1. Pegar o nome no chão.
A professora irá colocar no chão as fichas de chamada e pedir que
as crianças, de um em um, retirem seu nome e coloquem no canguru
ou mesa.
Obs.: Os alunos que já conhecem seu próprio nome, a professora
indicará o nome de um colega que deverá ser pego.
2. Ditar os nomes para a professora.
Perguntar às crianças quem tem o nome que inicia com a letra “A”, a crianças mostra sua ficha e o profº escreve o nome numa listagem. As crianças que não conseguirem identificar a letra inicial terão
auxílio do profº, que mostrará na reta alfabética ou escreverá a letra
na lousa para que as crianças identifiquem melhor.
Terá o mesmo procedimento com todas as letras do alfabeto.
Essa listagem deverá ser utilizada como apoio para escrita do
próprio nome e dos colegas, para marcar os ajudantes do dia, etc.
3. Leitura dos nomes.
O profº fará chamada mostrando o cartão de chamada e fazendo
intervenções como:
De quem será este nome?
Adivinhe se puder! Mostrar a primeira letra enquanto cobre as
demais e vai descobrindo as letras (utilizando outro cartão) conforme
as crianças falam os nomes. Falar a letra inicial do nome do referido
cartão.
Obs.: Repetir várias vezes.
4. Localizar seu nome na lousa.
O profº escreve o nome das crianças na lousa.
Cada criança deverá identificar o próprio nome e apagá-lo
ou circulá-lo.
5. Procurar seu nome para escolher a atividade do Diversificado.
Cada cadeira estará na roda identificada com um nome
(utilizar o cartão de chamada). A criança deverá procurar o seu nome
e levar a cadeira no cantinho que deseja trabalhar.
Variação: esta atividade poderá ser feita com a brincadeira da dança
da cadeira, na qual o profº organiza as cadeiras em círculo com as
fichas em cima, conforme a música for parando, a criança que parar
no seu nome pode sentar e assim espera até o último a
pegar e sentar.
6. Brincar de roda com nomes.
Formar uma roda com as crianças colocando as fichas de chamada
na frente de cada um.
Dar as mãos e cantar a música “roda, roda, roda, pé, pé, pé, roda,
roda, roda, caranguejo peixe é”, neste momento a roda deverá
parar e a criança que parou em frente
Retirado da Revista Gestão Escolar
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário