sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ATIVIDADES DE LEITURA DE NOMES PRÓPRIOS.

1. Pegar o nome no chão. 
A professora irá colocar no chão as fichas de chamada e pedir que 
as crianças, de um em um, retirem seu nome e coloquem no canguru 
ou mesa. 
Obs.: Os alunos que já conhecem seu próprio nome, a professora 
indicará o nome de um colega que deverá ser pego. 

2. Ditar os nomes para a professora. 
Perguntar às crianças quem tem o nome que inicia com a letra “A”, a crianças mostra sua ficha e o profº escreve o nome numa listagem. As crianças que não conseguirem identificar a letra inicial terão 
auxílio do profº, que mostrará na reta alfabética ou escreverá a letra 
na lousa para que as crianças identifiquem melhor. 
Terá o mesmo procedimento com todas as letras do alfabeto. 
Essa listagem deverá ser utilizada como apoio para escrita do 
próprio nome e dos colegas, para marcar os ajudantes do dia, etc. 

3. Leitura dos nomes. 
O profº fará chamada mostrando o cartão de chamada e fazendo 
intervenções como: 
De quem será este nome? 
Adivinhe se puder! Mostrar a primeira letra enquanto cobre as 
demais e vai descobrindo as letras (utilizando outro cartão) conforme 
as crianças falam os nomes. Falar a letra inicial do nome do referido 
cartão. 
Obs.: Repetir várias vezes. 

4. Localizar seu nome na lousa. 
O profº escreve o nome das crianças na lousa. 
Cada criança deverá identificar o próprio nome e apagá-lo 
ou circulá-lo. 

5. Procurar seu nome para escolher a atividade do Diversificado. 
Cada cadeira estará na roda identificada com um nome 
(utilizar o cartão de chamada). A criança deverá procurar o seu nome 
e levar a cadeira no cantinho que deseja trabalhar. 
Variação: esta atividade poderá ser feita com a brincadeira da dança 
da cadeira, na qual o profº organiza as cadeiras em círculo com as 
fichas em cima, conforme a música for parando, a criança que parar 
no seu nome pode sentar e assim espera até o último a 
pegar e sentar. 

6. Brincar de roda com nomes. 
Formar uma roda com as crianças colocando as fichas de chamada 
na frente de cada um. 
Dar as mãos e cantar a música “roda, roda, roda, pé, pé, pé, roda, 
roda, roda, caranguejo peixe é”, neste momento a roda deverá 
parar e a criança que parou em frente 

Retirado da Revista Gestão Escolar
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário