sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Semana Pedagógica.

Primeiras providências
Reúna a equipe gestora alguns dias antes para preparar a semana. 
Algumas ações devem ser realizadas: 
- Montagem do calendário da escola
Com base na programação oficial da Secretaria de Educação 
(em que constam feriados, recessos e eventos de rede), planeje o 
calendário da escola, reservando datas para reuniões periódicas, 
como as de pais, do Conselho de Escola e da Associação de Pais e 
Mestres. Eleja alguns dias para eleição dos representantes de 
classe, feiras de Ciências e de livros, confraternizações e festas 
ou outro evento que a escola costume realizar. 
Peça ao coordenador para sugerir dias e horários para o trabalho 
pedagógico coletivo (geral, por área e por série). 
- Consolidação dos dados da escola Faça uma tabela com os 
principais dados da escola - número de matrículas iniciais e finais 
e as taxas de aprovação, repetência e distorção idade-série (leia 
avaliações e planilhas de aprendizagens dos alunos. 
- Consolidação dos dados da escola Faça uma tabela com os 
principais dados da escola - número de matrículas iniciais e finais 
e as taxas de aprovação, repetência e distorção idade-série (leia 
avaliações e planilhas de aprendizagens dos alunos. 
- Planejamento do tempo 
Monte um cronograma da semana pedagógica baseado na 

quantidade de dias que a escola dispõe para o encontro. 

- Organização do espaço 
Calcule quantos grupos de trabalho serão formados durante os 
encontros e combine com o pessoal da limpeza para que os espaços 
estejam limpos e organizados. 
Exponha as produções de alunos e professores em corredores 
e nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar o trabalho 
realizado pelos alunos. 
- Previsão de alimentação Como receber a equipe? 
Com um café da manhã de boas-vindas? 
Então é preciso contar com a presença das merendeiras no local e 
preparar um espaço para essa recepção. Se a equipe vai se reunir 
por alguns dias, planeje os momentos em que ocorrerão as pausas 
e o almoço e o que será servido. Peça que as merendeiras organizem 
o cardápio e façam as compras necessárias.


PRIMEIRO DIA


Manhã: Recepção e apresentação
Este é o momento de dar as boas-vindas a todos e acolher os 
novos professores e funcionários de apoio.

Proposta de reunião
Peça aos participantes que se apresentem, contando rapidamente 
em que área trabalham e um pouco do histórico profissional. Em 
seguida, fale sobre o perfil da comunidade e das famílias 
atendidas. Com base no regimento da escola, explique como 
são combinadas as regras e como funciona a divulgação de 
informações administrativas. Fale um pouco da rotina da escola. 
Compartilhe também os novos materiais e equipamentos adquiridos 
e, caso tenha havido alguma reforma ou construção, convide o 
grupo para uma visita ao local. Divulgue a programação da 
semana pedagógica para que a equipe saiba de quais reuniões 
participarão e os assuntos que serão abordados. Assim, todos 
podem se preparar. Separe um tempo para esclarecer dúvidas.


Obs: Convide a equipe gestora, os professores e os funcionários 
dos serviços de apoio para estar presentes o dia todo, reunidos 
em um grupo único.


Tarde: Análise dos resultados da escola 
Com todos inteirados do funcionamento da escola, é hora de 
refletir sobre as metas da unidade e os passos que precisam ser 
dados durante o ano para atingi-las. 

Proposta de reunião
Inicie uma discussão com base no PPP e nos dados da escola do 
ano anterior, tanto os revelados pelos diagnósticos internos como 
os de avaliações externas, como Índice de Desenvolvimento Básico 
da Educação (Ideb). Depois de expor os números, levante questões 
que levem à reflexão: qual é o quadro atual da escola? Aonde 
queremos chegar e como fazer para ir da atual realidade à meta 
desejada? O envolvimento de todos nesse debate é essencial. 
Esclareça que até as funções administrativas têm papel educador. 
SEGUNDO DIA
Manhã : Organização de agendas 
Use o segundo dia para apresentar o calendário escolar e definir 
a grade horária das salas, que já foi previamente elaborada com 
o coordenador.

Proposta de reunião
Entregue uma cópia do calendário à equipe e explique os itens 
marcados. Caso surjam propostas de mudança, cabe avaliar as 
alterações. No caso da grade horária das turmas, peça que cada 
um analise se sua área terá um bom funcionamento diante da
programação sugerida. As merendeiras, por exemplo, conseguirão 
providenciar a merenda nos intervalos escalonados? E o pessoal 
da limpeza dá conta de preparar o laboratório para as aulas de 
Química se elas são em sequência? Defina os horários de 
formação permanente em que toda a equipe docente deverá 
estar presente e os que serão realizados somente com os 
professores de uma disciplina ou ciclo, tomando o cuidado de 
escolher data e hora em que todos possam estar presentes. 
Para isso, é essencial levar em conta, inclusive, a agenda dos 
professores que lecionam em outras escolas.



Providenciar...
- Cópias do calendário da escola.
- Grade com o horário de aulas das turmas.
- Salas adequadas, preparadas e em número suficiente para 
que os participantes trabalhem em grupo.
- Cópias e relatórios de projetos realizados no ano anterior que 
deram bons resultados.
- Projetos elaborados em outras escolas ou encontrados em 
bibliografia especializada para serem adaptados.

Tarde: Avaliação de projetos institucionais

Acertados os horários, a equipe deve planejar os projetos 
institucionais. Os temas escolhidos devem enriquecer o currículo, 
mobilizar a comunidade e ser coerente com o PPP.

Proposta de reunião
Apresente os bons projetos institucionais realizados e as 
contribuições deles para a aprendizagem. Abra a discussão 
para novas sugestões e promova a análise de cada uma sempre 
de olho na intencionalidade: quais os resultados esperados? 
Como os pais podem se envolver? Que responsabilidades os 
alunos terão na organização? Essa é a melhor forma de alcançar 
os objetivos? Também é interessante levar para a equipe projetos 
realizados em outras escolas ou encontrados em bibliografia 
especializada (e que possam ser adaptados). Quando escolhidas 
as propostas, defina com o grupo os professores e gestores 
que farão o acompanhamento. E não se esqueça de registrar 
as intenções no PPP. 

TERCEIRO DIA
O dia todo: Passagem de turmaEste é o dia em que os professores se dedicam a conhecer as 
turmas com as quais vão trabalhar durante o ano e os 
funcionários dos serviços de apoio analisam a rotina de 
trabalho.

Proposta de reunião Aqui, o foco está no passado: 
cada professor fala da sala com a qual trabalhou no ano anterior, 
segundo um roteiro definido pelo coordenador pedagógico. 
Se um educador saiu da escola, um membro da equipe gestora 
deve assumir a tarefa. 
Certifique-se de que sejam abordadas as características gerais 
da turma, como os conteúdos trabalhados e os resultados das 
avaliações. 
Recupere documentos como mapas de aprendizagem e fichas 
de alunos para a análise dos docentes. 
Nas escolas que tenham o Ensino Fundamental completo, é 
essencial que o professor do antigo 5º ano converse com todos 
os do 6º ano para ajudar os colegas a criar um ambiente que 
facilite a adaptação ao novo ciclo. Preveja um orador para falar 
sobre os avanços em cada área e outro para discorrer sobre o 
perfil das turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental e do 
Ensino Médio.



AlertaFique atento para que os grupos mantenham foco no pedagógico 
e evite que o momento seja usado para disseminar ideias 
pré-concebidas sobre determinada turma ou aluno.

Reflexão sobre a rotina

Enquanto o coordenador orienta os professores na passagem 
de turma, o diretor pode dividir o tempo entre os grupos de 
docentes e os de funcionários. Uma conversa sobre como eles 
podem contribuir nos projetos institucionais e em outras áreas 
certamente vai aumentar o envolvimento com as metas da 
escola. Proponha que todos avaliem os aspectos positivos e 
as dificuldades enfrentadas na rotina durante o último ano e 
façam sugestões. É possível visitar o programa Profuncionário, 
no site do Ministério da Educação (MEC), e avaliar se alguém 
da equipe pode fazer os cursos a distância oferecidos. Monte 
com eles um cronograma das reuniões ao longo do ano para 
deixar claro que você vai acompanhar o andamento das tarefas.

Obs: Chame professores e funcionários administrativos e dos 
serviços de apoio para a reunião. Porém eles trabalharão 
separadamente. Os docentes começam reunidos com toda a 
equipe e depois se organizam em série.



Providenciar...- Portfólios de alunos e professores, separados por turmas.
- Mapas de aprendizagem e fichas dos alunos.
- Salas para as reuniões dos professores (em duplas ou grupos) 
e para os grupos de funcionários das diversas áreas.

QUARTO DIA
O dia todo: 
Plano de ensinoMomento de os professores se dedicarem ao planejamento geral 
da disciplina que ensinam. A equipe de gestão acompanha o 
trabalho como mediadora entre os colegas que vão compartilhar 
o mesmo plano e supervisiona os resultados. Os funcionários de 
apoio podem ser dispensados neste dia - com exceção das 
merendeiras -, mas deverão estar presentes no encerramento, 
no dia seguinte.

Proposta de reunião 
Neste dia, os professores alinham os planos de ensino, 
distribuindo os conteúdos que serão trabalhados por 
bimestre (ou trimestre) e definindo os principais projetos e 
sequências didáticas, sempre usando como base o PPP, a matriz 
curricular da rede e as experiências de cada profissional. Proponha 
que eles preparem uma apresentação com as linhas gerais para 
o dia seguinte. Pergunte se alguém vai precisar de material e 
disponibilize a sala de informática, se for o caso. Ao acompanhar 
as discussões, os gestores garantem que os objetivos da escola 
sejam contemplados no plano de ensino de todas as áreas.

Obs: Agrupe os professores dos anos iniciais do Ensino 
Fundamental por série e os dos anos finais e do Ensino 
Médio por disciplina, com acompanhamento do coordenador 
pedagógico e da direção.



Providenciar...- Espaço adequado para que os professores trabalhem em 
grupos.
- Pastas com propostas de atividades permanentes, sequências 
e projetos didáticos separados por disciplina e/ou por série.
- A proposta curricular da rede.
- Sala de informática em condições de uso para a produção de 
apresentações.
- Cartolina, papel e canetas hidrográficas.

QUINTO DIA
Manhã: Apresentação do plano de ensinoDepois de um dia de discussão, os professores precisam de um 
espaço para apresentar os planos e discuti-los com os colegas. 
Esse procedimento ajuda a dar unidade ao currículo.

Proposta de reunião
O coordenador pedagógico pode montar uma proposta para que 
todos os professores apresentem os planos de ensino para o 
ano que começa. O papel do gestor neste dia é contribuir para 
o aprimoramento do planejamento e estimular a equipe a dar 
sugestões.
Convoque todos os professores para ouvir as exposições dos 
colegas, participar dos debates e, dessa forma, conhecer o plano 
de ensino de toda a escola.



Providenciar...
- Espaço adequado para reunir toda a equipe.
- Equipamentos como retroprojetor ou data show para as 
apresentações.
- Textos que tratem da importância do acolhimento dos alunos 
nos primeiros dias de aula.

Tarde: Encerramento

Reserve o último período para planejar a recepção dos alunos e 
avaliar as atividades desenvolvidas durante a semana de 
planejamento.

Proposta de reunião
É possível começar a tarde lendo com a equipe um texto sobre 
a importância da acolhida nos primeiros dias - e durante todo 
o ano. Promova um debate sobre como será a recepção dos 
estudantes, definindo questões práticas: 
- onde receber os alunos, no portão da escola ou na entrada 
da sala de aula? 
Como devem ser recebidos os pais que acompanham os filhos? 
Uma revisão do que foi feito nos anos anteriores ajuda a pensar 
nos ajustes. 
Para encerrar, reserve um tempo para que todos falem sobre 
a semana pedagógica. Um membro da equipe gestora pode anotar 
as opiniões, os pontos que precisam ser retomados durante o ano 
e as informações que ajudarão os gestores na avaliação da 
organização do tempo, do espaço e dos trabalhos propostos. 
Não se esqueça de combinar com os professores um prazo para a 
entrega final dos planos de ensino e reforçar que haverá reuniões 
de formação durante o ano para tirar dúvidas e aprimorar o 
planejamento das aulas.



Mantenha o rumo durante o ano todoA semana pedagógica acabou. Porém a discussão coletiva 
do trabalho pedagógico deve continuar por todo o ano. 
As reuniões de trabalho pedagógico, realizadas com regularidade, 
servem para aprofundar muitas questões disparadas durante 
o planejamento. Para garantir que a rotina não deixe que 
as decisões tomadas caiam no esquecimento, algumas 
providências são necessárias:

- Atualização dos documentos
Faça a revisão dos documentos que foram alterados no encontro, 
como a agenda da escola (caso tenham sido revistos os horários 
dos encontros de formação propostos inicialmente ou a grade 
horária). Não se esqueça de imprimir cópias para todos e 
distribuir.

- Revisão do PPP 
Com as ideias que surgiram, o PPP vai precisar de modificações. 
Quando fizer isso, use uma linguagem clara para que ele seja 
compreendido por todos. Se possível, imprima-o, com destaque 
para as partes novas e as atualizadas, e coloque-o em exposição 
em local para que todos tenham acesso. Com isso, a mensagem 
fica reforçada para a equipe, os pais e os alunos.

- Consolidação dos planos de ensino 
Os planos de ensino debatidos para cada área entre os 
professores também devem ser entregues impressos para 
facilitar o acompanhamento durante o ano e ajudar na definição 
das pautas dos encontros de formação. Enquanto a versão final 
não fica pronta, a equipe gestora deve oferecer ajuda aos 
educadores na consolidação das atividades e sequências didáticas.


- Revisão e arquivamento 
Depois de entregues, os planos de ensino precisam ser 
revisados - prestando atenção se as ideias debatidas pela 
equipe docente estão presentes - e colocados em prática. 
Guarde cópias para serem consultadas pela equipe a qualquer 
momento.

- Montagem do calendário da escola 
Use as reuniões de formação para retomar alguns pontos e 
aprofundar as discussões pedagógicas que merecem nova 
análise ou aprofundamento, conforme os professores forem 
realizando as atividades propostas e dando andamento aos 
projetos institucionais.

Retirado da Revista Gestão Escolar
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-02-06T15:18:00-08:00&max-results=7&start=14&by-date=false

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