IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

COLETÂNEA DE VERBOS PARA A ELABORAÇÃO DE OBJETIVOS (Para projetos, planos de aula etc.)


Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância.Ele é o ponto chave para exprimir a intenção de um educador. 
Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de verbos que se prestem a muitas interpretações. 
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para objetivos gerais e específicos, nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.




VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR OBJETIVO



Acentuar 
Contar 

Adicionar 
Contribuir 
Generalizar 
Rebater

Agrupar 
Converter 
Grafar 
Receber

Analisar 
Cooperar 
Grifar 
Reconhecer

Andar 
Correr 
Identificar 
Recortar

Anotar 
Costurar 
Ilustrar 
Redigir

Aplicar 
Criticar 
Indicar 
Reduzir

Apresentar 
Declamar 
Interpretar 
Registrar

Arbitrar 
Decompor 
Interpretar 
Relacionar

Argumentar 
Deduzir 
Inventar 
Relatar

Armar 
Definir 
Juntar 
Repartir

Arremessar 
Demonstrar 
Justificar 


Assinalar 
Descobrir 
Lançar 
Reproduzir

Atirar 
Descrever 
Ler 
Resolver

Atribuir 
Desenhar 
Listar 
Responder

Calcular 
Destacar 
Localizar 
Responder

Cantar 
Determinar 
Manipular 
Resumir

Caracterizar 
Discriminar 
Marchar 
Reunir

Circundar 
Discutir 
Medir 
Riscar

Citar 
Dividir 
Modelar 
Saltar

Classificar 
Dramatizar 
Montar 
Saltitar

Colaborar 
Elaborar 
Multiplicar 
Separar

Colar 
Encenar 
Narrar 
Simplificar

Coletar 
Enlaçar 
Nomear 
Sintetizar

Colorir 
Enumerar 
Operar 
Solucionar

Combinar 
Esboçar 
Organizar 
Sublinhar

Comentar 
Escrever 
Participar 
Subtrair

Comparar 
Especificar 
Pegar 
Sumariar

Competir 
Esquematizar 
Pintar 
Tabular

Completar 
Estabelecer 
Planejar 
Tocar

Compor 


Pontuar 
Tocar

Compor 
Executar 
Preparar 
Traçar

Comunicar-Se 


Pronunciar 
Traduzir

Concluir 
Exemplificar 
Propor 
Transformar

Confeccionar 
Expressar 
Provar 
Transformar

Construir 
Extrair 
Pular 
Usar

Construir 
Falar 
Racionalizar 
Verbalizar

Construir 
Flexionar 
Reagrupar 
Verificar





VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.





Abrandar 
Aproveitar 
Desfrutar 
Memorizar

Absorver 
Capacitar 
Entender 
Pensar

Acrescentar 
Carrear 
Evidenciar 
Perceber

Adaptar 
Compreender 
Facilitar 
Praticar bem

Adquirir 
Conhecer 
Familiarizar-se 
Saber

Aperfeiçoar 
Conscientizar-se 
Fixar 
Sociabilizar

Apreciar 
Cooperar 
Jogar bem 
Ter idéia de

Aprender melhor 
Depreender 
Melhorar 
Ter inclinação para

Aprimorar 
Desenvolver 





VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:



Abaixar-Se 
Definir 
Ilustrar 
Puxar

Abrir 
Deitar-Se 
Imitar 
Quadrupedear

Acabar 
Demonstrar 
Imitar 
Qualificar

Acampar 
Derrubar 
Impulsionar 
Questionar

Acompanhar 
Derrubar 
Impulsionar 
Quicar

Adicionar 
Descrever 
Inclinar 
Rastejar

Adicionar 
Descrever 
Inclinar 
Reagrupar

Agachar-se 
Deslizar 
Inclinar-se 



Agarrar 
Deslizar 
Inclinar-se 
Recitar

Agarrar 
Deslocar-se 
Indicar 
Reconhecer

Agarrar-se 
Deslocar-se 
Iniciar 
Redigir

Ajoelhar 
Desobrigar-se 
Inspirar 
Reformular

Ajoelhar 
Diferenciar 
Integrar 
Relacionar

Ajudar 
Dirigir 
Intercalar 
Relaxar

Alternar 
Discutir 
Interpretar 
Remar

Analisar 
Distinguir 
Investigar 
Repetir

Anotar 
Dividir 
Ir 
Resolver

Apalpar 
Dizer 
Jogar 
Responder

Aplicar 
Dobrar 
Julgar 
Rever

Apoiar 
Dramatizar 
Juntar 
Revezar

Apontar 
Driblar 
Justificar 

Apresentar-se 
Elevar-se 
Lançar 
Rolar

Argüir 
Empregar 
Lançar-se 
Sacar

Arquear-se 
Empurrar 
Ler 
Saltar

Arrastar-se 
Encestar 
Liderar 
Seguir

Arrolar 
Encolher 
Listar 



Atar 
Encolher-se 
Localizar 
Selecionar

Aumentar 
Engatar 
Manipular 
Separar

Automatizar 
Engatinhar 
Marcar 
Seriar

Autorizar 
Enumerar 
Marchar 
Serpentear

Balançar 
Equilibrar-se 
Medir 
Sintetizar

Bater 
Escorregar 
Mergulhar 
Soletrar

Bloquear 
Escrever 
Modificar 
Solucionar

Boiar 
Escutar 
Mover 
Subdividir

Bola 
Esgueirar-se 
Movimentar-se 
Subir

Cabecear 
Especificar 
Mudar 
Sublinhar

Cair 
Esquematizar 
Multiplicar 
Submeter

Cantar 
Estender 
Nadar 
Subtrair

Chutar 
Esticar 
Nivelar 
Sugerir

Citar 
Esticar-se 
Nomear 
Suportar

Classificar 
Examinar 
Numerar 
Suspender-se

Colar 
Executar 
Obedecer 
Sustentar

Colocar 
Expirar 
Observar 
Tirar

Colorir 
Explanar 
Obter 
Tocar

Combinar 
Explicar 
Olhar 
Tomar

Compara 
Explorar 
Ordenar 
Trabalhar

Compartilhar 
Expor 
Organizar 
Tracionar

Competir 
Expor 
Ouvir 
Traduzir

Completar 
Expressar 
Parar 
Transformar

Compor 
Falar 
Passear 
Transpor

Computar 
Fazer 
Pedalar 
Trazer

Concluir 
Fechar 
Percorrer 
Trepar

Conduzir Uma 
Flexionar 
Pesar 
Unir

Construir 
Flutuar 
Pesquisar 
Unir

Contar 
Formar 
Pintar 
Usar

Contrastar 
Frear 
Planejar 
Usar

Converter 
Galopar 
Pôr 
Utilizar

Correr 
Ganhar 
Predizer 
Utilizar

Cortar 
Generalizar 
Prender 
Valsar

Criar 
Girar 
Preparar 
Valsar

Curvar 
Golpear 
Prestar 
Verificar

Dar 
Grifar 
Produzir 
Ziguezaguear

Defender 
Guardar 
Pular 

Identificar 
Puxar 







VERBOS ADEQUADOS PARA OBJETIVOS IMEDIATOS QUE TENDEM A INDICAR DETERMINADOS DOMÍNIOS:





DOMINIO PSICOMOTOR 
DOMINIO COGNITIVO 
DOMINIO SOCIAL 
DOMINIO AFETIVO

Automatizar 
Analisar 
Aceitar 
Agir com

Colocar 
Apontar 
Ajudar 
Desempenhar com

Correr 
Aplicar 
Aplaudir 


Cortar 
Avaliar 
Compartilhar 
Demonstrar

Demonstrar 
Citar 
Competir 

Deslocar-se 
Combinar 
Comunicar-se 

Desempenhar 
Comparar 
Cooperar 

Dramatizar 
Classificar 
Contribuir 

Driblar 
Criar 
Convidar 

Equilibrar-se 
Distinguir 
Discutir 

Explorar 
Definir 
Elogiar 

Jogar 
Dizer 
Escolher 

Quicar 
Explicar 
Interagir 

Realizar 
Explorar 
Permitir 

Percorrer 
Enumerar 
Participar 

Saltar 
Indicar 
Saudar 

Selecionar 

Ordenar 

Revisar 

Identificar 

Compor 









CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS


0 01. GERAIS - COGNITIVOS: 

Administrar 
Aprimorar 
Delegar 
Fazer 
Recitar

Afirmar 
Avaliar 
Demonstrar 
Formular 
Resolver

Analisar 
Calcular 
Distinguir 
Identificar 
Saber

Aprender 
Compreender 
Entender 
Integrar 
Transferir

Aplicar 
Constar 
Enumerar 
Interpretar 

Apreciar 
Construir 
Escrever 
Propor 



02. GERAIS - AFETIVOS

Aceitar 
Cooperar 
Gostar 
Oferecer

Acompanhar 
Demonstrar 
Manter 
Participar

Apreciar 
Elaborar 
Mostrar 
Reconhecer

Completar 
Escutar 
Obedecer 
Ter



03. GERAIS - PSICOMOTORES

Coser 
Desenhar 
Executar 
Operar

Criar 
Escrever 
Montar 
Reparar

Demonstrar 





VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS:


1. DOMÍNIO COGNITIVO:

Analisar 
Avaliar 
Construir 
Identificar 
Resolver

Aprender 
Compreender 
Entender 
Interpretar 
Sintetizar

Aplicar 
Conhecer 
Formular 
Propor 
Transferir



2. DOMINIO AFETIVO:

Aceitar 
Apreciar 
Demonstrar 
Gostar 
Valorizar

Conscientizar 



3. DOMINIO SOCIAL:

Aceitar 
Cooperar 
Demonstrar 
Gostar 
Participar



4. DOMINIO PSICOMOTOR:

Adquirir 
Aperfeiçoar 
Desenvolver 
Demonstrar



OUTROS VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS



Acreditar 
Colaborar 
Crer 
Entender

Adquirir 
Compreender 
Desenvolver 
Julgar

Aperfeiçoar 
Conhecer 
Disputar 
Saber

Aprender melhor 
Cooperar 





CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS




01. ESPECÍFICOS – COGNITIVOS:



Aplicar 
Converter 
Esboçar 
Justificar 
Relacionar

Autorizar 
Criar 
Escrever 
Listar 
Relatar

Avaliar 
Criticar 
Especificar 
Manipular 
Reproduzir

Calcular 
Defender 
Exemplificar 
Modificar 
Resolver

Categorizar 
Definir 
Explicar 
Mostrar 
Resumir

Citar 
Demonstrar 
Expressar-se 
Obter 
Reorganizar

Classificar 
Descrever 
Generalizar 
Operar 
Rever

Combinar 
Diferenciar 
Identificar 
Organizar 
Selecionar

Compilar 
Discriminar 
Ilustrar 
Preparar 
Separar

Comparar 
Distinguir 
Indicar 
Prover 
Se capaz

Compor 
Dizer 
Inferir 
Produzir 
Subdividir

Concluir 
Enumerar 
Interferir 
Reconstruir 
Sublimar

Confirmar 
Enunciar 
Interpretar 
Redigir 
Sumarizar

Contrastar 
Escolher 
Inventar 
Reescrever 
Utilizar



02. ESPECIFICOS – AFETIVOS



Aderir 
Dar 
Felicitar 
Mostrar 
Repartir

Ajudar 
Defender 
Formar 
Nomear 
Replicar

Alistar 
Descrever 
Generalizar 
Ordenar 
Resolver

Alterar 
Diferenciar 
Identificar 
Organizar 
Responder

Apresentar 
Discriminar 
Iniciar 
Perguntar 
Rever

Arranjar 
Discutir 
Influenciar 
Praticar 
Salientar

Assistir 
Dizer 
Integrar 
Preparar 
Seguir

Atuar 
Enumerar 
Justificar 
Propor 
Selecionar

Combinar 
Escolher 
Ler 
Qualificar 
Sintetizar

Comparar 
Escrever 
Localizar 
Realizar 
Trabalhar

Completar 
Executar 
Manter 
Recitar 
Usar

Conformar-se 
Estudar 
Militar 
Relacionar 
Verificar

Convidar 
Explicar 
Modificar 
Relatar 





03. ESPECIFICOS - PSICOMOTORES



Afiar 
Criar 
Fixar 
Martelar 
Redigir

Aquecer 
Desligar 
Furar 
Misturar 
Seguir

Calibrar 
Edificar 
Juntar 
Ouvir 
Segurar

Colocar 
Emendar 
Ligar 
Pesar 
Serrar

Compor 
Enroscar 
Limpar 
Prender 
Usar

Consertar 
Expressar-se 
Manipular 
Pintar 
Utilizar

Construir 



VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECIFICOS
COMPORTAMENTAIS E IMEDIATOS


1.Domínio Cognitivo:

Aplicar 
Confirmar 
Enumerar 
Inferir 
Reescrever

Avaliar 
Contrastar 
Enunciar 
Interpretar 
Relacionar

Calcular 
Converter 
Escrever 
Inventar 
Relatar

Categorizar 
Criar 
Especificar 
Justificar 
Reproduzir

Citar 
Criticar 
Exemplificar 
Listar 
Resolver

Classificar 
Defender 
Explicar 
Modificar 
Resumir

Combinar 
Definir 
Expressar 
Organizar 
Reorganizar

Compilar 
Descrever 
Generalizar 
Preparar 
Selecionar

Comparar 
Diferenciar 
Identificador 
Produzir 
Separar

Compor 
Discriminar 
Ilustrar 
Reconstruir 
Subdividir

concluir 
distinguir 
Indicar 
Redigir 
Utilizar



2. Domínio Afetivo:

Assumir 
Alterar 
Escolher 
Manter 
Organizar

Atuar 
Conformar-se 
Formar 
Modificar 
Responder

apresentar 
Defender 
Reconhecer 
mostrar 
Seguir

demonstrar 
Prestar atenção 
Trabalhar



3. Domínio Social:

Aderir 
Convidar 
Formar 
Mostrar 
Seguir

Ajudar 
Dar 
Influenciar 
Relacionar-se 

Aplaudir 
Escolher 
Integrar 
Repartir 
Trabalhar

Assumir 
felicitar 
manter 
responder 

atuar 



4.Domínio Psicomotor:

Colocar 
Executar 
Juntar 
Prender 
Realizar

Demonstrar 
Fixar 
Ligar 
Segurar 
Usar

efetuar 
iniciar 
manipular 
trabalhar 
utilizar





VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS







Acentuar 
Converter 
Esquematizar 
Medir 
Relatar

Adicionar 
Cooperar 
Estabelecer 
Modelar 
Repartir

Analisar 
Cooperar 
Executar 
Montar 
Reproduzir

Anotar 
Correr 
Experiência 
Multiplicar 
Resolver

Argumentar 
Costurar 
Expressar 
Narrar 
Responder

Armar 
Criticar 
Extrair 
Nomear 
Resumir

Atribuir 
Declamar 
Falar 
Operar 
Reunir

Calcular 
Deduzir 
Flexionar 
Participar 
Riscar

Cantar 
Definir 
Formular 
Pegar 
Saltar

Caracterizar 
Demonstrar 
Generalizar 
Pintar 
Saltitar

Circular 
Descrever 
Grafar 
Planejar 
Separar

Citar 
Desenhar 
Grifar 
Pontuar 
Simplificar

Classificar 
Destacar 
Hipótese 
Preparar 
Sintetizar

Colaborar 
Destacar 
Identificar 
Pronunciar 
Solucionar

Colar 
Determinar 
Ilustrar 
Propor 
Sublinhar

Coletar 
Discutir 
Indicar 
Reagrupar 
Tabular

Colorir 
Dividir 
Inventar 
Realizar 
Tocar

Comentar 
Dramatizar 
Juntar 
Rebater 
Traçar

Comparação 
Elaborar 
Justificar 
Recordar 
Traduzir

Comparar 
Encenar 
Lançar 
Recordar 
Transformar

Competir 
Enumerar 
Ler 
Redigir 
Usar

Completar 
Esboçar 
Listar 
Reduzir 
Verbalizar

Construir 
Escrever 
Localizar 
Relacionar 
Verificar

Contribuir 
Especificar 
Manipular 






Contribuir 
Especificar 
Manipular 



OUTROS VERBOS DE AÇÃO:



Abrir 
Descrever 
Ir 
Puxar

Acabar 
Desenhar 
Jogar 
Questionar

Achar 
Dirigir 
Juntar 
Reagrupar

Adicionar 
Discriminar 
Justificar 
Recitar

Ajudar 
Dividir 
Ler 
Reconhecer

Anotar 
Dizer 
Liderar 
Recordar

Apoiar 
Dizer 
Listar 
Repetir

Apontar 
Empregar 
Marcar 
Resolver

Apontar 
Empurrar 
Marchar 
Reunir

Arguir 
Envolver 
Medir 
Saltar

Arrolar 
Escolher 
Medir 
Seguir

Aumentar 
Escrever 
Modificar 
Selecionar

Bater 
Escutar 
Mudar 
Soletrar

Calcular 
Especificar 
Multiplicar 
Somar

Chutar 
Esquematizar 
Nivelar 
Suar

Colar 
Estabelecer 
Nomear 
Sublinhar

Colocar 
Etc 
Observar 
Submeter

Combinar 
Evidenciar 
Obter 
Subtrair

Compartilhar 
Examinar 
Ordenar 
Suportar

Completar 
Examinar 
Parar 
Tirar

Compor 
Expor 
Pesar 
Tocar

Computar 
Fazer 
Pintar 
Tomar

Construir 
Fixar 
Planejar 
Traduzir

Construir 
Ganhar 
Por 
Transformar

Contar 
Guardar 
Preencher 
Trazer

Criar 
Ilustrar 
Preparar 

Dar 
Indicar 
Prestar 

Definir 
Indicar 
Produzir 

Demonstrar 
Investigar 
Provar 



VERBOS QUE NÃO DEVEM: ser usados na formulação de objetivos, por não serem verbos de ação, por conseguinte, impróprios:







Apreciar 
Eficientemente 
Perceber

Compreender 
Entender 
Saber

Conhecer 
Familiarizar 
Ter Inclinações

Conscientizar 
Interessar 
Tornar Familiar

Desenvolver Compreensão 
Levar 
Trabalhar



Verbos inadequados para objetivos imediatos, por serem muito abrangentes ou vagos:



Adquirir 
Apreciar 
Desenvolver 
Saber

Aprender 
Conhecer 
Entender 
Sociabilizar

Aperfeiçoar 
Compreender 
Melhorar 
Valorizar







FORMULAÇÃO OPERACIONAL DOS OBJETIVOS




1º) Começar com um verbo de ação que descreva uma atividade ou um comportamento específico do educando
Exemplo: Confeccionar


2º) Após o verbo de ação, representar o conteúdo referente ao assunto em estudo.
Exemplo:
Confeccionar uma caixa de madeira


3º) Terminar com o rendimento-padrão em termos de avaliação.
Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira durante a aula de artes








OBJETIVOS IMEDIATOS


Na elaboração dos objetivos, antes transcrevê-los pense sempre na frase. Os alunos deverão ser capazes de....................................................................................................
Procedendo desta forma, não correrão o risco de colocarem o seu comportamento e sim o do aluno.










EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


· Desenvolver o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória.
· Adquirir o hábito da prática da atividade física.
· Desenvolver as qualidades físicas por meio da prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos desportos.
· Contribuir para a aquisição e formação de hábitos higiênicos.
· Aceitar as solicitações do professor e cumpri-las com espontaneidade.
· Propor atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas uns com os outros.
· Resolver problemas de ordem corporal em diferentes contextos




EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSI CA


· Realizar as atividades propostas rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do professor;
· Identificar as cores conforme o comando do professor;
· Agir com rapidez para recuperar a bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios.
· Dramatizar com o jornal, variados movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
· Criar diversas formas e tipos de dobradura com o jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
· Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
· Demonstrar através dos comandos do professor as variadas maneiras na situação de equilíbrio
· Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as regras e os obstáculos desenhados no chão;
· Participar atentamente das atividades de agilidade durante os jogos propostos.
· Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e depois discriminá-los;
· Executar através de palmas e imitações os exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas.
· Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo professor;
· Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do bingo;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo
· Ouvir e realizar as orientações do professor conforme a regra proposta na atividade;
· Identificar o local mais próximo para a execução da atividade;
· Participar dos jogos propostos respeitando as regras.
· Manusear os arcos em diversas formas em diferentes planos na atividade proposta;
· Executar os exercícios de competição com os arcos coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
· Desenhar e recortar livremente seguindo as instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
· Ordenar e encaixar no local adequado as peças do quebra-cabeça;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo
· Relacionar através dos desenhos no chão os diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor regente;
· Deslocar-se para os limites propostos conforme o comando do professor.
· Confeccionar as petecas seguindo a seqüência de montagem conforme a explicação do professor;
· Executar um simples movimento de rebater a peteca fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
· Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes realizando assim um simples jogo
· Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula;
· Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto as atividades estiverem sendo realizadas;
· Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio (externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
· Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num “barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
· Cantar uma música de acordo com a figura mostrada com o jornal pelo professor;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo.
· Realizar os exercícios com os pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo professor;
· Manter o espírito de competitividade sem que haja intrigas durante as atividades propostas
· Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma espalhada sem aglomeração;
· Executar as atividades com a bola atendendo os comandos propostos pelo professor durante a aula.
· Executar o circuito de maneira satisfatória passando por todas as estações;
· Prestar atenção no sinal do professor para a mudança das estações no decorrer do circuito.
· Saltar a corda realizando os diferentes tipos de saltos (apoios);
· Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo da corda;
· Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a aula.
· Identificar as respectivas partes do corpo colando no local indicado;
· Criar movimentos identificando a parte do corpo citada pelo professor no decorrer da explicitação.
· Pular o elástico diversificando os diversos tipos de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
· Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos de apoio conforme o comando do professor;
· Distinguir os tipos de saltos durante a realização dos exercícios.
· Respirar compassadamente observando a respiração do professor e seus comandos;
· Distinguir as fases da respiração (inspirar e expirar) conforme a seqüência dos exercícios

Fonte: Material elaborado através dos textos dos professores da UEL: Josy Ferraz Ramon e Edina Marinez Armacolo e dos professores da UNIPAR: Nelson Luis Posseti e Leda Rossi Gonçalves. Disciplina de Didática - Professora Lucyelena Amaral Picelli - Curso de Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário