segunda-feira, 30 de março de 2015

Chevrolet S-10 2.5 4x4 Flex 2015: consumo e desempenho

Chevrolet S-10 2.5 4x4 Flex 2015: consumo e desempenho

Chevrolet S-10 é a picape média mais vendida do mercado brasileiro há anos, e uma das responsáveis por isso é a versão flex, que na linha 2015 conta com novo motor e opção de tração 4x4.

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex

O conjunto mecânico da Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex é formado pelo motor 2.5L Ecotec de 206 cv (etanol) associado a uma caixa de transmissão manual de seis marchas. O sistema de tração é 4x2 ou 4x4 com opção High / Low (reduzida).

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex

Com tal conjunto motriz, a Chevrolet S-10 apresenta os seguintes dados de consumo e desempenho, vazia e carregada com carga de 690 Kg.

Chevrolet S-10 2015 4x4 FlexVaziaCarregadaPiora quando carregada
Aceleração de 0 a 100 Km/h [s]1115-26,67%
Retomada de 80 a 120 Km/h [s]20,128-28,21%
Frenagem a 120 Km/h [metros]68,475-8,80%
Consumo cidade etanol [Km/l]4,94,2-14,29%
Consumo estrada etanol [Km/l]6,35,5-12,70%

Os dados acima, aferidos pela Revista Quatro Rodas, mostram que o desempenho da S-10 4x4 Flex tem uma piora média de 27% quando usada com carga máxima. Já o consumo de etanol, que já é elevado vazia, fica em 4,2 km/l de etanol em cidade e 5,5 Km/l em estrada.

Itens de série

O Chevrolet S-10 4x4 Flex Cabine Dupla vem de série com acabamento em couro, ar condicionado com controle eletrônico de temperatura, banco do motorista com regulagem elétrica, piloto automático, rádio com CD/DVD player com navegação por GPS, MP3, Bluetooth e entrada mini-usb.

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex - interior

Externamente o modelo ostenta  rodas de alumínio aro 17”, lanternas traseiras em LED, estribos laterais, rack de teto entre outros diferenciais visuais.

Mecânica

O motor 2.5 Ecotec de 206 cavalos da S-10 Flex 2015 traz um avanço considerável de potência, torque e eficiência em relação ao 2.4 flex de 147 cavalos, que agora equipa apenas a versão de acesso (LT). 

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex

O novo motor tem bloco de alumínio, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível e sistema que elimina o sub-tanque auxiliar de frio. Some-se a isso itens de segurança como controle de estabilidade, controle de tração e tração 4x4, e tem-se uma opção de picape média flex adaptada às mais diversas condições de uso de lazer ou profissional.

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex

Entretanto, apesar de o motor dispor de mais de 200 cavalos e 27,3 Kgfm de torque, e da nova transmissão de seis marchas, o peso em torno de 2 toneladas tira a possibilidade de uma performance "esportiva". Mas os 11 segundos na aceleração de 0 a 100 Km/h evidenciam um fôlego adicional ao utilitário. 

Além de mais eficiente e potente, o novo motor Ecotec deixou a nova S-10 mais silenciosa e com menos vibrações que a anterior equipada com o motor 2.4 Flex. 

Suspensão recalibrada

A GM também ditou a S-10 Flex 2015 com um novo ajuste de suspensão, que teve como um dos seus principais objetivos reduzir o "pula pula" da pick-up em uso urbano. Assim, a suspensão ficou mais firme, com novas buchas - mais rígidas. O resultado melhorou o conforto dos ocupantes, sobretudo em pavimentação irregular.

Acabamento

Apesar da melhoria mecânica, o acabamento da S-10 ainda fica devendo em materiais e montagem para concorrentes como a Volkswagen Amarok. Há excesso de plástico duro e os materiais não tem uniformidade. 

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex - interior

Entretanto, o novo grafismo do painel de instrumentos melhorou a visualização do cluster e o ar-condicionado com comandos circulares ficou mais fácil e intuitivo de operar. 

O sistema MyLink, aplicado à versão LTZ (topo) é bem completo, com navegação por GPS, e conectividade Bluetooth, USB e auxiliar. 

Concorrente

Toyota Hilux Cabine Dupla 4x4 Flex - R$ 99.700 (STD) 

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex x Hilux Flex

A Hilux em a desvantagem de transmissão de cinco marchas. Além disso, seu motor é menos potente, com 163 cavalos.

Conclusão

Com os aperfeiçoamentos mecânicos na linha 2015 a GM solucionou alguns dos principais aspectos que eram objeto de críticas do modelo anterior. Agora, o desempenho da versão flex está similar ao da Diesel e o conforto melhorou. O consumo também evoluiu.

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex

Vídeos de avaliação / apresentação





Ficha Técnica - Chevrolet S-10 2.5 Flex 4x4 2015

Motor/Performance (dados de fábrica)
Motorização:2.5 Flex
AlimentaçãoGasolina injeção direta
CombustívelÁlcoolGasolina
Potência (cv)206.0197.0
Cilindradas (cm3)2.457
Torque (Kgf.m)27,326,3
Velocidade Máxima (Km/h)163
Tempo 0-100 (Km/h)9,1N/D
Consumo cidade (Km/L)6,3N/D
Consumo estrada (Km/L)8,2N/D
Dimensões
Altura (mm)1788
Largura (mm)1882
Comprimento (mm)5347
Entre-eixos (mm)3096
Peso (kg)1979
Tanque (L)80.0
Ocupantes5
Mecânica
CâmbioManual de 6 marchas
Tração4x4
DireçãoHidráulica
Suspensão dianteiraSuspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas torção.
Suspensão traseiraSuspensão tipo eixo transversal (beam), roda tipo rígida e molas feixe de lâminas.
FreiosDois freios à disco com dois discos ventilados.
http://www.car.blog.br/2015/03/chevrolet-s-10-25-4x4-flex-2015-consumo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário