Só existe o propósito de trabalhar com os eixos de matemática : número e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e tratamento da informações, quando a aprendizagem é aplicada para o contexto de vida dos alunos, ou seja, fazer com que as crianças percebam que estão aprendendo aquela série de conceitos matemáticos para empregá-los nas situações do dia a dia.
Trabalhar com situações problema proporciona esta aplicabilidade.
Quando trabalhamos com situações problema com os alunos em sala de aula, é imprescindível que tenhamos alguns cuidados no procedimento em sala de aula:
Para o aluno que ainda não consegue fazer a leitura da situação problema com autonomia,o professor deverá fazer a leitura para ele e solicitar uma explicação verbal, só assim o aluno será capaz de solucioná-lo;
Apoiar os alunos durante a atividade,circulando pela sala e intervindo no momento em que estão criando estratégias para resolver os problemas. Neste momento é importante que as crianças que ainda não compreendem ou não saibam qual estratégia de calculo utilizar, ter o apoio do professor para que construa estas estratégias no acerto e não no erro;
Importantíssimo: no momento da correção destes problemas SOCIALIZAR as diferentes formas que as crianças criaram para a resolução da situação problema e pedir que expliquem para os demais colegas da sala;
Abaixo algumas situações problemas para trabalhar em sala de aula:
http://aprenderpelaexperiencia.blogspot.com.br/2013/10/matematica-27-situacoes-problema.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário