Richard Attenborough em cena de 'Jurassic Park' - Divulgação
O ator e cineasta britânico Richard Attenborough, cuja carreira se estendeu por mais de cinco décadas, morreu neste sábado, aos 90 anos. Ele venceu dois Oscars pela direção e produção de "Gandhi" (1982), e interpretou o dono do parque em "Jurassic Park" (1993), de Steven Spielberg.
O filho do artista confirmou a notícia à "BBC News". Ainda não há detalhes sobre a causa da morte. A família deve fazer um pronunciamento nesta segunda-feira.
Attenborough apareceu em mais de 70 filmes, tendo vencido dois Globos de Ouro de ator coadjuvante pelos trabalhos em "O fabuloso Doutor Dolittle" (1967) e "O canhoneiro do Yang-Tsé" (1966). Em "Jurassic Park", ele viveu John Hammond, o dono do parque que dá título ao filme. O papel, um dos mais marcantes de sua carreira, foi reprisado na sequência "O mundo perdido: Jurassic Park".
Como diretor, seu trabalho mais consagrado é "Gandhi", que também produziu. O filme, estrelado por Ben Kingsley, recebeu oito Oscars. Ele também dirigiu longas como "Um amor para toda a vida" (2007), "O guerreiro da paz" (1999) e "Chaplin" (1992), que rendeu a Robert Downey Jr. a sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator.
Irmão mais velho do naturalista David Attenborough, o artista estava em cadeira de rodas desde que caiu de uma escada, seis anos atrás, segundo a BBC.
O primeiro-ministro David Cameron escreveu no Twiiter: "Sua atuação em 'O pior dos pecados' (1947) foi brilhante, sua direção em 'Gandhi' foi impressionante - Richard Attenborough foi um dos grandes nomes do cinema."
G 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário