domingo, 5 de novembro de 2017

COMPARATIVOS - SUVs -- JAC T40 1.5


JAC T40 1.5

O T40 é o primeiro veículo da terceira fase no Brasil da marca chinesa importada pelo Grupo Sérgio Habib. Saíram de cena o J3 nas carrocerias hatch e sedã e o subcompacto J2. Em breve, o T5 e o T6 serão levemente reestilizados e mudarão de nome. A JAC Motors mudou até o logotipo, aposentando a estrela - que não deu sorte - para dar ênfase às três letras.

O estilo é agradável e a grade cromada dá um toque de modernidade, mas o polimento chega a ser exagerado. O maior defeito do estilo, no entanto, é a sua falta de originalidade. Os três utilitários da JAC (T5, T6 e o T40) parecem clones do Hyundai ix35. Na classificação ficou em uma posição mediana.

Também em posição intermediária ficou o acabamento, bem superior se comparado aos outros modelos da JAC vendidos até agora. Tem couro costurado no painel, mas ainda mantém muito plástico. Por isso que perdeu meus pontos subjetivos.

O espaço interno para as pernas no banco de trás é outro destaque do T40, desta vez, conquistando um bom resultado no comparativo, perdendo apenas para o Honda HR-V. Já o porta-malas de 450 litros não foi superado pelos concorrentes aqui analisados. A segunda vitória do T40 vem do preço. Básico, ele custa R$ 57.990, mas com o chamado Pack 3 (o Pack 1 está indisponível no site) aumenta para R$ 60.990 e, ainda assim, é o mais barato desses nove.


Mas, para custar tão pouco, mesmo a versão completa não tem vários dos equipamentos presentes nos rivais, como airbags laterais e de partida, sistema de entrada e partida sem chave, bancos em couro, ar condicionado digital e, principalmente, o câmbio automático. Mas tem sistema multimídia, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático, monitoramento de pressão de pneus, luzes diurnas em LED, câmeras frontal (esta mais para a segurança pública) e de ré, sensores de estacionamento e crepuscular, faróis com regulagem elétrica de altura e ISOFIX, entre outros triviais.

As fragilidades do JAC não param na lista de equipamentos. Seu motor 1.5, embora flex e VVT, rende 125/127 cavalos e só supera os 114 cv do 1.6 do Nissan Kicks. A aceleração em 11,8 segundos consegue ser mais rápida que o Renegade e seus 139 cavalos, mas a falta da transmissão automática (por enquanto, ele usa apenas o manual de cinco marchas) entrega uma retomada de 16,75 segundos e ele fica abraçado ao Jeep nas duas últimas posições. Pelo menos o consumo de 8,1 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, com álcool, é muito bom e dá o T40 o seu melhor resultado nas provas da revista Carro. Só foi superado pelo Suzuki Vitara, que tem o seu motor turbo movido apenas a gasolina, mais econômico. O ruído de 64,1 decibéis volta a decepcionar e é o pior dos nove. Já a frenagem de 25,27 metros, também a 80 km/h, é razoável. 

Não vou cobrar da JAC Motors um aumento intensivo do número de concessionárias, que é o menor: apenas 41, mas se puder aumentar a rede de postos de assistência, o consumidor agradece.

Para não atrasar a publicação deste comparativo e não deixar de falar do JAC T40, incluí o novo utilitário. Embora tenha superado o Jeep Renegade no número de vitórias, ele se sairia melhor enfrentando o Renault Duster e o Honda WR-V (o Fit com cara de aventureiro), que, aliás, tem a grade bem parecida com a do chinês.



http://novoguscar.blogspot.com.br/2017/11/comparativos-suvs-compactos-2017.html

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