SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CAIXINHA DE CORREIO
Objetivos:
★ Trabalhar a carta como meio de comunicação;
★ Treinar a escrita do próprio nome;
★ Entender a função dos Correios e do carteiro.
Faixa etária: entre 5 e 6 anos
Os meios de comunicação já não são os mesmos. Hoje, as crianças nascem conectadas e as antigas formas de comunicação caem no esquecimento. A proposta deste Plano de Aula é resgatar a prática de enviar cartas e mostrar às crianças que existem muito mais maneiras de se comunicar do que apenas no ambiente virtual.
Primeiro momento – Sensibilização
Inicie a aula explicando e instigando os alunos sobre os vários tipos de meios de comunicação.
Destaque a carta e apresente uma já recebida por meio dos Correios, dizendo que é um meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escrita, além de encomendas/objetos.
Crie um clima de suspense, questionando sobre o que se trata a carta, o que há por fora do envelope, por que, e, finalmente, o que haverá dentro.
Segundo momento – Procedimento para a escrituração da carta
MATERIAIS:
- Folha para escrituração da carta;
- Envelope para o envio da carta;
- Etiqueta para a lacração da carta.
Divida os alunos e distribua os nomes para quem eles terão que enviar a carta. Assim, todos participam recebendo, cada um, uma correspondência.
PROCEDIMENTO PARA A ESCRITURAÇÃO DA CARTA:
- A carta poderá conter escrita ou desenho.
- Toda carta precisa ser assinada, ou seja, na parte final da dela, os alunos terão que colocar o seu nome, indicando, assim, quem escreveu.
EXEMPLO:
Terceiro momento – Preenchendo o envelope
O envelope deve ser preenchido de forma que possa colocar as informações referentes ao destinatário (pessoa que deverá receber) e ao remetente (pessoa que está enviando).
As informações sobre o destinatário ficam na frente do envelope, onde é colado o selo, já as informações referentes ao remetente devem ser colocadas na parte detrás do envelope, que é o lado com abas.
Pronto, agora é só colocar a carta dentro do envelope, fechá-la com uma etiqueta para lacrar e enviá-la pelos Correios.
Quarto momento – Transformando em realidade
Prepare o ambiente como se fosse uma agência dos Correios.
MATERIAIS:
- Selo (adquirido nos Correios)
- Carimbo
- Caixa de correio
É importante que os alunos entendam que, para uma carta chegar ao seu destino, é preciso selo e carimbo – explicar que quem faz esse serviço e produz esse material são os Correios.
Separe um aluno para selar e carimbar as cartas.
Após, o aluno deverá colocar sua carta na caixinha do correio.
Agora é só esperar o fim da aula que o carteiro (aluno) irá entregar as correspondências.
Aproveite esse momento e abra um espaço para passar informações sobre a profissão e função de um carteiro.
Confecção da Caixa de Correio
Materiais:
★ 1 caixa de sapato
★ Pedaço de papelão ou papel cartão
★ 1 folha de color set amarelo
★ 1 m de tubo PVC com tampa para os dois lados
★ 2 capas de caderno dura
★ Papel de bala de coco vermelho
★ Papel de bala de coco (frufru) verde
★ Cola branca
★ Cola quente
★ Tesoura
★ Estilete
★ Tinta acrílica fosca vermelha
★ Pincel
★ 1 tira de papel color set azul claro
★ Marcador permanente
★ Florzinhas para enfeitar
Dica esperta! Agora, como os alunos já conhecem todo o procedimento de como escrever e enviar uma carta, a professora poderá pedir, como lição de casa, para eles prepararem outras cartas para seus amiguinhos, porque, no outro dia, a caixinha de correio estará esperando por eles para depositarem nela suas cartas.
Quinto momento - Conhecendo uma Agência dos Correios
Realizar com a turma uma visita até a Agência de Correios do seu bairro/município, previamente escrever uma carta seguindo todos os passos anteriores a fim de postá-la, para isso, poderia ser feito um AMIGO OCULTO entre os alunos que deveriam enviar a carta para o colega sorteado.
A carta poderá estar acompanhada de uma bela ilustração.
Registrar a visita por meio de fotografias e expor em um mural em sala de aula.
Construir um texto coletivo sobre o passeio.
Após o recebimento das cartas nas residências dos alunos, fazer uma roda de conversa para relatarem sobre a atividade.
Sugestões:
Convidar um carteiro para visitar a turma e conversar contando sobre sua profissão.
Objetivos:
★ Trabalhar a carta como meio de comunicação;
★ Treinar a escrita do próprio nome;
★ Entender a função dos Correios e do carteiro.
Faixa etária: entre 5 e 6 anos
Os meios de comunicação já não são os mesmos. Hoje, as crianças nascem conectadas e as antigas formas de comunicação caem no esquecimento. A proposta deste Plano de Aula é resgatar a prática de enviar cartas e mostrar às crianças que existem muito mais maneiras de se comunicar do que apenas no ambiente virtual.
Primeiro momento – Sensibilização
Inicie a aula explicando e instigando os alunos sobre os vários tipos de meios de comunicação.
Destaque a carta e apresente uma já recebida por meio dos Correios, dizendo que é um meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escrita, além de encomendas/objetos.
Crie um clima de suspense, questionando sobre o que se trata a carta, o que há por fora do envelope, por que, e, finalmente, o que haverá dentro.
Segundo momento – Procedimento para a escrituração da carta
MATERIAIS:
- Folha para escrituração da carta;
- Envelope para o envio da carta;
- Etiqueta para a lacração da carta.
Divida os alunos e distribua os nomes para quem eles terão que enviar a carta. Assim, todos participam recebendo, cada um, uma correspondência.
PROCEDIMENTO PARA A ESCRITURAÇÃO DA CARTA:
- A carta poderá conter escrita ou desenho.
- Toda carta precisa ser assinada, ou seja, na parte final da dela, os alunos terão que colocar o seu nome, indicando, assim, quem escreveu.
EXEMPLO:
Terceiro momento – Preenchendo o envelope
O envelope deve ser preenchido de forma que possa colocar as informações referentes ao destinatário (pessoa que deverá receber) e ao remetente (pessoa que está enviando).
As informações sobre o destinatário ficam na frente do envelope, onde é colado o selo, já as informações referentes ao remetente devem ser colocadas na parte detrás do envelope, que é o lado com abas.
Pronto, agora é só colocar a carta dentro do envelope, fechá-la com uma etiqueta para lacrar e enviá-la pelos Correios.
Quarto momento – Transformando em realidade
Prepare o ambiente como se fosse uma agência dos Correios.
MATERIAIS:
- Selo (adquirido nos Correios)
- Carimbo
- Caixa de correio
É importante que os alunos entendam que, para uma carta chegar ao seu destino, é preciso selo e carimbo – explicar que quem faz esse serviço e produz esse material são os Correios.
Separe um aluno para selar e carimbar as cartas.
Após, o aluno deverá colocar sua carta na caixinha do correio.
Agora é só esperar o fim da aula que o carteiro (aluno) irá entregar as correspondências.
Aproveite esse momento e abra um espaço para passar informações sobre a profissão e função de um carteiro.
Confecção da Caixa de Correio
Materiais:
★ 1 caixa de sapato
★ Pedaço de papelão ou papel cartão
★ 1 folha de color set amarelo
★ 1 m de tubo PVC com tampa para os dois lados
★ 2 capas de caderno dura
★ Papel de bala de coco vermelho
★ Papel de bala de coco (frufru) verde
★ Cola branca
★ Cola quente
★ Tesoura
★ Estilete
★ Tinta acrílica fosca vermelha
★ Pincel
★ 1 tira de papel color set azul claro
★ Marcador permanente
★ Florzinhas para enfeitar
Dica esperta! Agora, como os alunos já conhecem todo o procedimento de como escrever e enviar uma carta, a professora poderá pedir, como lição de casa, para eles prepararem outras cartas para seus amiguinhos, porque, no outro dia, a caixinha de correio estará esperando por eles para depositarem nela suas cartas.
Quinto momento - Conhecendo uma Agência dos Correios
Realizar com a turma uma visita até a Agência de Correios do seu bairro/município, previamente escrever uma carta seguindo todos os passos anteriores a fim de postá-la, para isso, poderia ser feito um AMIGO OCULTO entre os alunos que deveriam enviar a carta para o colega sorteado.
A carta poderá estar acompanhada de uma bela ilustração.
Registrar a visita por meio de fotografias e expor em um mural em sala de aula.
Construir um texto coletivo sobre o passeio.
Após o recebimento das cartas nas residências dos alunos, fazer uma roda de conversa para relatarem sobre a atividade.
Sugestões:
Convidar um carteiro para visitar a turma e conversar contando sobre sua profissão.
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2016/09/sequencia-didatica-caixinha-de-correio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário