Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância.Ele é o ponto chave para exprimir a intenção de um educador.
Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de verbos que se prestem a muitas interpretações.
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para objetivos gerais e específicos, nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.
VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR OBJETIVO
Acentuar
Contar
Adicionar
Contribuir
Generalizar
Rebater
Agrupar
Converter
Grafar
Receber
Analisar
Cooperar
Grifar
Reconhecer
Andar
Correr
Identificar
Recortar
Anotar
Costurar
Ilustrar
Redigir
Aplicar
Criticar
Indicar
Reduzir
Apresentar
Declamar
Interpretar
Registrar
Arbitrar
Decompor
Interpretar
Relacionar
Argumentar
Deduzir
Inventar
Relatar
Armar
Definir
Juntar
Repartir
Arremessar
Demonstrar
Justificar
Assinalar
Descobrir
Lançar
Reproduzir
Atirar
Descrever
Ler
Resolver
Atribuir
Desenhar
Listar
Responder
Calcular
Destacar
Localizar
Responder
Cantar
Determinar
Manipular
Resumir
Caracterizar
Discriminar
Marchar
Reunir
Circundar
Discutir
Medir
Riscar
Citar
Dividir
Modelar
Saltar
Classificar
Dramatizar
Montar
Saltitar
Colaborar
Elaborar
Multiplicar
Separar
Colar
Encenar
Narrar
Simplificar
Coletar
Enlaçar
Nomear
Sintetizar
Colorir
Enumerar
Operar
Solucionar
Combinar
Esboçar
Organizar
Sublinhar
Comentar
Escrever
Participar
Subtrair
Comparar
Especificar
Pegar
Sumariar
Competir
Esquematizar
Pintar
Tabular
Completar
Estabelecer
Planejar
Tocar
Compor
Pontuar
Tocar
Compor
Executar
Preparar
Traçar
Comunicar-Se
Pronunciar
Traduzir
Concluir
Exemplificar
Propor
Transformar
Confeccionar
Expressar
Provar
Transformar
Construir
Extrair
Pular
Usar
Construir
Falar
Racionalizar
Verbalizar
Construir
Flexionar
Reagrupar
Verificar
VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.
Abrandar
Aproveitar
Desfrutar
Memorizar
Absorver
Capacitar
Entender
Pensar
Acrescentar
Carrear
Evidenciar
Perceber
Adaptar
Compreender
Facilitar
Praticar bem
Adquirir
Conhecer
Familiarizar-se
Saber
Aperfeiçoar
Conscientizar-se
Fixar
Sociabilizar
Apreciar
Cooperar
Jogar bem
Ter idéia de
Aprender melhor
Depreender
Melhorar
Ter inclinação para
Aprimorar
Desenvolver
VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:
Abaixar-Se
Definir
Ilustrar
Puxar
Abrir
Deitar-Se
Imitar
Quadrupedear
Acabar
Demonstrar
Imitar
Qualificar
Acampar
Derrubar
Impulsionar
Questionar
Acompanhar
Derrubar
Impulsionar
Quicar
Adicionar
Descrever
Inclinar
Rastejar
Adicionar
Descrever
Inclinar
Reagrupar
Agachar-se
Deslizar
Inclinar-se
Agarrar
Deslizar
Inclinar-se
Recitar
Agarrar
Deslocar-se
Indicar
Reconhecer
Agarrar-se
Deslocar-se
Iniciar
Redigir
Ajoelhar
Desobrigar-se
Inspirar
Reformular
Ajoelhar
Diferenciar
Integrar
Relacionar
Ajudar
Dirigir
Intercalar
Relaxar
Alternar
Discutir
Interpretar
Remar
Analisar
Distinguir
Investigar
Repetir
Anotar
Dividir
Ir
Resolver
Apalpar
Dizer
Jogar
Responder
Aplicar
Dobrar
Julgar
Rever
Apoiar
Dramatizar
Juntar
Revezar
Apontar
Driblar
Justificar
Apresentar-se
Elevar-se
Lançar
Rolar
Argüir
Empregar
Lançar-se
Sacar
Arquear-se
Empurrar
Ler
Saltar
Arrastar-se
Encestar
Liderar
Seguir
Arrolar
Encolher
Listar
Atar
Encolher-se
Localizar
Selecionar
Aumentar
Engatar
Manipular
Separar
Automatizar
Engatinhar
Marcar
Seriar
Autorizar
Enumerar
Marchar
Serpentear
Balançar
Equilibrar-se
Medir
Sintetizar
Bater
Escorregar
Mergulhar
Soletrar
Bloquear
Escrever
Modificar
Solucionar
Boiar
Escutar
Mover
Subdividir
Bola
Esgueirar-se
Movimentar-se
Subir
Cabecear
Especificar
Mudar
Sublinhar
Cair
Esquematizar
Multiplicar
Submeter
Cantar
Estender
Nadar
Subtrair
Chutar
Esticar
Nivelar
Sugerir
Citar
Esticar-se
Nomear
Suportar
Classificar
Examinar
Numerar
Suspender-se
Colar
Executar
Obedecer
Sustentar
Colocar
Expirar
Observar
Tirar
Colorir
Explanar
Obter
Tocar
Combinar
Explicar
Olhar
Tomar
Compara
Explorar
Ordenar
Trabalhar
Compartilhar
Expor
Organizar
Tracionar
Competir
Expor
Ouvir
Traduzir
Completar
Expressar
Parar
Transformar
Compor
Falar
Passear
Transpor
Computar
Fazer
Pedalar
Trazer
Concluir
Fechar
Percorrer
Trepar
Conduzir Uma
Flexionar
Pesar
Unir
Construir
Flutuar
Pesquisar
Unir
Contar
Formar
Pintar
Usar
Contrastar
Frear
Planejar
Usar
Converter
Galopar
Pôr
Utilizar
Correr
Ganhar
Predizer
Utilizar
Cortar
Generalizar
Prender
Valsar
Criar
Girar
Preparar
Valsar
Curvar
Golpear
Prestar
Verificar
Dar
Grifar
Produzir
Ziguezaguear
Defender
Guardar
Pular
Identificar
Puxar
VERBOS ADEQUADOS PARA OBJETIVOS IMEDIATOS QUE TENDEM A INDICAR DETERMINADOS DOMÍNIOS:
DOMINIO PSICOMOTOR
DOMINIO COGNITIVO
DOMINIO SOCIAL
DOMINIO AFETIVO
Automatizar
Analisar
Aceitar
Agir com
Colocar
Apontar
Ajudar
Desempenhar com
Correr
Aplicar
Aplaudir
Cortar
Avaliar
Compartilhar
Demonstrar
Demonstrar
Citar
Competir
Deslocar-se
Combinar
Comunicar-se
Desempenhar
Comparar
Cooperar
Dramatizar
Classificar
Contribuir
Driblar
Criar
Convidar
Equilibrar-se
Distinguir
Discutir
Explorar
Definir
Elogiar
Jogar
Dizer
Escolher
Quicar
Explicar
Interagir
Realizar
Explorar
Permitir
Percorrer
Enumerar
Participar
Saltar
Indicar
Saudar
Selecionar
Ordenar
Revisar
Identificar
Compor
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS
0 01. GERAIS - COGNITIVOS:
Administrar
Aprimorar
Delegar
Fazer
Recitar
Afirmar
Avaliar
Demonstrar
Formular
Resolver
Analisar
Calcular
Distinguir
Identificar
Saber
Aprender
Compreender
Entender
Integrar
Transferir
Aplicar
Constar
Enumerar
Interpretar
Apreciar
Construir
Escrever
Propor
02. GERAIS - AFETIVOS
Aceitar
Cooperar
Gostar
Oferecer
Acompanhar
Demonstrar
Manter
Participar
Apreciar
Elaborar
Mostrar
Reconhecer
Completar
Escutar
Obedecer
Ter
03. GERAIS - PSICOMOTORES
Coser
Desenhar
Executar
Operar
Criar
Escrever
Montar
Reparar
Demonstrar
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS:
1. DOMÍNIO COGNITIVO:
Analisar
Avaliar
Construir
Identificar
Resolver
Aprender
Compreender
Entender
Interpretar
Sintetizar
Aplicar
Conhecer
Formular
Propor
Transferir
2. DOMINIO AFETIVO:
Aceitar
Apreciar
Demonstrar
Gostar
Valorizar
Conscientizar
3. DOMINIO SOCIAL:
Aceitar
Cooperar
Demonstrar
Gostar
Participar
4. DOMINIO PSICOMOTOR:
Adquirir
Aperfeiçoar
Desenvolver
Demonstrar
OUTROS VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS
Acreditar
Colaborar
Crer
Entender
Adquirir
Compreender
Desenvolver
Julgar
Aperfeiçoar
Conhecer
Disputar
Saber
Aprender melhor
Cooperar
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
01. ESPECÍFICOS – COGNITIVOS:
Aplicar
Converter
Esboçar
Justificar
Relacionar
Autorizar
Criar
Escrever
Listar
Relatar
Avaliar
Criticar
Especificar
Manipular
Reproduzir
Calcular
Defender
Exemplificar
Modificar
Resolver
Categorizar
Definir
Explicar
Mostrar
Resumir
Citar
Demonstrar
Expressar-se
Obter
Reorganizar
Classificar
Descrever
Generalizar
Operar
Rever
Combinar
Diferenciar
Identificar
Organizar
Selecionar
Compilar
Discriminar
Ilustrar
Preparar
Separar
Comparar
Distinguir
Indicar
Prover
Se capaz
Compor
Dizer
Inferir
Produzir
Subdividir
Concluir
Enumerar
Interferir
Reconstruir
Sublimar
Confirmar
Enunciar
Interpretar
Redigir
Sumarizar
Contrastar
Escolher
Inventar
Reescrever
Utilizar
02. ESPECIFICOS – AFETIVOS
Aderir
Dar
Felicitar
Mostrar
Repartir
Ajudar
Defender
Formar
Nomear
Replicar
Alistar
Descrever
Generalizar
Ordenar
Resolver
Alterar
Diferenciar
Identificar
Organizar
Responder
Apresentar
Discriminar
Iniciar
Perguntar
Rever
Arranjar
Discutir
Influenciar
Praticar
Salientar
Assistir
Dizer
Integrar
Preparar
Seguir
Atuar
Enumerar
Justificar
Propor
Selecionar
Combinar
Escolher
Ler
Qualificar
Sintetizar
Comparar
Escrever
Localizar
Realizar
Trabalhar
Completar
Executar
Manter
Recitar
Usar
Conformar-se
Estudar
Militar
Relacionar
Verificar
Convidar
Explicar
Modificar
Relatar
03. ESPECIFICOS - PSICOMOTORES
Afiar
Criar
Fixar
Martelar
Redigir
Aquecer
Desligar
Furar
Misturar
Seguir
Calibrar
Edificar
Juntar
Ouvir
Segurar
Colocar
Emendar
Ligar
Pesar
Serrar
Compor
Enroscar
Limpar
Prender
Usar
Consertar
Expressar-se
Manipular
Pintar
Utilizar
Construir
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECIFICOS
COMPORTAMENTAIS E IMEDIATOS
1.Domínio Cognitivo:
Aplicar
Confirmar
Enumerar
Inferir
Reescrever
Avaliar
Contrastar
Enunciar
Interpretar
Relacionar
Calcular
Converter
Escrever
Inventar
Relatar
Categorizar
Criar
Especificar
Justificar
Reproduzir
Citar
Criticar
Exemplificar
Listar
Resolver
Classificar
Defender
Explicar
Modificar
Resumir
Combinar
Definir
Expressar
Organizar
Reorganizar
Compilar
Descrever
Generalizar
Preparar
Selecionar
Comparar
Diferenciar
Identificador
Produzir
Separar
Compor
Discriminar
Ilustrar
Reconstruir
Subdividir
concluir
distinguir
Indicar
Redigir
Utilizar
2. Domínio Afetivo:
Assumir
Alterar
Escolher
Manter
Organizar
Atuar
Conformar-se
Formar
Modificar
Responder
apresentar
Defender
Reconhecer
mostrar
Seguir
demonstrar
Prestar atenção
Trabalhar
3. Domínio Social:
Aderir
Convidar
Formar
Mostrar
Seguir
Ajudar
Dar
Influenciar
Relacionar-se
Aplaudir
Escolher
Integrar
Repartir
Trabalhar
Assumir
felicitar
manter
responder
atuar
4.Domínio Psicomotor:
Colocar
Executar
Juntar
Prender
Realizar
Demonstrar
Fixar
Ligar
Segurar
Usar
efetuar
iniciar
manipular
trabalhar
utilizar
VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Acentuar
Converter
Esquematizar
Medir
Relatar
Adicionar
Cooperar
Estabelecer
Modelar
Repartir
Analisar
Cooperar
Executar
Montar
Reproduzir
Anotar
Correr
Experiência
Multiplicar
Resolver
Argumentar
Costurar
Expressar
Narrar
Responder
Armar
Criticar
Extrair
Nomear
Resumir
Atribuir
Declamar
Falar
Operar
Reunir
Calcular
Deduzir
Flexionar
Participar
Riscar
Cantar
Definir
Formular
Pegar
Saltar
Caracterizar
Demonstrar
Generalizar
Pintar
Saltitar
Circular
Descrever
Grafar
Planejar
Separar
Citar
Desenhar
Grifar
Pontuar
Simplificar
Classificar
Destacar
Hipótese
Preparar
Sintetizar
Colaborar
Destacar
Identificar
Pronunciar
Solucionar
Colar
Determinar
Ilustrar
Propor
Sublinhar
Coletar
Discutir
Indicar
Reagrupar
Tabular
Colorir
Dividir
Inventar
Realizar
Tocar
Comentar
Dramatizar
Juntar
Rebater
Traçar
Comparação
Elaborar
Justificar
Recordar
Traduzir
Comparar
Encenar
Lançar
Recordar
Transformar
Competir
Enumerar
Ler
Redigir
Usar
Completar
Esboçar
Listar
Reduzir
Verbalizar
Construir
Escrever
Localizar
Relacionar
Verificar
Contribuir
Especificar
Manipular
Contribuir
Especificar
Manipular
OUTROS VERBOS DE AÇÃO:
Abrir
Descrever
Ir
Puxar
Acabar
Desenhar
Jogar
Questionar
Achar
Dirigir
Juntar
Reagrupar
Adicionar
Discriminar
Justificar
Recitar
Ajudar
Dividir
Ler
Reconhecer
Anotar
Dizer
Liderar
Recordar
Apoiar
Dizer
Listar
Repetir
Apontar
Empregar
Marcar
Resolver
Apontar
Empurrar
Marchar
Reunir
Arguir
Envolver
Medir
Saltar
Arrolar
Escolher
Medir
Seguir
Aumentar
Escrever
Modificar
Selecionar
Bater
Escutar
Mudar
Soletrar
Calcular
Especificar
Multiplicar
Somar
Chutar
Esquematizar
Nivelar
Suar
Colar
Estabelecer
Nomear
Sublinhar
Colocar
Etc
Observar
Submeter
Combinar
Evidenciar
Obter
Subtrair
Compartilhar
Examinar
Ordenar
Suportar
Completar
Examinar
Parar
Tirar
Compor
Expor
Pesar
Tocar
Computar
Fazer
Pintar
Tomar
Construir
Fixar
Planejar
Traduzir
Construir
Ganhar
Por
Transformar
Contar
Guardar
Preencher
Trazer
Criar
Ilustrar
Preparar
Dar
Indicar
Prestar
Definir
Indicar
Produzir
Demonstrar
Investigar
Provar
VERBOS QUE NÃO DEVEM: ser usados na formulação de objetivos, por não serem verbos de ação, por conseguinte, impróprios:
Apreciar
Eficientemente
Perceber
Compreender
Entender
Saber
Conhecer
Familiarizar
Ter Inclinações
Conscientizar
Interessar
Tornar Familiar
Desenvolver Compreensão
Levar
Trabalhar
Verbos inadequados para objetivos imediatos, por serem muito abrangentes ou vagos:
Adquirir
Apreciar
Desenvolver
Saber
Aprender
Conhecer
Entender
Sociabilizar
Aperfeiçoar
Compreender
Melhorar
Valorizar
FORMULAÇÃO OPERACIONAL DOS OBJETIVOS
1º) Começar com um verbo de ação que descreva uma atividade ou um comportamento específico do educando
Exemplo: Confeccionar
2º) Após o verbo de ação, representar o conteúdo referente ao assunto em estudo.
Exemplo:
Confeccionar uma caixa de madeira
3º) Terminar com o rendimento-padrão em termos de avaliação.
Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira durante a aula de artes
OBJETIVOS IMEDIATOS
Na elaboração dos objetivos, antes transcrevê-los pense sempre na frase. Os alunos deverão ser capazes de....................................................................................................
Procedendo desta forma, não correrão o risco de colocarem o seu comportamento e sim o do aluno.
EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
· Desenvolver o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória.
· Adquirir o hábito da prática da atividade física.
· Desenvolver as qualidades físicas por meio da prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos desportos.
· Contribuir para a aquisição e formação de hábitos higiênicos.
· Aceitar as solicitações do professor e cumpri-las com espontaneidade.
· Propor atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas uns com os outros.
· Resolver problemas de ordem corporal em diferentes contextos
EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSI CA
· Realizar as atividades propostas rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do professor;
· Identificar as cores conforme o comando do professor;
· Agir com rapidez para recuperar a bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios.
· Dramatizar com o jornal, variados movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
· Criar diversas formas e tipos de dobradura com o jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
· Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
· Demonstrar através dos comandos do professor as variadas maneiras na situação de equilíbrio
· Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as regras e os obstáculos desenhados no chão;
· Participar atentamente das atividades de agilidade durante os jogos propostos.
· Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e depois discriminá-los;
· Executar através de palmas e imitações os exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas.
· Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo professor;
· Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do bingo;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo
· Ouvir e realizar as orientações do professor conforme a regra proposta na atividade;
· Identificar o local mais próximo para a execução da atividade;
· Participar dos jogos propostos respeitando as regras.
· Manusear os arcos em diversas formas em diferentes planos na atividade proposta;
· Executar os exercícios de competição com os arcos coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
· Desenhar e recortar livremente seguindo as instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
· Ordenar e encaixar no local adequado as peças do quebra-cabeça;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo
· Relacionar através dos desenhos no chão os diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor regente;
· Deslocar-se para os limites propostos conforme o comando do professor.
· Confeccionar as petecas seguindo a seqüência de montagem conforme a explicação do professor;
· Executar um simples movimento de rebater a peteca fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
· Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes realizando assim um simples jogo
· Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula;
· Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto as atividades estiverem sendo realizadas;
· Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio (externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
· Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num “barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
· Cantar uma música de acordo com a figura mostrada com o jornal pelo professor;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo.
· Realizar os exercícios com os pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo professor;
· Manter o espírito de competitividade sem que haja intrigas durante as atividades propostas
· Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma espalhada sem aglomeração;
· Executar as atividades com a bola atendendo os comandos propostos pelo professor durante a aula.
· Executar o circuito de maneira satisfatória passando por todas as estações;
· Prestar atenção no sinal do professor para a mudança das estações no decorrer do circuito.
· Saltar a corda realizando os diferentes tipos de saltos (apoios);
· Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo da corda;
· Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a aula.
· Identificar as respectivas partes do corpo colando no local indicado;
· Criar movimentos identificando a parte do corpo citada pelo professor no decorrer da explicitação.
· Pular o elástico diversificando os diversos tipos de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
· Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos de apoio conforme o comando do professor;
· Distinguir os tipos de saltos durante a realização dos exercícios.
· Respirar compassadamente observando a respiração do professor e seus comandos;
· Distinguir as fases da respiração (inspirar e expirar) conforme a seqüência dos exercícios
Fonte: Material elaborado através dos textos dos professores da UEL: Josy Ferraz Ramon e Edina Marinez Armacolo e dos professores da UNIPAR: Nelson Luis Posseti e Leda Rossi Gonçalves. Disciplina de Didática - Professora Lucyelena Amaral Picelli - Curso de Educação Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário