Uma grande obra, esperada pela população de Indaial e que marcou a gestão do ex-prefeito Serginho. Essa é sem dúvida uma ótima definição da terceira ponte sobre o rio Itajaí-Açu em Indaial.
Antes do término do mandato, o ex-prefeito Serginho inaugurou a obra, abrindo a mesma para visitação e a interditando novamente em seguida.
A inauguração da obra ainda inacabada foi alvo de críticas populares, sendo que os acessos nas cabeceiras estão provisoriamente feitos com aterro apenas.
Após a inauguração a ponte foi interditada, mas populares derrubaram a barreira e começaram utilizar a mesma para atravessar o rio. Logo após assumir, o novo governo de Indaial interditou novamente a obra para tráfego, e isso gerou reclames e dúvidas.
Revolta popular
Assim que a nova ponte foi interditada com tubos de concreto, as redes sociais viraram palco de inúmeras reclamações dos usuários, afinal, quem experimentou ganhar tempo usando a ponte obviamente gostou e pretende continuar usando.
Não só a comunidade do bairro Warnow se beneficia da travessia na ponte nova, e é natural imaginar que todos queiram que a obra seja logo liberada definitivamente para uso.
Buscando esclarecimentos
Mesmo em período de férias, e sendo o assunto de interesse público, a equipe de reportagens do Jornal Vale Alternativo fez contato com a nova administração para requerer a versão oficial da interdição.
Nessa lida fizemos contato com o Tenente Rossi, novo Diretor no Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Indaial (DEMUTTIN), que além de muito bem nos atender e das informações repassar, foi conosco até a ponte para que pudéssemos entender melhor os seus argumentos.
Rossi contou que após a inauguração a ponte foi interditada com cavaletes de madeira, e que essa barreira foi facilmente retirada por populares permitindo o tráfego, ele também disse que uma cerca de arame farpado que havia sido colocada no acesso pela Marechal Deodoro da Fonseca foi cortada pelos usuários. Deste modo, após assumir, o novo governo interditou a ponte com tubos de concreto para interromper o tráfego.
Motivos da interdição
Rossi explicou (e indo ao local é possível comprovar) que o risco de acidentes nas cabeceiras é muito grande, e isso se dá por vários fatores.
O fato de os acessos serem de macadame (aterro) faz com que a erosão abra crateras nas cabeceiras da ponte, e isso somado a falta de sinalização adequada e de iluminação transforma o local em um verdadeiro perigo.
Rossi citou que um acidente já aconteceu com um motociclista, justamente por conta dos buracos causados pela erosão.
Ele afirmou que a maior preocupação é que com uma chuva forte de verão rapidamente enormes sulcos podem se abrir nas cabeceiras, e isso certamente pode resultar e um trágico acidente.
Além desses argumentos, Rossi citou o fato de uma fiação estar escorada com bambu logo na entrada da ponte, no sentido Warnow/BR, suspensa provisoriamente a poucos metros de altura, mostrando a precariedade da obra inacabada.
Perspectivas
O novo Diretor de Trânsito de Indaial argumentou que é preciso entender que essa é uma obra do Governo do Estado, e deveria dessa forma ser concluída e entregue oficialmente antes ser aberta.
Afirmou que o novo governo está fazendo de tudo para acertar com o Governo Estadual o término dos acessos, e que em breve haverá um posicionamento oficial quanto ao assunto.
Ele finalizou destacando que entende a angústia do povo, e sabe da importância dessa obra para a comunidade Indaialense. Rossi pediu compreensão, pois a administração não pode permitir que uma tragédia aconteça e se o fizer será responsabilizada por isso.
“O benefício momentânea de uns, já que quando retornarem os trabalhos haverá nova interdição, não pode superar o mal causado por um eventual acidente ou até uma fatalidade”, destacou Rossi.
(Por Cheick Eduardo Boell)
http://www.valealternativo.com.br/n/3870/dilema-da-terceira-ponte-de-indaial#
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