segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Alimentação: Os benefícios do iogurte.

Jornal Cruzeiro do Vale
Link da Notícia:
Poderoso no controle da saciedade, na regulagem do trato intestinal e na melhora da imunidade, o iogurte ganha cada vez mais consumidores em todo mundo. Comercializado em diversos lugares como padarias e supermercados, o leite coalhado de diversos sabores traz tipos para todos os gostos, desde os tradicionais, integrais, desnatados, além de bebidas lácteas, entre outros leites fermentados.

"Os iogurtes são fonte de proteínas, cálcio, zinco e microrganismos. As proteínas e fibras auxiliam na sensação de saciedade, o que pode favorecer em casos de emagrecimento", analisa Camila Leandra Bueno de Almeida, professora do curso de Nutrição da Universidade Regional de Blumenau, Furb, que também é mestre e doutoranda em Ciências Farmacêuticas, pela Univali.

De acordo com a professora, o iogurte também ajuda na melhora da imunidade e ainda regula o intestino, prevenindo e melhorando a prisão de ventre. "Estudos mostram ainda os benefícios do iogurte na redução da gordura corporal, melhora do intestino, prevenção de câncer, principalmente de intestino, próstata e útero, envelhecimento celular e outros benefícios", discorre.

Dicas na compra

Segunda Camila, na hora da compra do iogurte, assim como qualquer produto refrigerado, a dica é deixar para escolher o produto desejado no final da compra, devido à temperatura do balcão. De acordo com a profissional de nutrição, os produtos devem manter a temperatura entre 2 e 10 graus, com o objetivo de evitar o crescimento de bactérias que podem causar efeitos indesejados no trato gastrointestinal, como diarreia, distenção abdominal, náuseas e mal-estar.

"É importante olhar o rótulo e os ingredientes. Não existe um iogurte ideal, pois depende do objetivo do consumo e do plano alimentar individual. No rótulo é importante observar a quantidade de gorduras e açúcares, preferindo os iogurtes com menor quantidade desses nutrientes. É bom preferir o iogurte mais natural possível", orienta.



Excesso prejudica sistema digestivo

Apesar dos benefícios, a nutricionista Camila Leandra Bueno de Almeida alerta que o excesso de iogurte pode causar desconforto no trato gastrointestinal, que ocorre nos órgãos do sistema digestivo. "A recomendação do consumo de leite e derivados, incluído o iogurte, é de três porções ao dia. Pacientes com intolerância a lactose, alergia à proteína do leite e diabéticos devem tomar cuidado apenas com o consumo de iogurtes que contenham lactose, proteína caseína e açúcar de adição. A dica é consumir iogurtes específicos como os sem lactose, à base de soja e sem açúcar", orienta.

De acordo com Camila, a escolha do iogurte deve levar em consideração o objetivo do plano alimentar, assim como os hábitos alimentares. "É importante variar os sabores para não enjoar do produto. Iogurtes de ameixa, laranja, mamão e aveia auxiliam ainda mais em problemas intestinais pela quantidade de fibras e substâncias que ajudam a soltar o intestino", afirma.

A nutricionista ainda observa que os iogurtes são ótimas opções para os pequenos lanches entre as refeições, como lanche da manhã, da tarde e da noite, com combinação com frutas e cereais integrais. "Exemplos de combinações são o iogurte desnatado com banana picada e semente de chia, o iogurte de coco com mamão e granola sem açúcar e o iogurte grego com morangos e semente de linhaça", destaca.

http://www.radioflashbackindaial.com/noticias/geral/66092

Nenhum comentário:

Postar um comentário