IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Benefícios do tomate



No mundo inteiro o tomate é apreciado pelos seus inúmeros benefícios para a saúde, entre eles os seus efeitos anti cancerígenos e a sua associação à redução do risco de ataques cardíacos.
É uma excelente fonte de vitaminas, sendo que 100 gr contem cerca de: 17 calorias, 1 gr de fibra, 17 mg de vitamina C e 1,2 mg de vitamina E, além de ácido folico, potássio, cálcio, oligoelementos e fibra dietética quando consumidos com a casca e a semente.


Trata-se de um fruto, considerado por alguns como um legume, com a polpa carnosa e suculenta e de imensa versatilidade na cozinha, que se presta a deliciosas e nutritivas saladas e nos mais diversos tipos de prato.
O tomateiro é uma planta de cultivo fácil, sendo que 3 ou 4 pés são suficientes para o consumo de uma família. ( Ver cultivo do tomateiro )

Quando maduro apresenta a cor vermelha, indicativo de maior concentração em licopeno, o antioxidante mais potente de todos os carotenoídes. O principal responsável pela prevenção de alguns tipos de cancro como o da mama e da próstata. Alguns estudos levam a crer que o licopeno ajuda inclusive reduzir o tamanho dos tumores e a desacelerar o seu crescimento.

Infelizmente o tomate algumas vezes é associado a alergias alimentares, resultando em dores de cabeça, eczema, urticaria, distúrbios gastrointestinais, irritação das vias nasais e oculares.


As principais razões pelas quais deve consumir tomate
Doenças cardíacas. Com base num estudo feito a homens europeus, conclui-se que os que tinham níveis altos de licopeno no organismo, tinham menos de probabilidades de terem um ataque cardíaco.

Cancro da próstata. Um estudo feito a 47000 americanos, revelou que os que comiam tomate ou à base deste mais de 3 vezes por semana, tinham menos probabilidades de contrair cancro da próstata.

Cancros do aparelho digestivo. o consumo alto de licopeno dos tomates está associado a redução do cancro do estômago, do cólon e do recto.

Colesterol. O consumo do tomate está associado à redução do colesterol.

Dietas. O tomate é um bom coadjuvante na perda de peso, pelo seu reduzido teor calórico, um tomate têm em média 35 calorias, e pelo seu baixo valor em gordura, cerca de 1 grama.

Dica

Para optimizar uma melhor absorção do licopeno, deve-se consumir o tomate cozinhado ou tempera-lo cru com óleo ou azeite.

http://ppatinhofeio.blogspot.com.br/2014/09/beneficios-do-tomate.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário