sábado, 18 de outubro de 2014

Fiat Uno 2015 chega com visual e interior atualizados, câmbio Dualogic Plus e com o inédito sistema Start&Stop

Fiat Uno 2015 chega com visual e interior atualizados, câmbio Dualogic Plus e com o inédito sistema Start&Stop

Com adversários cada vez mais atraentes, modernos e equipados, e com o antigo Palio Fire ganhando mercado, a Fiat não perdeu tempo e acaba de lançar a linha 2015 do Uno, que chega com visual e interior atualizados, novos equipamentos, opção de câmbio Dualogic Plus e com o inédito (para um carro nacional) sistema Start&Stop. O compacto italiano passa agora a ser vendido em sete versões (uma a mais), com preços variando entre R$ 26.370 e R$ 36.650. Infelizmente, a nova tecnologia está disponível apenas para o Uno Evolution, enquanto a versão Vivace, de entrada, não teve seu visual alterado – o que considero um erro.

Não há dúvida de que a grande novidade do Uno 2015 é o sistema Start&Stop. Essa tecnologia desliga e religa o motor automaticamente durante paradas no trânsito, ajudando a poupar combustível e a reduzir a emissão de gases poluentes. O pequeno italiano é o primeiro carro nacional a usar a tecnologia Start&Stop (S&S) e essa é a primeira vez que esta inovação chega a um motor flexível.

Fiat Uno Evolution 1.4 2015 com sistema Start&Stop

No painel do carro, após o desligamento do motor em uma parada no semáforo, por exemplo, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. O sistema S&S também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de aclive e declive).

Com o ar-condicionado funcionando, o sistema religa o motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna. Durante a parada, o ventilador interno do ar-condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do funcionamento do motor. Caso o motorista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema Start&Stop pode ser desligado a qualquer momento através de um botão no painel frontal.

Painel do Fiat Uno Evolution 1.4 2015

Para o funcionamento do S&S, o gerenciamento eletrônico checa diversos parâmetros, como porta e capô fechados, cinto do motorista afivelado, se o motor já terminou seu ciclo de aquecimento e a velocidade superou 7 Km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, além do pedal de freio acionado e o carro parado. Só depois desta checagem eletrônica é que o Start&Stop começa a atuar. Tudo isso, porém, é feito em milésimos de segundo.

Segundo a Fiat, com o S&S funcionando, a economia de combustível de até 20%. Mas o sistema, nesse momento, está disponível apenas para o Uno Evolution, com motor 1.4 8V Fire Flex, que tem preço sugerido de R$ 34.990. As outras versões são: Attractive 1.0, Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4 – todas com quatro portas. A elas somam-se também as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que, infelizmente, mantêm a carroceria anterior, mas já como linha 2015.

Destaque no painel para o sistema Start&Stop do Fiat Uno Evolution 1.4 2015

Visual do “quadrado redondo”
Digo isso porque não gosto quando um mesmo carro tem dois visuais diferentes, como o Honda Civic 2015, mesmo que as diferenças sejam mínimas. Acho que isso confunde a cabeça do consumidor e desvaloriza o modelo que ficou “para trás”.

Falando na parte estética, o Uno 2015 recebeu uma leve reestilização, deixando suas linhas retas ligeiramente mais curvas, especialmente na dianteira. Olhando rapidamente, você nem percebe muito o que mudou. Mas o modelo ganhou novos faróis, lanternas, capô, grade superior, para-choques e para-lamas dianteiros. Também recebeu novas maçanetas com fechadura integrada e retrovisores externos com repetidores de luz de seta, além de limpadores de para-brisa com a tecnologia flat blade (mais eficientes e silenciosos) e de novas rodas de liga leve e calotas – com desenhos diferenciados, derivados do round square (conceito de quadrado redondo adotado pela marca para o seu compacto).

Fiat Uno Sporting 1.4 2015

O resultado me agradou. Não é uma revolução, mas sim uma leve evolução, benéfica para um carro como o Uno, que está na categoria mais disputada do mercado nacional.

Interior: quanta diferença
Se por fora o Uno 2015 mudou pouco, mas para o bem, por dentro as alterações foram mais numerosas e ainda melhores.

A textura do painel frontal e dos painéis das portas é nova, assim como o painel, que foi remodelado. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio, já as saídas de ar laterais, lembram turbinas. O quadro de instrumentos é totalmente novo, com um display de LCD de 3,5” em alta resolução no meio, facilitando a interface do motorista com o carro, dando maior clareza e conforto na leitura (Toyota podia pensar em algo semelhante para o Etios).

Painel do Fiat Uno Sporting 1.4 2015 Dualogic Plus

Dependendo da versão, o display mostra informações as mais básicas, como nível de combustível e temperatura do motor, até informações para troca de marcha, mensagens da tecnologia Start&Stop, câmbio Dualogic, Trip A/B, rádio e conexão Bluetooth.

Entradas auxiliar, USB e tomada 12V foram reposicionadas no novo console central. No centro do painel, o equipamento de som foi valorizado com espaço maior, agora de 2DIN. Além disso, o Uno 2015 tem uma nova alavanca de câmbio e um novo volante multifuncional que pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as duas borboletas do câmbio Dualogic – e também pode ser regulável em altura.

Ergonomia melhorou com os comandos dos vidros indo para o lugar certo: na porta

O compacto italiano teve a sua ergonomia melhorada, já que os comandos dos vidros elétricos agora estão localizados nos painéis de portas. O hatch tem também vidro elétrico traseiro. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista, facilitando o manuseio.

Os bancos também são novos e trazem novos tecidos exclusivos para cada versão do carro. O banco dianteiro do motorista ainda pode ser equipado com regulagem de altura e apoia braço. Atrás, o Uno 2015 pode trazer banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central – excelente notícia. Ele possibilita 16 configurações distintas para diferentes necessidades. O banco traseiro recebeu ainda o novo mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).

Finalmente a Fiat acertou: cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos

Fechando a lista de mudanças internas, O Uno 2015 oferece até 18 porta-objetos em diferentes locais, incluindo a tampa traseira interna do porta-malas, que permite guardar jornais e revistas. Em algumas versões do modelo, ainda há console de teto e porta-óculos.

Câmbio não tem mais alavanca
Um dos segredos das atualizações técnicas do Uno 2015 foi a atualização da arquitetura eletrônica e do novo sistema CANbus, que passou de 11 bits para 29 bits. Isto torna toda a parte eletro/eletrônica do modelo mais rápida, suportando os novos recursos, inclusive os de conforto e segurança.

Além do Star&Stop, o hatch compacto italiano também foi escolhido pela Fiat para trazer o novo conceito da transmissão Dualogic Plus, que pode equipar as versões Way 1.4 e Sporting 1.4. Agora o câmbio é totalmente controlado por botões instalados no novo console central do modelo, dispensando o uso da alavanca. Segundo a Fiat, trata-se da mesma sofisticação existente no Fiat 500 Abarth e em outros esportivos europeus.

Câmbio Dualogic Plus do Uno Sporting 1.4 e Way 1.4 tem botões no lugar da alavanca

No console central, os cinco botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (paddle shifts) permitem trocas de marchas manualmente das cinco velocidades mesmo quando o câmbio está na posição automática.

Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada anteriormente, ele já reposiciona automaticamente a marcha em neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.

Paddle shift atrás do volante é um item de série no Uno 2015 com câmbio Dualogic Plus

De acordo com a marca italiana, o sistema do Dualogic Plus foi reprogramado para o Uno 2015, oferecendo trocas de marchas mais suaves e rápidas. Ele também mantém as funções Creeping (movimenta o carro lentamente, como se fosse um câmbio automático convencional) e Auto-Up Shift Abort (sistema que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada. Já em situações normais, o sistema prioriza a troca por marchas superiores para assegurar economia de combustível com o motor em rotação mais baixa).

Motores quase iguais
A linha 2015 do Uno continua com os mesmos motores Fire Flex 8V. O 1.0 desenvolve 75 cv de potência e 9,5 kgfm de torque com gasolina e 76 cv e 9,6 mkgf com etanol. Já o 1.4 desenvolve 85 cv de potência e 12,4 kgfm de torque com o combustível fóssil e 88 cv e 12,5 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

Embora o desempenho seja igual, o 1.4 só não é idêntico em todas as versões por causa do sistema Star&Stop no Uno Evolution.

Equipamentos, versões e preços

A nova arquitetura eletrônica permitiu que o Uno ganhasse novos equipamentos, como o Lane Change, que permite que um leve toque na chave de seta acione a função do pisca por cinco vezes. Outra novidade é o Emergency Stop Signaling (ESS): em uma freada mais brusca, as luzes de alerta são acionadas junto com as luzes de freio.

Espelho retrovisor com Tilt Down é uma das novidades do Uno 2015

Outra adição prática, que eu gostaria que o meu carro atual tivesse, é o Tilt-Down: basta engatar a ré que o retrovisor externo direito automaticamente se reposiciona para baixo, mostrando as calçadas e desníveis. Sensor de estacionamento traseiro também pode equipar a linha 2015 do Novo Uno, desde a versão Attractive 1.0.

Além de novos equipamentos e dispositivos, o Uno 2015 passou por aperfeiçoamentos para ficar mais silencioso internamente (obrigado Fiat!). Segundo a marca, houve redução de aproximadamente 17% da vibração percebida no volante de direção com ar condicionado ligado e melhoria de até 20% no índice de articulação no interior do veículo (significa que melhorou a facilidade de comunicação dentro do carro, sem precisar gritar com os outros ocupantes).

Fiat Uno Vivace 2015 manteve o visual antigo, infelizmente

Fiat Uno Vivace 1.0 2015 – R$ 26.370 (R$ 28.500 4p)
Principais equipamentos de série: alça de segurança dianteira lado passageiro, apoios de cabeça dianteiros e dois apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura, banco traseiro rebatível (Fold and Tumble) com 2 posições para o encosto, bancos dianteiros com dispositivo Easy Entry e memória lado motorista e passageiro (2p), bolsa porta-objetos nas portas, brake light, calotas integrais, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e cintos de segurança laterais traseiros fixos de 3 pontos e central fixo de 2 pontos; console central parcial com porta-copos, drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), Econômetro, espelho no para-sol lado passageiro, Fiat Code 2ª geração, ganchos de fixação de carga no porta-malas, airbag duplo e ABS com EBD, hodômetro digital (total e parcial), indicadores digitais de temperatura da água e do nível de combustível, luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista, pára-choques na cor do veículo, quadro de instrumentos com iluminação branca, relógio digital, retrovisor interno com função dia/noite, rodas de aço estampado 5.0 x 13″ + pneus 165/70 R13 (baixa resistência a rolagem), tomada 12V, vidros climatizados verdes, entre outros.

Fiat Uno Attractive 1.0 2015

Fiat Uno Attractive 1.0 2015 – R$ 30.990
Principais equipamentos de série: direção hidráulica, airbag duplo, ABS, Lane Change, limpador e desembaçador do vidro traseiro, novo volante com detalhes na cor Grafite, econômetro, ESS (sinalização de frenagem de emergência), Welcome Moving, brake light, para-choques na cor do veículo, entre outros.

Principais opcionais: ar-condicionado, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14”, entre outros.

Fiat Uno Way 1.0 2015

Fiat Uno Way 1.0 2015 – R$ 31.490
Principais equipamentos de série: Traz todos os equipamentos de série do Attractive, mais os itens específicos da versão: barras longitudinais no teto, faróis máscara negra, grade dianteira na cor preto brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor cinza, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Linio, conta-giros, frisos laterais das portas com inscrição Way.

Os opcionais são os mesmos da versão Attractive.

Fiat Uno Way 1.4 2015

Fiat Uno Way 1.4 2015 – R$ 34.990
Principais equipamentos de série: Chega equipado com todos os itens da versão Way 1.0 mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura. Esta versão ganha a mais como opcional o câmbio Dualogic Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.

Fiat Uno Evolution 1.4 2015

Fiat Uno Evolution 1.4 2015 – R$ 34.990
Principais equipamentos de série: Esta versão vem de série com o inédito sistema Start&Stop, além de todos os itens da Attractive 1.0, mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura e rádio USB/MP3. É equipado ainda com grade dianteira na cor preto brilhante, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, este último traz seta incorporada.

Fiat Uno Sporting 1.4 2015 tem visual mais agresivo

Fiat Uno Sporting 1.4 – R$ 35.650
Principais equipamentos de série: A versão top da gama traz todos os itens de série da versão Evolution (com exceção do Start&Stop e rádio USB/MP3), mais rodas em liga leve exclusivas de 15” com pneus 185/60, faróis de neblina, ambiente interno na cor preta e também para-choques com desenho exclusivo, sendo que o traseiro traz dupla saída de escape central cromada. Em opcionais, como a versão Way 1.4, ela também traz o câmbio Dualogic Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.

Além disso, todas as versões podem ainda ser equipadas com dois kits de personalização:

Kit Black&White – para o interno do carro: tecido exclusivo, ambiente interno na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos), faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban e sobre-tapetes exclusivos em carpete.

Repare na saída de ar do Fiat Uno Sporting 1.4 2015

Kit Dark&Grey – para o externo do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.

O Uno 2015 está disponível nas seguintes cores: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas). Diferentes de importantes concorrentes, que oferecem três anos de garantia total, o Uno 2015 conta com a garantia contratual de apenas um ano sem limite de quilometragem e garantia de 36 meses para componentes do motor e do câmbio, além de assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico. São mais de 600 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o País para dar o suporte necessário ao proprietário do veículo.

Parta-choque da versão Way do Uno 2015 agora é pintada na cor da carroceria

Acessórios
A MOPAR, que completa um ano de desenvolvimento e comercialização de acessórios para a linha de produtos Fiat para o Brasil, chega com 120 itens de personalização para o Uno 2015. Um deles é espelho retrovisor com câmera de ré. Com uma tela de LCD 3,2” integrada ao retrovisor central do veículo, o sistema transmite imagens em tempo real da parte traseira do carro, quando acionado a marcha ré, o que facilita e muito a vida do motorista nas manobras.

A central multimídia chega integrada ao painel do Uno 2015 com tela de LCD 6,2” touchscreen, e oferece diversas funções como GPS, TV Digital, DVD Player, entrada USB, Bluetooth e câmera de ré – tudo controlado pelos comandos do volante.

Porta-malas tem capacidade para 280/290 litros

A MOPAR oferece o rádio Easy 4 U, que traz suporte ajustável para diversos tipos de celulares, permitindo a integração com vários smartphones, inclusive com o Iphone. O Easy 4 U faz conexão via Bluetooth e permite reproduzir em seu carro diversos conteúdos de seu celular através de um APP (aplicativo desenvolvido exclusivamente para o Easy 4 U) como arquivos de áudio, realização de chamadas telefônicas através do sistema de áudio do carro, memória de rádios, acesso a internet radio, entre outros. Além disso, tem entrada USB que funciona também como carregador de bateria para o celular.

Fiat Uno Way 1.4 2015

Resumo da obra
As mudanças estéticas fizeram bem ao Uno 2015. As alterações internas e mecânicas foram melhores ainda. Mas o Uno ainda pode evoluir em alguns aspectos, como atualizar a versão Vivace SEM alterações de valores, já que o Uno Attractive está no limite entre caro e competitivo (o ideal seria o “novo” Uno partir de um preço menor do que R$ 30.000 – nem que fosse R$ 29.990).

Ainda assim, a linha Uno ganhou fôlego para voltar a ser a mais vendida da marca no Brasil, mesmo com o Palio Fire por perto. Para fechar, com o Uno Evolution 1.4 2015 no mercado, fica cada vez mais complicado comprar um Fiat 500, pelo menos até a linha 2015/2015 ou 2015/2016, pois o modelo ficou consideravelmente mais caro e não adicionou absolutamente nada que justificasse esse doloroso aumento de preço.
Fiat Uno Way 1.4 2015Fiat Uno Way 1.4 2015Painel do Fiat Uno Way 2015Ergonomia melhorou com os comandos dos vidros indo para o lugar certo: na portaQuadro de instrumentos tem tela com várias informações
Câmbio Dualogic Plus do Uno Sporting 1.4 e Way 1.4 tem botões no lugar da alavancaPaddle shift atrás do volante é um item de série no Uno 2015 com câmbio Dualogic PlusEspelho retrovisor com Tilt Down é uma das novidades do Uno 2015Parta-choque da versão Way do Uno 2015 agora é pintada na cor da carroceriaFiat Uno Way 1.4 2015
Fiat Uno Way 1.4 2015Fiat Uno Way 1.4 2015Fiat Uno Sporting 1.4 2015Fiat Uno Sporting 1.4 2015Fiat Uno Sporting 1.4 2015
Fiat Uno Sporting 1.4 2015Fiat Uno Sporting 1.4 2015Fiat Uno Sporting 1.4 2015Fiat Uno Sporting 1.4 2015Fiat Uno Sporting 1.4 2015
Fiat Uno Sporting 1.4 2015Painel do Uno Sporting 2015 tem iluminação vermelhaDetalhes em vermelho no painel do Uno Sporting 2015Fiat Uno Sporting 2015 tem rodas exclusivasRepare na saída de ar do Fiat Uno Sporting 1.4 2015
Fiat Uno Evolution 1.4 2015 é o único com Start&StopPara-choque e lanternas receberam mínimas alteraçõesFiat Uno Evolution 1.4 2015Traseira mudou muito poucoPainel do Fiat Uno Evolution 1.4 2015
Destaque no painel para o sistema Start&Stop do Fiat Uno Evolution 1.4 2015Botão permite ligar e desligar o Start&StopEntradas USB e auxiliar no painelFinalmente a Fiat acertou: cinto de três pontos e apoios de cabeça para todosFiat Uno Attractive 1.0 2015
Fiat Uno Attractive 1.0 2015Porta-malas tem capacidade para 280/290 litrosFiat Uno Vivace 2015 manteve o visual antigo, infelizmenteInterior do Fiat Uno Vivace 2015Fiat Uno Vivace 1.0 2015 2p

http://www.dezeroacem.com.br/2014/09/fiat-uno-2015-chega-com-visual-e-interior-atualizados-cambio-dualogic-plus-e-com-o-inedito-sistema-startstop/#more-14539

Nenhum comentário:

Postar um comentário