IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Projeto: Maurício de Sousa (Historia em Quadrinhos).

JUSTIFICATIVA: Desenvolver nn Alunos Habilidades Leitura em, Ortografia, Produção de Texto, gramática textual, Elementos da narração, Elementos Básicos dos Diálogos, Elementos da DESCRIÇÃO e Avaliação.


OBJETIVO GERAL: O Objetivo Geral dEste Projeto E o Desenvolvimento de hum Trabalho de Linguagem, Que leve o Aluno a observar, perceber, Descobrir, refletir sobre o Mundo, Interagir com Seu semelhante ATRAVES fazer USO Funcional de Linguagens. 

Competencia:


Ser Capaz de Despertar nn Alunos o Prazer Pela Leitura e Escrita, possibilitando o Desenvolvimento de Competências Opaco visam Torna-los Leitores e Produtores competentes de Texto, atraves fazer Gênero: História em Quadrinhos, não houve intuito de induzi-los uma Análise e Interpretação das Histórias Frente à contextualização critica de SUAS versões com versões como lidas.HABILIDADES:

Conhecer a bibliografia fazer Das Autor Histórias em Quadrinhos (Mauricio de Sousa);
Levar o Aluno a observar, perceber, Descobrir e refletir sobre o Mundo, Interagir com Seu semelhante ATRAVES fazer USO funcional da Linguagem;


Ampliar o Repertório de Personagens e História em Quadrinhos; Ler respeitando como Convenções GRÁFICAS Desse Tipo de Texto;

Extrair significados analisando UMA Imagem;
Investigar Imagens e Produzir Textos apropriados; Reconhecer como especificidades Desse Tipo de texto: onomatopéias, TIPOS de Balões, humor, como caracteristicas DOS Personagens, etc;
Saber encontrar como tiras nn Diversos cadernos de hum Jornal UO los Gibis;
Ouvir e respeitar como IDEIAS DOS Colegas;
Ler e Gostar Desse Tipo de historia;
Preservar o material de coletivo da classe;
Produzir História em Quadrinhos mantendo uma Seqüência dos Fatos;
Reconhecer Relação de Causa CONSEQÜÊNCIA los Ações DOS Personagens;
Utilizar o Dicionário Como Fonte de Pesquisa NAS PALAVRAS Desconhecidas encontradas NAS Histórias;
Expor como Histórias em Quadrinhos produzidas Pelos Alunos;
Dramatizar como Histórias em Quadrinhos.


CONTEÚDOSLíngua Portuguesa:
Biografia de Mauricio de Sousa;
Leitura e Interpretação oral, e Escrita GENERO quadrinhos História EM:
A Narrativa POR Meio de Imagens;
Os Códigos verbais e verbais Localidade: Não;
De Os Sinais Gráficos: Balões, Traços Indicadores de O Movimento;
Vocabulário;
Ortografia;
Gramática;
Uso de Sinais de Avaliado com vírgula, exclamação, interrogação e Ponto final;
Uso fazer Travessão e Dois Pontos;
Utilização de letras maiúsculas;
Acentuação de Palavras;
Sinais de Avaliado com e Seu Papel na Organização do Texto;
Reescrita e REVISÃO de Texto Observando uma Unidade Temática;
Segmentação não Palavras text in, Reset statistics Reiniciar e parágrafos;
Produção de História em Quadrinhos;
TIPOS de Balões;
Onomatopéias;
Exposição de Histórias em Quadrinhos produzidas Pelos Alunos fazem 1 º AO 5 º ano do Ensino Fundamental.

Artes:
Desenho das historias em Quadrinhos e Balões;
Dramatizações;
Expressão corporal;
Ciências:
Os Seres vivos;
TIPOS de Alimentos;
Higiene e Saúde.
História e Geografia:
Modo de FALAR;
TIPOS de Moradias;
Zona Rural e Urbana;
Costumes;

PRODUÇÃO FINAL
Exposição de Histórias em Quadrinhos, produzidas POR de Todos os Alunos fazem 1 º AO 5 º ano do Ensino Fundamental.
Apresentação de dramatizações dos Alunos com como Histórias em Quadrinhos.


RECURSOS: Biografia não Das Autor Histórias em Quadrinhos, Mauricio de Sousa, Gibis, Jornais, tirinhas, CDs, internet, Aparelho de som, Cartazes, data show, quadrinhos História EM, caderno de Produção de Textos, Painéis, blogs, Vestes parágrafo Apresentação dramatizações DAS, dramatizações, etc


Avaliação:
QUANTO AO CONTEÚDO
O ASSUNTO ea ideia central de São claros? Como ideias estao los Sequência lógico-temporal Título E Interessante? O último ESTA relacionado com o Desenvolvimento do Texto?
O Texto e Criativo?
O Texto extrapolação o verdadeiro Vivido, Entrando parágrafo o imaginário?
Como frases São VARIADAS?
Quanto um ORGANIZACAO DOS parágrafos:
Como se relacionam com frases a principal ideia? 
Como frases estao los Sequência lógico-temporal?


QUANTO À FORMAAs frases estao corretas, Claras e precisas?
A Há hum encadeamento de frases?
Os Sinais de Avaliado com FORAM Usados ​​de forma adequada?
Como letras maiúsculas e minúsculas estao corretas?
A Há Erros ortográficos?
A Há Erros de Concordância?
A Há Correção gramaticais?
O Texto temperatura Comeco, Meio e Conclusão?
REFERENCIAS Bibliográfica:


· Http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=portal+mauricio+de+sousa&meta=&aq=f&oq =

Proposto Curricular; Matrizes e Habilidades fazer Programa Circuito Campeão;


SUJESTÕES DE ATIVIDADES PARA COM OS Serém DESENVOLVIDAS Alunos:

Atividade I - Reconhecimento fazer esqueleto narrativo

O professor oferece AO Aluno Uma História em Quadrinhos e elementos Inventa Uma História los Seqüência lógico-temporal, Primeiro oralmente e, EM SEGUIDA, Por Escrito, enquanto concretiza a Montagem da narração (Ação e Reação das Personagens), A Linguagem de eo encadeamento das temporais Ações (Elemento básico da Habilidade de narrar: o Eixo narrativo).

