Recebi um e-mail de uma mãe com dúvidas a respeito da educação infantil, resolvi postar o conteúdo do e-mail pois pode ser a dúvida de muitos pais, espero que gostem.
1)Quais as responsabilidades que a escola tem com meu filho?
2)Para o jardim I, qual seria a proposta pedagógica indicada?
3)Como ele estuda período integral, é obrigatório o cardápio passar por nutricionista?
4)Para o ensino infantil, qual a formação mínima do profissional?
5)É obrigatório o prifissional fazer reciclagem?
6)É obrigatório a tem na escolinha um parquinho?
7)Como seria o espaço para as crianças dormirem?
8)A escola tem obrigação de mostrar sua proposta pedagógica?
9)Quantos profissionais deverão estar presente na sala de aula?
10)Nessa idade a criança pode ir ao banheiro sozinha?
11)Qual a frequência que a escola deverá ter para fazer reunião com os pais?
Um grande abraço,
Respostas
1) O PERÍODO QUE A CRIANÇA ENCONTRA-SE NA ESCOLA ELA FICA EM TOTAL RESPONSABILIDADE DA INSTITUIÇÃO,TUDO O QUE ACONTECER NA ESCOLA DEVE SER REGISTRADO NA AGENDA, FERIMENTOS, COMPORTAMENTO,ALIMENTAÇÃO, EVACUAÇÃO TUDO DEVE SER MINUNCIOSAMENTE EXPLICADO AOS PAIS, DEVE- SE PRESTAR CONTAS DE TUDO.
2) PARA O JARDIM I A ESCOLA DEVE VALORIZAR O LÚDICO (JOGOS E BRINCADEIRAS) NÃO DEVE HAVER PRESSÃO PARA ALFABETIZAÇÃO POIS O DESENVOLVIMENTO É POR MEIO DO BRINCAR O PROCESSO É LENTO E CADA CRIANÇA TEM SUAS PARTICULARIDADES, ALGUMAS APRENDEM COM MAIS FACILIDADE, ENQUANTO QUE OUTRAS AINDA NÃO ESTÃO PREPARADAS, AOS POUCOS ELES SENTEM NECESSIDADE DE APRENDER MAIS, SÃO MOVIDOS PELA CURIOSIDADE O QUE LEVA A APRENDIZAGEM.
O PROFESSOR PODE SER EXPOR NA SALA DE AULA LIVROS E O ALFABETO PARA A CRIANÇA SE FAMILIARIZAR COM O AMBIENTE LETRADO, SE OS PAIS TEM O HÁBITO DE LER A CRIANÇA TERÁ FACILIDADE EM SE ADAPTAR E TERÁ GOSTO POR LEITURA, ALGUMAS ESCOLAS PARTICULARES COBRAM DEMAIS AS CRIANÇAS NESSA FAIXA ETÁRIA PARA "MOSTRAR SERVIÇO" AOS PAIS, MAS NÃO SE DEVE SOBRECARREGAR A CRIANÇA NESSA FASE, ELA AINDA ESTÁ EXPERIMENTANDO UM MUNDO NOVO, SE COBRAR DEMAIS ELA TERÁ REVOLTA EM IR PRA ESCOLA DESDE PEQUENA.|
CANTIGAS DE RODA (DESENVOLVE A MEMORIZAÇÃO E A LINGUAGEM;
BRINCADEIRAS (DESENVOLVE NOÇÃO DE REGRAS E A CRIANÇA USA A CRIATIVIDADE, SOCIALIZAÇÃO,LINGUAGEM,MOVIMENTO);
LEITURA PELO PROFESSOR (ESTIMULA A LEITURA, MESMO QUE A CRIANÇA NÃO SEJA ALFABETIZADA, MEMÓRIA, E CRIATIVIDADE);
FAZ DE CONTA (CRIATIVIDADE);
BRINCADEIRAS COM MOVIMENTO( ESTIMULA EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO E MOVIMENTO);
PINTURA, MASSA DE MODELAR,DESENHO (ESTIMULA COORDENAÇÃO MOTORA FINA E GROSSA);
BRINCADEIRA COM BOLA (ESTIMULA A COORDENAÇÃO)
ESSES SÃO AS PRINCIPAIS ATIVIDADES A SEREM TRABALHADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
NO LINK ABAIXO ESTA RELACIONADO TUDO O QUE DEVE SER TRABALHADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ESSE MATERIAL É DISPONIBILIZADO E EXIGIDO PELO MEC (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO)
3)TODO CARDÁPIO ESCOLAR DEVE SER ELABORADO POR UMA NUTRICIONISTA E SE A CRIANÇA FOR ALÉRGICA A ALGUM ALIMENTO OS PAIS DEVEM COMUNICAR A ESCOLA PORTANDO UMA CARTA MÉDICA ESPECIFICANDO AS RESTRIÇÕES E A ESCOLA SE RESPONSABILIZARÁ EM SEGUIR O CARDÁPIO QUE O ORGANISMO DA CRIANÇA ACEITA.
4)O IDEAL SERIA QUE TODOS OS PROFESSORES FOSSEM FORMADOS EM PEDAGOGIA OU NO MÍNIMO TER MAGISTÉRIO,MAS INFELIZMENTE NÃO É ASSIM, AINDA MAIS SE TRATANDO DE ESCOLAS PARTICULARES, QUE VISAM LUCRO E COLOCAM PARA LECIONAR PESSOAS AINDA NÃO FORMADAS, O ESTUDANTE PODE ATUAR NA SALA DE AULA SOMENTE COMO AUXILIAR DE CLASSE, PARA LECIONAR É NECESSÁRIA FORMAÇÃO, COMO A SUPERVISÃO É INSUFICIENTE MUITAS ESCOLAS NÃO TEM PROFISSIONAIS FORMADOS LECIONANDO, NAS ESCOLAS PUBLICAS É DIFERENTE POIS PARA PRESTAR CONCURSO É NECESSÁRIA FORMAÇÃO ENTÃO ESSE TIPO DE PROBLEMA NAS CRECHES PÚBLICAS NÃO ACONTECE.
5)O PROFESSOR NÃO É OBRIGADO TER FORMAÇÃO CONTINUADA (ESPECIALIZAÇÃO OU APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS), MAS O CERTO É NUNCA DEIXAR DE ESTUDAR, ALGUMAS ESCOLAS INCENTIVAM OS PROFESSORES A SE ESPECIALIZAREM, MAS MESMO QUE ELE NÃO QUEIRA MAIS ESTUDAR, O COORDENADOR PEDAGÓGICO DEVE SEMPRE ATUALIZÁ-LOS COM NOVAS TEORIAS PARA FACILITAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
6)SIM, A ESCOLA TEM QUE TER PARQUE.
NO LINK ABAIXO TODAS AS EXIGÊNCIAS DO MEC PARA INFRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
7)CAMAS INDIVIDUAIS, COLCHONETES NO CHÃO NÃO!
8)SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM, A ESCOLA TEM OBRIGAÇÃO DE MOSTRAR TUDO AOS PAIS, INCLUSIVE SE ESTÁ DENTRO DA GRADE CURRICULAR PREVISTA PARA A IDADE DAS CRIANÇAS, O PROFESSOR TEM QUE SABER RESPONDER TUDO O QUE ESTA SENDO TRABALHADO, QUAIS OS OBJETIVOS QUER ALCANÇAR, OS MEIOS QUE SERÃO ADOTADOS PARA TAL E PRINCIPALMENTE TODAS AS ATIVIDADES TRABALHADAS, ATÉ UM DESENHO LIVRE O EDUCADOR TEM QUE TER EM MENTE QUAIS OS OBJETIVOS ELE QUIS ALCANÇAR AO PROPOR A ATIVIDADE.
9)Não existe nenhuma lei federal que diga quantos alunos é necessário em uma sala de aula para se ter professor auxiliar. Cada município é que determina isso.
ABAIXO UM EXEMPLO DA DETERMINAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTOS
Educação Infantil (Creche)
Infantil I (0-1 ano) 3 professoras para cada 15 crianças
Infantil II (1-2 anos) 2 professoras para cada 16 crianças.
Infantil III (2-3 anos) 2 professoras para cada 25 crianças.
*Existem também as professoras chamadas "volantes" que ficam um pouco em cada sala.
Educação Infantil (EMEI)
Infantil IV (3- 4 anos) 1 professora para 25 crianças
Infantil V (4- 5 anos) 1 professora para 35 crianças
Infantil VI (5 - 6 anos) 1 professora para 35 crianças
* ultrapassando o número máximo de alunos deve-se solicitar professora auxiliar.
LEMBRANDO CADA MUNICÍPIO POSSUI REGRAS DIFERENCIADAS.
10)COM RELAÇÃO AO BANHEIRO, DEPENDE, A CRIANÇA NESSA FAIXA ESTÁ ADAPTANDO A SER "AUTÔNOMA" COM RELAÇÃO A SUA HIGIENE, MAS EXISTEM CRIANÇAS QUE NÃO SABEM E NÃO CONSEGUEM SE LIMPAR SOZINHAS, COMO O SEU FILHO FICARÁ PERÍODO INTEGRAL É NECESSÁRIO QUE A SENHORA EXPLIQUE AS NECESSIDADES DELE, CASO ELE NÃO CONSIGA SOZINHO, ACHO LEGAL NESSA FASE A CRIANÇA SE HIGIENIZAR COM LENÇOS UMEDECIDOS QUANDO EVACUAREM, PORQUE EVITA DE FICAR SUJO (AS VEZES O PAPEL NÃO É SUFICIENTE) O QUE PODE CAUSAR MAL CHEIRO E ASSADURAS, EM CASA VÁ ENSINANDO SEU FILHO COMO ELE DEVE SE LIMPAR E OBSERVE COMO ELE FAZ, SEM A SUA INTERVENÇÃO.
11)BOM, AS ESCOLAS GERALMENTE FAZEM UMA MÉDIA (NO CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL) DE 5 REUNIÕES
1º REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO ONDE SERÁ EXPLICADO OS COMBINADOS AOS PAIS, O QUE SERÁ TRABALHADO E SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS, NO CASO DA ESCOLA PÚBLICA QUE FORNECE GRATUITAMENTE MATERIAIS SERÁ APRESENTADO OS MATERIAIS E EXPLICADO COMO SERÃO UTILIZADOS.
É FUNDAMENTAL QUE SEJA FEITA A ENTREVISTA COM OS PAIS E O PREENCHIMENTO DE UM QUESTIONÁRIO COM INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O ALUNO.
2º APROXIMADAMENTE EM ABRIL
NESTA O PROFESSOR JÁ CONHECE SEUS ALUNOS, SUAS DIFICULDADES, COMO SE COMPORTAM E EXPÕE AOS PAIS QUAIS AS DIFICULDADES (CASO HOUVER) E APRESENTA AS PRIMEIRAS ATIVIDADES REALIZADAS).
3º REUNIÃO
O PROFESSOR JÁ PODE OU NÃO APRESENTAR AVANÇOS AOS PAIS E DETECTAR COM MAIOR PROPRIEDADE AS DIFICULDADES, COSTUMAM FALAR DE CONFRATERNIZAÇÕES E SE PREPARAM PARA AS FÉRIAS ACONTECE EM MÉDIA FINAL DE MAIO, INICIO DE JUNHO.
4º RETORNO AS AULAS ACONTECE EM AGOSTO OU SETEMBRO, GERALMENTE APRESENTAM AVANÇOS E AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA.
5º ACONTECE EM FINAL DE NOVEMBRO INICIO DE DEZEMBRO, FECHAMENTO DO ANO LETIVO, ENTREGA DAS ATIVIDADES, E AVALIAÇÃO GERAL DO DESEMPENHO DO ALUNO.
NAS REUNIÕES SÃO ABORDADOS ASSUNTOS COMO FALTA DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, AGRESSIVIDADE, NEGATIVA EM FAZER AS ATIVIDADES, FALTAS, HIGIENE ETC.
LEMBRANDO QUE AS ESCOLAS PODEM FAZER MAIS REUNIÕES OU MENOS EMBORA EU NÃO SEJA ADEQUADO, POIS O ACOMPANHAMENTO FAMILIAR DEVE SER CONSTANTE, NÃO EXISTE OBRIGATORIEDADE COM RELAÇÃO AO NÚMERO DE REUNIÕES.
IMPORTANTE
ESCOLA PÚBLICA
NÃO PODE SER EXIGIDO UNIFORME
NÃO PODE COBRAR NENHUMA TAXA POR CARTEIRINHAS
A APM NÃO É OBRIGATÓRIA
A CRIANÇA NÃO PODE SOFRER CONSTRANGIMENTO COMO POR EXEMPLO SER IMPEDIDA DE FREQUENTAR AULA POR TER PIOLHOS, NÃO SE PODE NEM OLHAR A CABEÇA DA CRIANÇA NA SALA DE AULA, VAI CONTRA O ECA ( ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) SUJEITO A PUNIÇÃO, O PROFESSOR DEVE INFORMAR OS PAIS QUE HÁ FOCOS DE PIOLHOS NA SALA E SOLICITAR TRATAMENTO, MAS JAMAIS EXPOR A CRIANÇA.
A CRIANÇA NÃO PODE SER REVISTADA.
O PROFESSOR NÃO PODE XINGAR, HUMILHAR E NEM DESESTIMULAR QUAISQUER ALUNO DE QUAISQUER FAIXA ETÁRIA.
ESCOLA PARTICULAR
A CRIANÇA NÃO PODE SOFRER CONSTRANGIMENTO COMO POR EXEMPLO SER IMPEDIDA DE FREQUENTAR AULA POR TER PIOLHOS, NÃO SE PODE NEM OLHAR A CABEÇA DA CRIANÇA NA SALA DE AULA, VAI CONTRA O ECA ( ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) SUJEITO A PUNIÇÃO, O PROFESSOR DEVE INFORMAR OS PAIS QUE HÁ FOCOS DE PIOLHOS NA SALA E SOLICITAR TRATAMENTO, MAS JAMAIS EXPOR A CRIANÇA.
A CRIANÇA NÃO PODE SER REVISTADA.
O PROFESSOR NÃO PODE XINGAR, HUMILHAR E NEM DESESTIMULAR QUAISQUER ALUNO DE QUAISQUER FAIXA ETÁRIA.
A CRIANÇA NÃO PODE SOFRER CONSTRANGIMENTO E NEM SOFRER NENHUM TIPO DE AVALIAÇÃO DE ADMISSÃO.
PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, APLICAÇÃO DE PROVAS SÃO INADEQUADAS, A AVALIAÇÃO É FEITA CONSTANTEMENTE POR MEIO DE SONDAGENS SEM TEOR DE MEDIÇÃO DE CONHECIMENTO, NO CASO NOTAS!
*CONFIE NO SEXTO SENTIDO DE MÃE, COLOQUE-O NA ESCOLA QUE SE SENTIR SEGURA, ALGUMAS TEM CÂMERAS E OS PAIS PODEM ACOMPANHAR O DIA DA CRIANÇA PELA INTERNET.
*SE A ESCOLA NÃO FORNECER AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS FIQUE DE OLHO.
A ESCOLA SÓ PODE ENTREGAR A CRIANÇA PARA PESSOAS AUTORIZADAS E QUE SE IDENTIFIQUEM NA PORTARIA.
*A ESCOLA NÃO PODE MEDICAR A CRIANÇA, SE ELA PRECISAR TOMAR QUAISQUER MEDICAÇÕES OU OS PAIS NÃO A MANDEM PARA A ESCOLA OU VÃO NO HORÁRIO RECOMENDADO MEDICÁ-LAS.
*OS PAIS DEVEM RESPONDER UM QUESTIONÁRIO COM TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE A CRIANÇA, SE ELA TEM ALERGIA A ALGUM MEDICAMENTO, QUAL O TIPO SANGUÍNEO, TELEFONES DE CONTATO INCLUSIVE NÚMEROS CELULARES EM CASO DE EMERGÊNCIA, ENDEREÇO E UM BREVE RESUMO DA REALIDADE DO ALUNO, SE OS PAIS SÃO SEPARADOS, SE TEM IRMÃOS, QUEM CUIDA DELES QUANDO NÃO ESTÃO EM CASA, SE POSSUEM ALGUM COMPORTAMENTO SINGULAR QUE DEVA SER MENCIONADO COMO POR EXEMPLO, DIFICULDADES DE LINGUAGEM, TIMIDEZ,AGRESSIVIDADE ETC.
*OS RESPONSÁVEIS DEVEM ATENTAR-SE AS MUDANÇAS DAS CRIANÇAS QUANDO PASSAM A FREQUENTAR A ESCOLA, CASO HAJA MUDANÇAS NEGATIVAS, INVESTIGAR NA ESCOLA AS CAUSAS.
*OS PAIS DEVEM LER COM FREQUÊNCIA CADERNOS DE RECADOS E AGENDAS, E SEMPRE QUESTIONAR A CRIANÇA SE AS INFORMAÇÕES REGISTRADAS BATEM COM AS QUE ELE CONTA, AS VEZES A CRIANÇA NÃO COME E NA AGENDA DIZ QUE COMEU, AS VEZES NÃO DEFECOU E NA AGENDA DIZ QUE SIM, PERGUNTE TUDO DE COMO FOI O DIA DO SEU FILHO, OS AMIGOS QUE FEZ, AS ATIVIDADES, ESTIMULE-O SEMPRE A CONTAR-LHES TUDO, ELE JAMAIS PERDERÁ ESSE HÁBITO E O DIÁLOGO É FUNDAMENTAL PARA UMA BOA CRIAÇÃO.
http://falandodaeducacao.blogspot.com.br/2012/03/tudo-o-que-os-pais-querem-saber-sobre.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário