IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cores que favorecem o aprendizado.

Você que trabalha com crianças já fez m levantamento de qual é a cor que termina primeiro no estojo de cada uma?Pois é, uma professora e colega de trabalho observou que a cor amarela era a campeã,seguida da vermelha.Também comecei a observar as crianças que atendia e coincidência ou não, as cores foram as mesmas.Nós atendíamos crianças no NAPE (Núcleo de Apoio Pedagógico) encaminhadas pelas escolas próximas para auxiliar nas dificuldades inicias de alfabetização.
Concluímos que essas cores revelam as emoções de nossas crianças ao se defrontarem com as questões e desafios de aprendizagem.Então comecei a observar e empregar estas cores com planejamento de materiais e ambiente para favorecer a aprendizagem e o comportamento das mesmas.
Estudo o tema e quero compartilhar com vocês meus registros e leituras.(Rosangela Vali)

-Do site www.amelhoridade.kit.net encontrei a postagem A Influência das Cores e selecionei algumas abordagens que comprovam o poder das cores.

Amarelo representa luz, vida, ação e poder.
É uma cor quente e expansiva, que ativa a mente e abre-a para novas ideias. O amarelo é uma cor ativa, expansiva, ambiciosa, excêntrica e inquiridora. 

Está ligada a certos estados d'alma, como a euforia, a variabilidade, a expectativa e a espontaneidade. Também está relacionada com a originalidade, a mente radiante e a franqueza. 

Ela torna mais sensível a consciência e nos deixa mais alertas; sua vibração também ajuda as pessoas que tem dificuldades para a aprendizagem, pois é uma cor que favorece a intelectualidade. 

O amarelo alimenta o ego e pode estimular e iluminar os recessos mais profundos da mente. As pessoas que se sentem bem consigo mesmas costumam adorar essa cor. Ela nos ajuda a assimilar conhecimentos e expande a consciência de uma realidade maior fazendo até com que as pessoas percam seu senso de limite. Psicologicamente, o amarelo está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução da inquietação, da ansiedade e das preocupações. Tudo de um modo suave, mas não inconsequente. 

Amarelo-ouro:Onde há muita luz, esta cor cintila proporcionando uma sensação de magnificência. 

Amarelo-claro:Alguns tons pálidos do amarelo proporcionam uma sensação de espaço e de exaltação mental. Mas, os tons excessivamente pálidos também podem exaurir as energias; semelhante ao Sol, que nos dias frios de inverno é mais fraco e não tem a mesma luminosidade e calor. 

Amarelo-escuro: Cor que exerce um efeito negativo sobre nós, criando uma sensação de pessimismo e negatividade em relação ao próximo. 

Amarelo-mostarda:Cor associada à fraude, ao engano, à perda de vitalidade. Em roupas, pode dar a sensação de que a pessoa está pálida ou com pouca energia. 

Vermelho é calor, energia, sensualidade. 
Aumenta a tensão muscular, ativa a respiração, estimula a pressão arterial. É cor indicada para pessoas introspectivas, retraídas. O uso dessa cor revela uma pessoa vigorosa, ativa e enérgica, geralmente.
O uso do vermelho favorece a força de vontade, a conquista, a vitória, a glória e a liderança. Sua contemplação estimula à ação, à luta, à conquista. Ele faz a pessoa sentir-se intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Em excesso perturba o sistema nervoso, dependendo de suas variações de tonalidade. É a cor das pessoas detentoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, empreendedoras e às vezes, instáveis; e em casos extremos, violentas. 

Laranja é uma cor alegre e densa formada pela mistura de duas outras cores: o amarelo e o vermelho. Sua ação é intermediária a essas cores, sendo mais fraca que o vermelho e mais forte que o amarelo. Esta cor estimula a pessoa a despertar para os seus potenciais, a defender o próprio ponto de vista e a ser mais confiante. Cor estimulante da conversação; é a cor da vitalidade, da criatividade e da afetividade. Os tons mais pálidos do laranja nos fazem relaxar e torna-nos mais parecidos com aquilo que realmente somos. As pessoas se sentem mais capazes de se comunicar, e muitas descobrem que estão dispostas a usar sua criatividade, se ainda não o fazem. As pessoas que gostam desta cor geralmente são calorosas, criativas, alegres, imediatistas, positivas, expressivas e sensuais.

-Do tema A influência ergonômica da cor no ambiente educacional: uma revisão do site www.ebah.com.br/ encontrei paráfrafos que considero importante que merece atenção!
Efeitos da Cor
Léger (1989) estabelece a cor como algo de necessidade vital assim como a água e o fogo, sendo sua ação não só decorativa, mas também psicológica. Nesta visão a cor é um elemento atuante no sistema relacional professor, aluno e ensino, condicionando as pré-disposições de estado de espírito dos educandos e educadores e suas percepções do espaço. Azevedo et al. (2000), considera que todas as atividades humanas sofrem influência de três aspectos: físico, cognitivo e psíquico, e que a conjugação adequada desses fatores permite projetar ambientes seguros, confortáveis e eficientes. Em uma abordagem ergonômica é necessário conhecer a atividade que se desenvolverá no ambiente antes de configurá-lo. No caso de um ambiente de ensino, para as atividades a serem desenvolvidas, é necessário estabelecer uma sensação de conforto ambiental que propicie a criatividade, motivação, interação, evitando assim ambientes que gerem fadiga e monotonia, que impeça o processo de aprendizagem. 

O ideal é usar uma cor quente e uma cor fria. Para Lacy (1996)A, existem algumas cores que seria sensato incluir na decoração em ambientes de aprendizagem, como o laranja que ajuda a liberar as emoções reprimidas dos alunos e o azul que possui um poder terapêutico, (Tabelas 02 e 03) sendo que “[...] a energia bloqueada por sentimentos de inadaptação e frustração pode resultar em explosões de agressividade e raiva. Sob orientação, o laranja tem o poder de canalizar essa energia para alguma atividade criativa e, ao mesmo tempo, de vitalizar a pessoa”. LACY (1996, p. 46). Esta autora ainda afirma que “[...] o uso certo das cores pode resultar numa relação melhor entre professores e alunos”. (LACY 1996, p. 47). 

-No site www.foco.fae.ufmg.br está apresentado o trabalho A INFLUÊNCIA DAS CORES NA IDENTIFICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS eque destaco sobre:

A PERCEPÇÃO DA COR

Segundo Danger (1973), a visão está tanto no cérebro como nos olhos, mas o olho registra a imagem, e o cérebro constrói sentido ao que é visto. A percepção da cor é dirigida pelo cérebro em vez de pelo órgão da visão, assim a cor tem efeito sobre a mente e sobre os sentidos.
Guimarães (2004)explica que, de todas as cores, o amarelo é a de maior luminosidade, enquanto o violeta é a de menor luminosidade, ou seja, o amarelo é a cor menos “bloqueada” e que, portanto, provoca maior concentração do receptor e também maior atenção. Em ordem decrescente de luminosidade, enquadra o amarelo, vermelho, verde, azul e violeta.


O amarelo é, portanto a cor de maior retenção mnemônica, ou seja, de forma geral, é a cor que mais contribui para a fixação da informação na nossa memória. Aponta que as imagens com maior iluminação exigem menor esforço muscular da visão do que imagens com baixa iluminação. Menor esforço da visão significa imagem mais cômoda para os olhos.



Rosangela L. S. Vali

Nenhum comentário:

Postar um comentário