Atividade Permanente – Leitura de títulos de histórias conhecidas - PARTE 2
Continuando as SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA 1º e 2º ANOS
Leitura de títulos de histórias conhecidas
Bloco de Conteúdo:
Língua Portuguesa
Objetivos: - Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente. - Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.
Conteúdo: - Leitura na alfabetização inicial.
Anos:1º e 2º anos.
Consultoria MÔNICA FRANÇA PEREIRA
Fonte: Revista Nova Escola
www.ne.org.br ESPECIAL PLANOS DE AULA – LÍNGUA PORTUGUESA
Atividade Permanente Parte 2 - Parte 1 aqui.
Leitura de títulos de histórias conhecidas
Bloco de Conteúdo:
Língua Portuguesa
Objetivos: - Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente. - Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.
Conteúdo: - Leitura na alfabetização inicial.
Anos:1º e 2º anos.
Tempo estimado:
Rotina semanal em dias alternados com as atividades de escrita.
Material necessário:
Lista de
contos de fadas conhecidos dos alunos, escritos em letra deforma.
Exemplos para duas sequências de leitura: I. O Pequeno Polegar, O
Patinho Feio, O Príncipe Sapo, O Gato de Botas e O Alfaiate Valente.
II. A Guardadora de Gansos, A Gata Borralheira, A Bela Adormecida, A Nova do Rei e A Princesa e a Ervilha.
Desenvolvimento
1ª etapa
As crianças devem
localizar em uma lista de vários títulos de contos de fadas o livro que
você lerá para elas. Selecione títulos muito semelhantes em quantidade e
variedade de letras para que elas busquem ler a parte central do texto,
já que as diferenças não se encontram todas nos segmentos iniciais e
finais. Apresente a lista de títulos afixada a uma altura próxima dos
olhos. Conte que vai ler todas as histórias para eles ao longo da semana
e que hoje devem encontrar o título do conto O Patinho Feio. Leia cada
um deles em voz alta para os alunos, mas não na mesma ordem em que
aparecem
escritos. Essa leitura é fundamental para que as crianças saibam “o
que” está escrito e tentem encontrar "onde”. Flexibilização para
deficiência visual com baixa visão. Entregue ao aluno uma lista com
letras em tamanho ampliado ou letras móveis ou texturizadas.
2ª etapa
Diga: “Agora, para encontrar o título, vamos observar apenas estes aqui”.
Mostre
os três primeiros e cubra os dois últimos com uma folha ou cartolina.
“Onde está escrito O Patinho Feio?” Procure ajudar os alunos com base no
que for sendo colocado por eles. Pode-se aqui pedir que comparem com os
nomes dos colegas. Se alguém aponta o título O Pequeno Polegar como
sendo O Patinho Feio e diz que começa com “p”, de Paulo, chame a atenção
de todos para o que o colega descobriu. Em seguida, mostre que os
outros dois títulos também começam com “p” : “O que acham destes
aqui?” Flexibilização para deficiência visual com baixa visão Coloque-o
sentado ao lado de uma dupla e com letras móveis, peça que o colega
entregue as letras na ordem que a professora mostrar no quadro.
3ª etapa
Volte a O Pequeno
Polegar e pergunte: “Onde está escrito ‘patinho’aqui?” Se algum aluno
indicar a palavra “pequeno”, dirija-se a todos e pergunte se estão de
acordo. Então pergunte com que letra termina a palavra “patinho”.
Provavelmente dirão “o”. Nesse momento, indique que não apenas “pequeno”
termina com “o”, mas “patinho” também. Mostre, assim, que devem seguir
outro caminho. Compare a escrita de “pequeno”,“príncipe” e “patinho” e
observe que “pequeno” tem a letra “e” e “príncipe” a letra “r” após o
“p”. Para essa atividade, os alunos têm de olhar para o que está
escrito, a grafia das palavras.
4ª etapa
Prossiga a investigação
perguntando onde está escrito “feio” nos três títulos, já que procuram O
Patinho Feio. Quando os alunos localizarem a palavra “feio”, leia o
título todo para eles e também os outros dois que estavam sendo
comparados. Comente que são parecidos porque os três começam com “p” e
dois deles terminam com “o”. Peça que marquem com X o título que será
lido na aula.
Avaliação:
Procure
garantir a participação de todos nas várias etapas da atividade. O ideal
é que tenham oportunidade de expor suas estratégias e que elas sejam
socializadas para o grupo, promovendo a discussão sobre cada uma delas.
Flexibilização para deficiência visual com baixa visão.
Algumas vezes, deixe que o aluno vá bem próximo à lista de títulos.
Consultoria MÔNICA FRANÇA PEREIRA
Fonte: Revista Nova Escola
www.ne.org.br ESPECIAL PLANOS DE AULA – LÍNGUA PORTUGUESA
"Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem."
(Salmos 103:13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário