Trabalhando Sobre o Tempo
Fazer as crianças compreenderem o
tempo é uma atividade muito difícil, principalmente no que diz respeito
às datas mais distantes.
Porém, existem formas de se
demonstrar os diferentes tempos, as épocas antigas, sem exigir dos
alunos que decorem datas, ou que obtenham aprendizado somente no que diz
respeito à leitura das horas.
É importante buscar essas
alternativas diferenciadas de trabalho para que os estudantes percebam e
entendam como as pessoas lidam com os fatos que aconteceram nas vidas
de seus antepassados, como estes fizeram as marcações dos mesmos, que
importância deram a eles, etc.
Na sala de aula o professor poderá utilizar vários materiais, sugeridos a seguir:
- As telas de pintura são uma boa
forma de retratar o tempo. Nelas podemos encontrar imagens de pessoas e
discutir sobre as vestimentas; imagens de casas, abrindo diálogos sobre
os tipos de moradia, objetos e utensílios da época; imagens de
paisagens, retratando a natureza; dentre outros.
- Fazer uma pesquisa sobre
objetos antigos também é uma boa forma de trabalhar o tempo, pois é
possível associá-los às épocas nas quais estavam em evidência. Podem,
inclusive, visitar uma loja de antiquários, fazendo uma comparação com
os objetos que usamos hoje.
A fotografia é um material que demonstra diferentes tempos
- As fotografias também retratam
épocas diferentes e estão bem próximas dos alunos. Fazer uma linha do
tempo da história da família, através das fotos, é uma atividade que
proporciona o conhecimento do tempo, das diversas épocas em que seus
familiares viveram, das modernidades e modismos que cada uma apresenta.
- Folhinhas e calendários já
trabalham com o tempo dividido em ano, meses, semanas e dias, podendo
ampliar ainda mais a noção temporal dos alunos. Fazer a marcação diária
dos dias de aula, trabalhar o ontem e o amanhã, também irá auxiliar na
formação desse conceito.
O que deve ser levado em conta na
hora das aulas é a capacidade de cada criança em argumentar sobre as
diferentes épocas, demonstrando sua perspicácia quanto às observações
feitas, analisando e comparando com o mundo atual, época em que vivem.
Por Jussara de Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário