REGIÕES BRASILEIRAS
Nosso país é realmente fantástico! Há abundância em tudo: vegetação, água, espécies animais, extensão territorial, etc.
Justamente pela grande diversidade natural, social, econômica e também pela extensão territorial – temos 8.514.877 km2 em extensão, foi necessário dividir nosso país em regiões, dessa forma fica mais fácil administrar e estimular o desenvolvimento baseado-se nas características regionais.
Atualmente o Brasil é formado por 26 estados e um Distrito Federal, divididos em cinco regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.
A partir de agora vamos conhecer as características de cada região...
Começando pela região Centro-Oeste, que é formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Nesta região predomina o clima tropical, com verão chuvoso e inverno seco. Com exceção do Pantanal, a vegetação predominante é o cerrado. A cultura dessa região é diversificada, devido à influência indígena, dos mineiros e gaúchos, principalmente. Como manifestações culturais típicas temos a cavalhada,principalmente em Goiás e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de dar "água na boca": arroz com pequi - fruta típica da região, sopa paraguaia - que na verdade é sólida e não líquida!, arroz carreteiro, arroz boliviano, entre outros.
A região Nordeste é formada por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.O clima predominante é o tropical úmido e semiárido, no Sertão nordestino. A vegetação predominante é a caatinga, com matas tropicais e de cocais. A região possui a maior extensão litorânea brasileira, com praias belíssimas e muito visitadas por pessoas de todo o mundo. A cultura desta região é muito rica e diversificada. Tem um estilo de música muito característica, que é oforró de Pernambuco e o axé da Bahia. Sobre as festas populares também há muita variedade e uma dos mais importantes é o carnaval nordestino,que é o evento popular mais famoso do Nordeste, especialmente em Salvador, Olinda e Recife. Há comemorações típicas nas festas juninas em todos os estados da região. Há também os festejos de "bumba meu boi"que são tradicionais em todos estados nordestinos. Sobre a culinária,também é bastante diversificada e se destaca pelos temperos fortes e comidas apimentadas. Os pratos típicos são: carne de sol, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, tapioca, etc. Também são comuns as frutas seriguela, umbu, buriti, cajá e macaúba.
Continuando nosso percurso, passamos agora para a região Norte, com os estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O clima é o equatorial úmido, caracterizado por elevadas temperaturas e grande quantidade de chuvas durante todo o ano. Com relação à vegetação, destacam-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. As duas maiores festas populares da região Norte são o Círio de Nazaré - procissão católica em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e o Festival de Parintins - adaptação da festa do boi-bumbá do nordeste. O estilo musical conhecido como carimbó é marcante no estado do Pará. A herança indígena é evidente na culinária da região Norte, que tem como base a mandioca e vários tipos de peixes. No estado do Amapá, a carne de sol é bastante consumida pela população. Nas cidades de Belém e em Manaus o tucupi - caldo da mandioca cozida - é um prato típico. A biodiversidade da Amazônia fica evidente pela variedade de frutas:cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti, tucumã, pupunha, entre outros.
1-Indique as regiões do Brasil no mapa.
1_____________________________
2_____________________________
3_____________________________
4______________________________
5______________________________
2- A Região do Brasil que possui a maior extensão territorial é:
a) Norte
b) Sul
c) Nordeste
d) Centro-Oeste
e) Sudeste
3- A Região brasileira mais populosa é:
a) Centro-Oeste
b) Norte
c) Sul
d) Sudeste
e) Nordeste
FONTE: http://atividadespedagogicasnana.blogspot.com.br/2011/04/quebra-cabeca-das-regioes-brasileiras.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário