IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 7 de março de 2014

Ferrovia Norte-Sul passará pela região.

Depois de meses de reuniões, debates, muitas audiências e batalhas políticas, o traçado daFerrovia Norte-Sul passará pela região do Médio Alto Uruguai. O anúncio foi feito durante a reunião da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) realizada ontem, 6, na sede da entidade, em Seberi. O traçado foi elaborado e aprovado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. As lideranças afirmam que a região, apoiada pela Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), deverá ser contemplada com uma ramificação da ferrovia.
O presidente da Amzop e prefeito de Pinhal, Edilson Pelizari, foi informado sobre a aprovação do traçado através de ofício encaminhado pelo deputado federal, Alceu Moreira (PMDB-RS), representante dos municípios que lutavam pela inclusão do Médio Alto Uruguai no traçado da Ferrovia Norte-Sul.
Segundo Pelizari, a aprovação do traçado é uma conquista dos prefeitos da Amzop e da Amuceleiro que lutaram pela causa e, também, das demais lideranças regionais, estaduais e federais que apoiaram a iniciativa. “É uma notícia muito boa para a região. Estamos todos contentes, mas passamos por uma longa etapa. Precisamos continuar lutando e do apoio das entidades dos municípios da Amzop e da Amuceleiro, pois, concretizando este projeto, a região dará um salto muito grande de crescimento”, ressaltou.

Segundo o secretário-executivo da Amzop, Luiz Gustavo de Souza, o traçado da Ferrovia Norte-Sul já foi modificado três vezes e deverão ter novas audiências para discutir o projeto. Por isso, as lideranças devem ficar atentas e continuar lutando. “Sabemos que haverá outras duas audiências públicas até abril, que é quando termina o projeto básico. Precisamos mobilizar a comunidade e as entidades regionais pra que este projeto possa ser concretizado”, apontou.

O traçado

Conforme o Estudo de Viabilidade Técnico-econômica e Ambiental (EVTEA), o traçado entrará no Rio Grande do Sul por Caiçara, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e outros municípios até chegar ao porto de Rio Grande.
A Ferrovia Norte-Sul terá bitola larga (1,6 metro de largura entre os trilhos), e terá uma extensão total de aproximadamente 4,2 mil quilômetros.
A previsão é de que haja dois polos de carga na região: um em Frederico Westphalen e outro em Palmeira das Missões. Os municípios da região Celeiro devem, no futuro, ser abrangidos com uma ramificação da ferrovia.
A elaboração do primeiro traçado apresentado pela Amzop e Amuceleiro foi feita pela Universidade Regional Integrada (URI) – campus de Frederico Westphalen, que auxiliou e foi muito importante no trabalho.

Amzop

No encontro da Amzop houve, ainda, reunião da comissão de apoio à implantação do Complexo Labema em Seberi e da diretoria e conselho fiscal.


Cronograma previsto

Projeto básico – será concluído em abril deste ano
Estudo e Relatório de Impacto Ambiental – termina em abril de 2016
Licença prévia – será concedida até abril de 2016
Licença de instalação – solicitação será feita em abril de 2016
Obras – início em abril de 2016

FONTE:
FN

Nenhum comentário:

Postar um comentário