Alimentos orgânicos fazem bem à nossa saúde e ao meio ambiente. Isso é fato. Mas, por que esses produtos normalmente são mais caros?
Imagine cultivar ou produzir alimentos sem o uso de agrotóxicos, protegendo-os de pragas e doenças, em grande escala. É bem difícil! Por isso, produtos orgânicos normalmente têm escalas de produção menores, o que encarece o preço.
Além de evitar pragas, o uso de produtos químicos auxilia na adaptação e desenvolvimento de espécies não nativas. Sem estes produtos, a produção requer mais cuidados e mais tempo, aumentando ainda mais seu preço.
Na indústria pecuária, de carnes e ovos orgânicos, por exemplo, acontece o mesmo impasse. Criar os animais sem o uso de antibióticos, hormônios e outros produtos sintéticos que previnam doenças e ajudem no desenvolvimento animal é mais difícil, aumentando os custos.
Embora sejam mais caros, os alimentos orgânicos são excelentes à sua saúde, pois diminuem riscos de doenças cardiovasculares, por exemplo. Além disso, é uma indústria sustentável que respeita a biodiversidade local, promove condições de trabalho adequadas e preserva água e solo, sem poluir. Então, de certa forma, a diferença nos preços em relação a produtos convencionais, é explicada e justa. Basta saber escolher onde (feiras livres são mais em conta!) e quando comprar (alimentos da estação, sempre!) os produtos, evitando comprometer o orçamento da casa, ao mesmo tempo em que protege a sua saúde e o planeta.
http://blogvs.ssbeneficios.com.br/por-que-alimentos-organicos-sao-mais-caros/
Nenhum comentário:
Postar um comentário