Esse Fiat Toro foi adquirido por nós no dia de abertura de comercialização pública, mas só pudemos pegar o carro hoje. A picape saiu da concessionária com o indicador de combustível na reserva, e indicando um consumo médio de 5,6 Km/l, mas não temos como precisar se era etanol ou gasolina.
Andamos poucos quilômetros e enchemos o tanque com etanol, visto que queremos avaliar o consumo desta versão flex no pior cenário possível, que é de uso urbano, com etanol. Os primeiros dados aferidos de consumo publicaremos em breve.
No momento temos dados de consumo de etanol informados pelo computador de bordo, que está indicando um consumo médio de 8,6 Km/l desde que foi abastecido, usado em cidade, e com o ar-condicionado ligado 100% do tempo, mas adotando uma condução muito calma.
Esse tipo de condução inicial se deve a alguns aspectos, mas o principal decorre das dimensões avantajadas do Fiat Toro, o que demanda algum tempo para que um motorista de carros comuns, especialmente se estiver acostumado com um Up!, se familiarizar.
"Picape Cabine Dupla a preço de Corolla"
A impressão inicial, porém, é bastante positiva. O Fiat Toro mostra um padrão de acabamento e de sofisticação interna jamais visto em modelos da Fiat, e o modelo está chamando muito a atenção nas ruas e inclusive no posto de gasolina que paramos para abastecê-la, a picape virou o centro das atenções, com os frentistas e demais clientes vindo ver a Toro de perto, e elogiando bastante.
Um dos frentistas nos disse: "É muito linda, mas custa R$ 120 mil reais!". Respondemos que "o valor de R$ 120 mil reais é para o modelo diesel, e que este custa R$ 86.500 reais". O funcionário entãoi replicou: "então pelo preço de um Corolla, você pega uma picape cabine dupla dessa! Realmente a Fiat acertou com esse carro!".
E foram desse teor as demais manifestações de apreço para nova picape da Fiat, o que nos leva a concluir que este lançamento da Fiat tem um encontro marcado com as posições mais elevadas dos rankings de vendas.
Comportamento
A nossa análise inicial aponta que o Fiat Toro tem uma suspensão com ajuste que privilegia o conforto, porém sem prejuízo para a estabilidade. Ela se mostra bastante estável em curvas de raio curto ou mais longo, sem oscilações da carroceria, e transmitindo muita segurança ao motorista.
Por outro lado, o conforto interno é favorecido, com as imperfeições da pista sendo absorvidas com competência pelo conjunto de suspensão. A cabine oscila muito pouco e é bastante silenciosa.
O motorista, por sua vez, encontra facilmente a posição ideal de condução graças aos múltiplos ajustes de bancos e volante. Achamos interessante que é possível ajustá-la inclusive para uma posição de guiar de carros alemães: banco baixo, volante baixo e reto - algo que nos deixou bastante satisfeitos.
Em relação ao desempenho do motor, ainda não o solicitamos, mas em uso urbano que fizemos até agora o motor se mostra muito adequado, enquanto a transmissão é muito suave, rápida e silenciosa. O que merece destaque é a direção: extremamente leve, sem ser anestesiada.
Vídeo - Fiat Toro 1.8 Flex Automática - impressões iniciais
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