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quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O que é Biologia?

Biologia

O que é Biologia?
Biologia
Biologia é a ciência da vida.
Os biólogos estudam a estrutura, função, crescimento, origem, evolução e distribuição dos organismos vivos.
Vamos considerar nove campos da biologia, cada um dos quais consiste de vários subcampos:
Bioquímica: o estudo das substâncias materiais que compõem os seres vivos
Botânica: estudo das plantas, incluindo a agricultura
Biologia celular: o estudo das unidades de celulares básicos dos seres vivos
Ecologia: o estudo de como os organismos interagem com seu ambiente
A biologia evolutiva: o estudo das origens e mudanças na diversidade de vida ao longo do tempo
Genética: o estudo da hereditariedade
A biologia molecular: o estudo de moléculas biológicas
Fisiologia: o estudo das funções dos organismos e suas partes
Zoologia: estudo dos animais, incluindo o comportamento animal.
Além da complexidade dessa enorme idéia é o fato de que estes campos se sobrepõem.
É impossível estudar zoologia sem saber muita coisa sobre evolução, fisiologia e ecologia.
Você não pode estudar biologia celular sem saber bioquímica e biologia molecular também.

Quadro de entendimento

Todos os ramos da biologia podem ser unificados num quadro de cinco entendimentos básicos sobre os seres vivos.
Estudar os detalhes desses cinco ideias proporciona o fascínio inesgotável de pesquisa biológica:
Teoria celular: Existem três partes para celulares teoria - a célula é a unidade básica da vida, todos os seres vivos são compostos de células, e todas as células surgem a partir de células pré-existentes.
Energia: Todos os seres vivos necessitam de energia, e os fluxos de energia entre os organismos e entre os organismos eo meio ambiente.
Hereditariedade: Todos os seres vivos têm DNA e códigos de informações genéticas da estrutura e função de todas as células.
Equilibrio: Todos os seres vivos devem manter a homeostase, um estado de equilíbrio harmonioso entre o organismo e seu ambiente.
Evolução: Este é o conceito unificador geral da biologia. A evolução é a mudança ao longo do tempo, que é o motor da diversidade biológica.

História da Biologia

Nosso fascínio com a biologia tem uma longa história. Mesmo os primeiros humanos teve de estudar os animais que caçou e saber onde encontrar as plantas que se reuniam para o alimento.
A invenção da agricultura foi o primeiro grande avanço da civilização humana.
A Medicina tem sido importante para nós, desde a primeira história também. Os textos médicos mais antigos conhecidos são provenientes da China (2500 aC), Mesopotâmia (2112 aC) e Egito (1800 aC).
Na época clássica, Aristóteles foi muitas vezes considerado o primeiro a praticar a zoologia científica. Ele é conhecido por ter realizado extensos estudos sobre a vida e as plantas marinhas.
Seu aluno, Teofrasto, escreveu um dos textos botânicos mais antigos conhecidos do Ocidente em 300 aC sobre a estrutura, ciclo de vida e usos das plantas.
O médico romano Galeno usou sua experiência em remendar gladiadores para a arena para escrever textos sobre os procedimentos cirúrgicos em 158 AD.
Durante o Renascimento, Leonardo da Vinci arriscou a censura ao participar de dissecação humana e fazendo desenhos anatômicos detalhados que ainda são consideradas entre as mais belas de todos os tempos.
A invenção da imprensa e a capacidade de reproduzir ilustrações em xilogravura significou que a informação foi muito mais fácil para registrar e divulgar.
Um dos primeiros livros de biologia ilustrados é um texto escrito por botânico botânico alemão Leonhard Fuchs em 1542.
A classificação binomial foi inaugurada por Carolus Linnaeus em 1735, usando nomes em latim de espécies do grupo de acordo com suas características.
Microscópios abriram novos mundos para os cientistas.
Em 1665, Robert Hooke, usou um microscópio composto simples para examinar uma fatia fina de cortiça. Ele observou que o tecido vegetal é constituída pelas unidades retangulares que lembravam das pequenas salas utilizadas por monges. Ele chamou essas unidades "células".
Em 1676, Anton von Leeuwenhoek publicou os primeiros desenhos de organismos vivos unicelulares. Theodore Schwann adicionado a informação de que o tecido de animais, também é constituída por células, em 1839.
Durante a era vitoriana, e ao longo do século 19, as "Ciências Naturais" tornaram-se uma espécie de mania.
Milhares de novas espécies foram descobertas e descritas por aventureiros corajosos e por botânicos e entomologistas igualmente.
Em 1812, Georges Cuvier descreveu fósseis e a hipótese de que a Terra tinha sofrido "ataques sucessivos de criação e destruição" ao longo de grandes períodos de tempo.
Em 24 de novembro de 1859, Charles Darwin publicou "A Origem das Espécies", o texto que mudou para sempre o mundo, mostrando que todos os seres vivos estão interligados e que as espécies não foram criadas separadamente, mas surgem de formas ancestrais que são alterados e em forma por adaptação ao seu ambiente.
Embora grande parte da atenção do mundo foi capturado por questões de biologia no nível organismo macroscópico, um monge silencioso foi investigar como os seres vivos passam traços de uma geração para a seguinte. Gregor Mendel é hoje conhecido como o pai da genética, embora é papers sobre herança, publicado em 1866, passou despercebido na época. O seu trabalho foi redescoberto em 1900 e maior compreensão da herança seguido rapidamente.
Os séculos 20 e 21 podem ser conhecidos para as gerações futuras como o início da "revolução biológica".
Começando com Watson e Crick explicando a estrutura e função do DNA , em 1953, todas as áreas da biologia têm se expandido de forma exponencial e tocar todos os aspectos de nossas vidas.
A Medicina foi alterada pelo desenvolvimento de terapias personalizadas para código genético do paciente ou pela combinação de biologia e tecnologia, com próteses controladas pelo cérebro.
As economias dependem da gestão adequada dos recursos ecológicos, equilibrando as necessidades humanas com a conservação.
Podemos descobrir maneiras de salvar nossos oceanos enquanto usá-los para produzir comida suficiente para alimentar as nações.
Mary Bagley
Fonte: www.livescience.com
Biologia

O que é Biologia?

Biologia é, simplesmente, a exploração científica e estudo da vida.
No nível mais alto, inclui categorias de acordo com o tipo de organismo estudado: zoologia , botânica e microbiologia.
Cada campo tem contribuído para a humanidade de diversas maneiras, tais como melhorias na agricultura, uma maior compreensão de gado e sistemas ecológicos, e no estudo das doenças.
Estudos biológicos modernos e centros de grande partem dos conceitos de célula teoria, evolução, teoria do gene, e homeostase.

Três categorias principais

Existem três categorias principais de estudo dentro da biologia, cada uma relacionada a um tipo diferente de forma de vida:
Zoologia é o estudo dos animais e inclui praticamente qualquer coisa de insetos e peixes para as aves e os seres humanos.
Botânica, por outro lado, concentra-se em plantas de todos os tipos e tamanhos, incluindo as florestas submarinas, fungos e árvores.
Microbiologia é o estudo dos microrganismos muito pequenos para serem vistos claramente e que escapam categorização nos outros dois campos, como os vírus.

Outras subcategorias

Além de classificações com base no tipo de organismo a ser estudado, biologia contém muitas outras sub-disciplinas especializadas, que podem se concentrar em apenas um tipo de organismo ou considerar a vida de diferentes categorias. Isso inclui a bioquímica, que combina estudos biológicos e químicos, e biologia molecular, que olha para a vida no nível molecular.
Biologia celular estuda os diferentes tipos de células e como eles funcionam, enquanto fisiologia olha para os organismos a nível de tecidos e órgãos.
Especialistas em ecologia estudar as interações entre vários próprios organismos dentro de um ambiente, e aqueles em estudo etologia o comportamento dos animais, especialmente animais complexos em grupos. Genética , que se sobrepõe um pouco com os estudos moleculares, olha para o código da vida, ácido desoxirribonucleico ( DNA ).

Quatro grandes fundações de Estudo

Os fundamentos da biologia moderna incluem quatro componentes que começam com a teoria celular, que afirma que as unidades fundamentais chamadas células compõem toda a vida.
A evolução é a teoria de que a vida não é deliberadamente concebido, mas evolui gradualmente ao longo de grande parte do tempo por meio de mutações aleatórias e seleção natural.
Gene teoria afirma que as sequências moleculares minúsculas de DNA ditar toda a estrutura de um organismo, que passam de pais para filhos.
Finalmente, a homeostase é a idéia de que o corpo de cada organismo inclui um conjunto complexo de processos destinados a permanecer em harmonia e preservá-lo contra os efeitos entrópicos ou destrutivos fora do organismo.

A evolução do século 20

Grande parte da abordagem moderna biologia começou com o uso da cristalografia de raios-x em 1950 para capturar uma imagem concreta de DNA.
Desde então, tem havido inúmeras melhorias para as teorias postas adiante, pois a vida é complexa e novas informações são quase constantemente a ser descoberto.
No final dos anos 20 e início do século 21, uma grande dose de emoção centrado no seqüenciamento de genomas e sua comparação, chamados de genômica.
Estes avanços levaram à criação de organismos ou tecido vivo através da programação DNA personalizado escrito, chamada biologia sintética.
Esses campos são a certeza de continuar chamam a atenção como novos desenvolvimentos empurrar os limites do que é possível.
Biologia
Botânica é um ramo da biologia que se centra na vida da planta.
Biologia
Microbiologia centra-se em organismos muito pequenos para ver a olho nu, como bactérias.
Biologia
Zoologia é o estudo dos animais, incluindo borboletas e outros insetos.
Fonte: www.wisegeek.org
Biologia

O que é biologia?

A palavra biologia é derivada do grego palavras / bios / significado / vida / e / logos / significado / estudo / e é definida como a ciência da vida e organismos vivos.
Um organismo é uma entidade viva que consiste em uma célula de bactéria, por exemplo, ou várias células, por exemplo, animais, plantas e fungos.
Aspectos das ciências biológicas vão desde o estudo dos mecanismos moleculares nas células, para a classificação e comportamento dos organismos, como as espécies evoluem e interação entre os ecossistemas.
O estudo da biologia pode ser dividida em diferentes disciplinas:
Etologia 
Biologia Evolutiva 
Fisiologia 
Genética 
Biologia Molecular 
Morfologia 
Sistemática 
Ecologia
Biologia, muitas vezes se sobrepõe a outras ciências; por exemplo, a bioquímica e toxicologia com a biologia, química e medicina; biofísica com biologia e física; estratigrafia com a biologia e geografia; astrobiologia com a biologia e astronomia. Ciências sociais, tais como geografia, filosofia, psicologia e sociologia podem também interagir com a biologia, por exemplo, na administração dos recursos biológicos, biologia do desenvolvimento, biogeografia, psicologia evolutiva e da ética.
Fonte: www.ntnu.edu
Biologia
A disciplina de Biologia tem como objeto de estudo o fenômeno Vida. Ao longo da história da humanidade muitos foram os conceitos elaborados sobre este fenômeno, numa tentativa de explicá-lo e, ao mesmo tempo, compreendê-lo (PARANÁ, 2008, p. 38).
Desde o homem primitivo, em sua condição de caçador e coletor, as observações dos diferentes tipos de comportamento dos animais e da floração das plantas foram sendo registrados nas pinturas rupestres, representando seu interesse em explorar a natureza (PARANÁ, 2008, p. 38).
O conhecimento da Biologia deve subsidiar a análise e reflexão de questões polêmicas que dizem respeito ao desenvolvimento, ao aproveitamento de recursos naturais, interações entre os seres vivos e a utilização da tecnologia que implica em intensa intervenção no ambiente, levando em conta a dinâmica dos ecossistemas, dos organismos, enfim, o modo como a natureza se comporta e a vida se processa, oportunizando a construção de uma visão de mundo permitindo a formação de um sujeito crítico, dando subsídios para a tomada de decisões.
Partindo da dimensão histórica da disciplina de Biologia foram identificados os marcos conceituais da construção do pensamento biológico, está construção ocorre em movimentos não-lineares, com momentos de crises, de mudanças de paradigmas e de busca constantes de explicações sobre o fenômeno Vida.
São eles:
Pensamento biológico descritivo;
Pensamento biológico mecanicista;
Pensamento biológico evolutivo;
Pensamento biológico da manipulação genética.
Organizar os conhecimentos biológicos construídos ao longo da historia da humanidade e adequá-los ao sistema de ensino requer compreensão dos contextos em que a disciplina de Biologia é contemplada nos currículos escolares.
Ao final da década de 1980, foi proposto a Re-estruturação do Ensino do Segundo Grau sob o referencial teórico da pedagogia histórico-crítica, na qual o conteúdo é visto como produção histórica e social, a educação escolar tem a obrigação de oferecer e o aluno tem o direito de conhecer. Mas este documento ainda apresentava os conteúdos de Biologia divididos por blocos tradicionais, reunidos em temas geradores, reproduzindo o padrão dos livros didáticos (PARANÁ, 2008, p. 49).
Em 1998, foram promulgadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que passou a ser organizado por áreas de conhecimento, ficando a Biologia dispostas na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PARANÁ, 2008, p. 49).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) enfatizaram o desenvolvimento de competências e habilidades em prejuízo de uma abordagem mais aprofundada dos conteúdos, direcionado o ensino para temas e desenvolvimento de projetos considerados necessários para ávida do aluno. Os conceitos básicos de Biologias foram apresentados de forma reducionista, sem uma abordagem histórica, e controlados pela competência individual (PARANÁ, 2008, p. 49).
Estes marcos foram utilizados como critérios para escolha dos conteúdos estruturantes e dos encaminhamentos metodológicos. Cabe ressaltar que a importância desta compreensão histórica e filosófica da ciência está em conformidade com o atual contexto sócio, econômico e político, estabelecido a partir da compreensão da concepção de ciência enquanto construção humana (PARANÁ, 2008, p. 49).
Entende-se assim, que a Biologia contribui para formar sujeitos críticos e atuantes, por meio de conteúdos que ampliem seu entendimento acerca do objeto de estudo, o fenômeno Vida, em sua complexidade, ou seja: na organização dos seres vivos, no funcionamento dos mecanismos biológicos, no estudo da biodiversidade em processos biológicos de variabilidade genética, hereditariedade e implicações dos avanços biológicos no fenômeno Vida.
A disciplina de Biologia se pauta na valorização do conhecimento disciplinar, na compreensão da ampla rede de relações entre a produção científica, a validade ou não das diferentes teorias científicas.
Para o ensino da Biologia compreender o fenômeno Vida e sua diversidade de manifestações significa pensar uma ciência em transformação, cujo caráter provisório do conhecimento garante uma reavaliação dos seus resultados e possibilita um repensar e uma mudança constante de conceitos e teorias elaboradas em cada momento histórico e social.
OBJETIVOS GERAIS
O objetivo geral da disciplina de Biologia está pautado no fenômeno Vida, ou seja, compreender e relacionar a vida e seus fenômenos influenciado por um pensamento historicamente construído, correspondente à concepção de ciência de cada época e à maneira de conhecer a natureza e relacioná-la com seu cotidiano no sentido de melhoria de qualidade de vida além de propiciar um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as informações e os conhecimentos obtidos se transformem em instrumentos de compreensão, interpretação das mudanças e previsão da realidade.
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Organização dos seres vivos
Mecanismos Biológicos
Biodiversidade
Manipulação Genética
Em concordância com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Ensino de Biologia, a abordagem dos conteúdos ocorrerá integrando os quatros conteúdos estruturantes de modo que, ao introduzir a classificação dos seres vivos, por exemplo, como tentativa de conhecer e compreender a diversidade biológica, agrupando-os e categorizando-os, será, também, discutido o mecanismo de funcionamento, o processo evolutivo, a extinção das espécies e o surgimento natural e induzido de novos seres vivos (PARANÁ, 2008, p.74).
Fonte: www.cscjardimclarito.seed.pr.gov.br

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