.8 E.torQ – 18,9
5) Toyota Corolla 1.8 – 18,4
6) Hyundai i30 1.8 – 18,2
7) Honda Civic 1.8 – 17,7
8) Nissan Livina/Grand Livina 1.8 – 17,5
9) Chevrolet Cobalt/Spin 1.8 – 17,1
10) Geely EC7 1.8 – 16,9
2.0 Sem Turbo
1) Ford Focus 2.0 – 22,5 kgfm
2) Mitsubishi TR4/Peugeot 308/408 2.0 – 22,0
3) Hyundai ix35/Kia Sportage 2.0 – 21,8
4) Citroën C4/C4 Lounge/Hyundai Elantra 2.0 – 21,7
5) Renault Duster 2.0 – 20,9
6) Citroën C4 Picasso/Grand Picasso 2.0 – 20,4
7) Renault Fluence/Toyota Corolla 2.0 – 20,3
8) Mitsubishi ASX/Lancer 2.0 – 20,1
9) Nissan Sentra/Subaru Impreza/XV 2.0 – 20,0
10) Ford EcoSport/Hyundai Tucson 2.0 – 19,6
2.0 Turbo
1) Mercedes-Benz A45 AMG 2.0 – 45,7 kgfm
2) Audi S3 Sportback 2.0 – 38,6
3) Mitsubishi Lancer Evo X 2.0 Turbo – 37,3
4) Subaru Forester 2.0 Turbo – 36,5
5) Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI – 35,7
6) Audi A4 2.0 225/Audi TT-S 2.0/BMW 328i 2.0 TwinPower Turbo – 35,5
7) Mitsubishi Lancer Sportback Ralliart 2.0 Turbo – 35,0
8) Ford Fusion/LR Freelander/RR Evoque/Jaguar XF 2.0 GTDI – 34,5
9) Audi A4 180 cv/Volvo XC60 2.0 GTDI – 32,5
10) Renault Fluence 2.0 Turbo – 30,6
FONTE:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/top-10-os-maiores-torques-por-cilindrada-de-1-0-ate-2-0/
Nenhum comentário:
Postar um comentário