Atividade II - Exercitação da Estrutura Narrativa

O Aluno Aprende OS Elementos de Fundamentos da narração atraves de exercícios (QUEM - Fez o que -? QUANDO - Onde?).

Atividade III - Ordenação de gravuras

Pede Que professora O OS Alunos tragam gravuras. Elas São coladas los cartolina. Como gravuras VAO Sendo colocadas n'uma Caixa parágrafo OSU dos Alunos. Os Alunos escolhem Primeiro, apenas Quatro gravuras, e contaminação oralmente uma História. DEPOIS, poderão escolher Quantas gravuras quiserem. O Objetivo E treinar o encadeamento temporal, empreendedorismo como gravuras.

Atividade IV - Histórias em Quadrinhos com colagem

Os Alunos coletam Os Mais diversificados TIPOS de Balões, Legendas e onomatopéias de Histórias em Quadrinhos. Os Alunos recortam como Personagens UO recombinam Cenas, compondo de Cada Vez UMA Seqüência Diferente. Narram A História acrescentando Balões parágrafo Diálogos.

Atividade V - Narração a Partir de UMA Seqüência de gravuras

Apresenta UMA professora O Seqüência de gravuras parágrafo OS Alunos e Levanta OS Elementos de Cada gravura, fornecidos Pelos próprios Alunos. O professor trabalha oralmente com OS Alunos, Fazendo perguntas e colocando Todas como respostas na lousa.

Antes, elemento Pede Opaco como children participem da Historia, Como si tambem fossem Personagens.

Pede EAo Alunos parágrafo CONTAR o Que Veem EO imaginam (fantasia-Magica). Em SEGUIDA, OS Alunos formam frases E Depois recriam a História.

Atividade VI - Narração: Introdução, Desenvolvimento e desfecho

A Partir da Leitura de hum Trecho de Texto, Os Alunos terminam a História. PODEM LER also uma Introdução EO desfecho e completar o Desenvolvimento.

Atividade VII - Narração com Diálogo

Os Alunos observam UMA Seqüência de gravuras e elaboram hum Texto narrativo com Diálogo Entre como Personagens.

Atividade VIII - Texto narrativo-informativo

Os Alunos leem, discutem e Pesquisas FAZEM a Respeito de hum Determinado ASSUNTO. DEPOIS produzem Seu Texto.
Apresentação dos Balões 

O professor apresenta EAo Alunos OS TIPOS Vários de Balões de para Serem Usados ​​Nos Diálogos. 
O Balão da Fala indica Que um Personagem ESTA Falando o Opaco PENSA.
O Balão fazer Pensamento indica Que um Personagem ESTA Pensando.
· O Balão fazer UO Cochicho fazer indica murmúrio Que um Personagem ESTA Cochichando UO murmurando.
· O Balão não grito UO fazer indica susto Que um Personagem ESTA Assustada UO Gritando.
Os Alunos escrevem nn Balões.
Atividade II - IDENTIFICAÇÃO dos Balões
Os Alunos LEEM Uma História em Quadrinhos e identificam OS TIPOS Vários de Balões.
Em SEGUIDA, OS Alunos desenham OU FAZEM colagem de Personagens e CRIAM hum Diálogo, usando de Todos os TIPOS de Balões.
Para avaliar se Realmente o Aluno escreveu hum Diálogo, E, para Transformar o Diálogo n'uma narração. Se ISSO Localidade: Não para Possível, Nao houve Diálogo, apenas Falas Avulsas.
Atividade III - Transcrição dos Diálogos
O Aluno FAZ uma Transcrição dos Diálogos da forma Escrita (com Travessão) Balões OS parágrafos e vice-versa. NAO SE usa Travessão NAS Falas DOS Balões.
Atividade IV - Dramatização fazer Diálogo
Joe Cada Aluno escolhe UMA Personagem E Depois dramatização o Diálogo.
Atividade V - Criação de Diálogos COM Balões - Historia Quadrinhos EM
Os Alunos desenham OU FAZEM colagem e elaboram o Diálogo criativamente, usando de Todos os TIPOS de Balões.
Atividade VI - Criação de Diálogos com narrador 
O Aluno usa mesmos OS procedures Anteriores, Abrindo Espaço Para o narrador. 
Atividade VII - Diálogo com Balões da Fala e fazer pensamentoEsta visto Atividade Levar o Aluno a elaborar hum Diálogo, concretizando O SEU PENSAMENTO atraves de Desenhos gravuras UO.
Atividade VIII - Diálogo com Balões superpostos
Os Alunos desenham OU FAZEM colagens das Personagens e CRIAM o Diálogo. Comeca-se de Baixo Para cima, parágrafo Localidade: Não Restringir a Criatividade. Joe Cada Aluno FAZ quantos Balões precisar, podendo misturar com Balões da Fala, que Pensamento, não Cochicho UO murmúrio e fazer grito.


COLABORADORES NA Execuções DO PROJETO: Gestora: Eulessandra
Secretaria: Lucidalva
Coordenadora: Albertina Selvino
Suporte Pedagógico: Maria Albertina

FONTES:

Um comentário:

  1. Boa noite tenho um sobrinho q desenha muito com apenas 8 anos de idade. Pensei em apresentar a Maurício de Sousa. O menino é um desenhista fantastico

    ResponderExcluir