A Chevrolet S-10 é a picape média mais vendida do mercado brasileiro há anos, e uma das responsáveis por isso é a versão flex, que na linha 2015 conta com novo motor e opção de tração 4x4.
O conjunto mecânico da Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex é formado pelo motor 2.5L Ecotec de 206 cv (etanol) associado a uma caixa de transmissão manual de seis marchas. O sistema de tração é 4x2 ou 4x4 com opção High / Low (reduzida).
Com tal conjunto motriz, a Chevrolet S-10 apresenta os seguintes dados de consumo e desempenho, vazia e carregada com carga de 690 Kg.
Chevrolet S-10 2015 4x4 Flex | Vazia | Carregada | Piora quando carregada |
Aceleração de 0 a 100 Km/h [s] | 11 | 15 | -26,67% |
Retomada de 80 a 120 Km/h [s] | 20,1 | 28 | -28,21% |
Frenagem a 120 Km/h [metros] | 68,4 | 75 | -8,80% |
Consumo cidade etanol [Km/l] | 4,9 | 4,2 | -14,29% |
Consumo estrada etanol [Km/l] | 6,3 | 5,5 | -12,70% |
Os dados acima, aferidos pela Revista Quatro Rodas, mostram que o desempenho da S-10 4x4 Flex tem uma piora média de 27% quando usada com carga máxima. Já o consumo de etanol, que já é elevado vazia, fica em 4,2 km/l de etanol em cidade e 5,5 Km/l em estrada.
Itens de série
O Chevrolet S-10 4x4 Flex Cabine Dupla vem de série com acabamento em couro, ar condicionado com controle eletrônico de temperatura, banco do motorista com regulagem elétrica, piloto automático, rádio com CD/DVD player com navegação por GPS, MP3, Bluetooth e entrada mini-usb.
Externamente o modelo ostenta rodas de alumínio aro 17”, lanternas traseiras em LED, estribos laterais, rack de teto entre outros diferenciais visuais.
Mecânica
O motor 2.5 Ecotec de 206 cavalos da S-10 Flex 2015 traz um avanço considerável de potência, torque e eficiência em relação ao 2.4 flex de 147 cavalos, que agora equipa apenas a versão de acesso (LT).
O novo motor tem bloco de alumínio, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível e sistema que elimina o sub-tanque auxiliar de frio. Some-se a isso itens de segurança como controle de estabilidade, controle de tração e tração 4x4, e tem-se uma opção de picape média flex adaptada às mais diversas condições de uso de lazer ou profissional.
Entretanto, apesar de o motor dispor de mais de 200 cavalos e 27,3 Kgfm de torque, e da nova transmissão de seis marchas, o peso em torno de 2 toneladas tira a possibilidade de uma performance "esportiva". Mas os 11 segundos na aceleração de 0 a 100 Km/h evidenciam um fôlego adicional ao utilitário.
Além de mais eficiente e potente, o novo motor Ecotec deixou a nova S-10 mais silenciosa e com menos vibrações que a anterior equipada com o motor 2.4 Flex.
Suspensão recalibrada
A GM também ditou a S-10 Flex 2015 com um novo ajuste de suspensão, que teve como um dos seus principais objetivos reduzir o "pula pula" da pick-up em uso urbano. Assim, a suspensão ficou mais firme, com novas buchas - mais rígidas. O resultado melhorou o conforto dos ocupantes, sobretudo em pavimentação irregular.
Acabamento
Apesar da melhoria mecânica, o acabamento da S-10 ainda fica devendo em materiais e montagem para concorrentes como a Volkswagen Amarok. Há excesso de plástico duro e os materiais não tem uniformidade.
Entretanto, o novo grafismo do painel de instrumentos melhorou a visualização do cluster e o ar-condicionado com comandos circulares ficou mais fácil e intuitivo de operar.
O sistema MyLink, aplicado à versão LTZ (topo) é bem completo, com navegação por GPS, e conectividade Bluetooth, USB e auxiliar.
Concorrente
Toyota Hilux Cabine Dupla 4x4 Flex - R$ 99.700 (STD)
A Hilux em a desvantagem de transmissão de cinco marchas. Além disso, seu motor é menos potente, com 163 cavalos.
Conclusão
Com os aperfeiçoamentos mecânicos na linha 2015 a GM solucionou alguns dos principais aspectos que eram objeto de críticas do modelo anterior. Agora, o desempenho da versão flex está similar ao da Diesel e o conforto melhorou. O consumo também evoluiu.
Vídeos de avaliação / apresentação
Ficha Técnica - Chevrolet S-10 2.5 Flex 4x4 2015
Motor/Performance (dados de fábrica) | ||
Motorização: | 2.5 Flex | |
Alimentação | Gasolina injeção direta | |
Combustível | Álcool | Gasolina |
Potência (cv) | 206.0 | 197.0 |
Cilindradas (cm3) | 2.457 | |
Torque (Kgf.m) | 27,3 | 26,3 |
Velocidade Máxima (Km/h) | 163 | |
Tempo 0-100 (Km/h) | 9,1 | N/D |
Consumo cidade (Km/L) | 6,3 | N/D |
Consumo estrada (Km/L) | 8,2 | N/D |
Dimensões | ||
Altura (mm) | 1788 | |
Largura (mm) | 1882 | |
Comprimento (mm) | 5347 | |
Entre-eixos (mm) | 3096 | |
Peso (kg) | 1979 | |
Tanque (L) | 80.0 | |
Ocupantes | 5 | |
Mecânica | ||
Câmbio | Manual de 6 marchas | |
Tração | 4x4 | |
Direção | Hidráulica | |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas torção. | |
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo transversal (beam), roda tipo rígida e molas feixe de lâminas. | |
Freios | Dois freios à disco com dois discos ventilados. |
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