COMO APROVEITAR ESSE MOMENTO E TRABALHAR A CRIATIVIDADE DA CRIANÇADA.
ESSE ANO, O CARNAVAL NO BRASIL SERÁ COMEMORADO DIA 21 DE FEVEREIRO E É CONSIDERADO UMA DAS FESTAS POPULARES MAIS ANIMADAS E REPRESENTATIVAS DO MUNDO - COM QUASE UMA SEMANA DE FESTA, MÚSICAS, DANÇAS E ALEGRIA. O CARNAVAL CHEGOU AO PAÍS INFLUENCIADO PELAS FESTAS CARNAVALESCAS QUE ACONTECIAM NA EUROPA, EM FORMAS DE DESFILES URBANOS, ONDE OS CARNAVALESCOS USAVAM MASCARAS E FANTASIAS. PERSONAGENS COMO A COLOMBINA, O PIERRÔ E O REI MOMO TAMBÉM FORAM INCORPORADOS AO CARNAVAL BRASILEIRO, EMBORA SEJAM DE ORIGEM EUROPEIA.
NO FINAL DO SÉCULO 19, COMEÇARAM A APARECER NO BRASIL OS PRIMEIROS BLOCOS CARNAVALESCOS. AS PESSOAS SE FANTASIAVAM, DECORAVAM SEUS CARROS E, EM GRUPOS, DESFILAVAM PELAS RUAS DAS CIDADES. ESTÁ AÍ A ORIGEM DOS CARROS ALEGÓRICOS, TÍPICOS DAS ESCOLAS DE SAMBA ATUAIS. O CARNAVAL FOI CRESCENDO E SE TORNANDO CADA VEZ MAIS UMA FESTA POPULAR. ESSE CRESCIMENTO OCORREU COM A AJUDA DAS MARCHINHAS CARNAVALESCAS.
COMO NÃO PASSAR EM BRANCO ESSE PERÍODO TÃO IMPORTANTE NO COTIDIANO DA ESCOLA? ALGUMAS ATIVIDADES PODEM AJUDAR OS PROFESSORES A COMEMORAREM O CARNAVAL E AINDA DESENVOLVER HABILIDADES NAS CRIANÇAS.
DICA DE LEITURA!
A ESCOLA DO CACHORRO SAMBISTA. O SIMPÁTICO CACHORRO SAMBISTA MORA NA QUADRA DA ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO BATUQUE. É ELE QUEM CONDUZ O LEITOR NA DESCOBERTA DE COMO FUNCIONA UMA ESCOLA, DESDE A DEFINIÇÃO DO TEMA PARA O DESFILE DE CARNAVAL ATÉ O DIA DE MOSTRÁ-LO NA AVENIDA.
AUTOR: FELIPE FERREIRA
EDITORA: ÁTICA
A Escola do Cachorro Sambista
Felipe Ferreira e Mariana Massarani
Sambista é um cachorro que mora na quadra da Escola de Samba Unidos do Batuque. É ele quem acompanha o leitor na descoberta de todos os preparativos para o desfile de Carnaval.
1. Possibilidades Pedagógicas
1 Conhecer, de modo prazeroso, uma das festas populares mais significativas da cultura brasileira: o Carnaval das escolas de samba.
2 Estimular a comunicação por meio das linguagens musical (ritmo) e corporal (dança).
3 Atender aos objetivos do ensino de Arte relativos aos conteúdos:
Dança:
• Contextualização da produção em dança e compreensão desta como manifestação autêntica, sintetizadora e representante de determinada cultura.
• Identificação dos produtores em dança como agentes sociais em diferentes épocas e culturas.
Música:
• Músicos como agentes sociais: vidas, épocas e produções.
• A música e sua importância na sociedade e na vida dos indivíduos.
• Música e apresentações musicais e artísticas das comunidades, consideradas na diversidade cultural, em outras épocas e na contemporaneidade. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília, MEC/SEF, 1997 (p. 70, 71, 80, 81)
4 Comparar as linguagens dos textos e suas diferentes funções: a narrativa, própria da ficção, e o texto informativo utilizado para relatar fatos.
5 Valorizar a vida em comunidade e a convivência com o diferente.
2. Abordagens Interdisciplinares
LÍNGUA PORTUGUESA
• Narrativa e texto informativo: semelhanças e diferenças.
• Intertextualidade com o conto clássico popular “A Dona Baratinha”.
• Vocabulário específico de escola de samba.
ARTE
Música e dança:
• O samba como comunicação e expressão do brasileiro;
• O Carnaval e a escola de samba como produtos culturais e históricos representativos do brasileiro.
ILUSTRAÇÃO E FOTOGRAFIA
• Comparação das intenções e das escolhas de linguagem visual bem como dos âmbitos de circulação de cada forma de comunicação.
HISTÓRIA
• Mudanças e permanências de elementos que caracterizam os desfiles de escolas de samba ao longo da história do Carnaval.
3. Temas Transversais
PLURALIDADE CULTURAL
• Os valores, as atitudes e os procedimentos nas comunidades das escolas de samba.
NESTA HISTÓRIA, UMA MENINA SURPREENDE A TODOS E A SI MESMA AO DECIDIR FAZER AS COISAS A SEU MODO. CANSADA DE USAR A FANTASIA QUE SUA MÃE ESCOLHE TODO ANO PARA O BAILE DE CARNAVAL, ELA VÊ UM ANÚNCIO DE JORNAL E TEM UMA IDEIA...
AUTOR: LÚCIA FIDALGO
EDITORA: LAROUSSE JÚNIOR
Lúcia Fidalgo conta a história de uma menina que quer ser diferente das demais. Para isso produz sua própria fantasia de carnaval surpreendendo todos à sua volta. No final, está a explicação da história do carnaval e da letra da canção que marca o titulo do livro.
LETRA DA CANÇÃO:
É Com Esse Que Eu Vou
Elis Regina
Com esse que eu vou sambar até cair no chão
Com esse eu vou desabafar na multidão
Se ninguém se animar
Eu vou quebrar meu tamborim
Mas se a turma gostar vai ser pra mim
É com esse que eu vou sambar até cair no chão
É com esse que eu vou desabafar na multidão
Se ninguém se animar
Eu vou quebrar meu tamborim
Mas se a turma gostar vai ser pra mim
Quero ver o ronca-ronca da cuíca
Gente pobre, gente rica, deputado, senador
Quebra quebra eu quero ver
Uma cabrocha boa
No piano da patroa batucando
É com esse que eu vou
Mas quebra, quebra que eu quero ver
Muita cabrocha boa, no piano da patroa
E é com esse que eu vou
E é com esse que eu vou
Mas é com esse que eu vou
Sambar até cair no chão
Com esse eu vou desabafar meu coração
Sambar na multidão
Com esse eu vou
Desabafar meu coração
Com esse eu vou
Desabafar na multidão
Meu coração, eu vou
Eu vou, eu vou, eu vou
É com esse que eu vou
Eu vou
Com esse eu vou
Eu sei que vou
Sambar na multidão
Desabafar....
BAILE DE CARNAVAL
QUE TAL UM MOMENTO PARA DANÇAR, FESTEJAR E PULAR, ASSIM COMO SE FAZ NAS GRANDES FESTAS DE CARNAVAL? A IDEIA É QUE AS CRIANÇAS VENHAM FANTASIADAS PARA A ESCOLA E NESSE DIA DANÇARÃO AO SOM DAS MARCHINHAS DE CARNAVAL E DE ADEREÇOS PRODUZIDOS POR ELES MESMOS. PARA AUMENTAR AINDA MAIS A CRIATIVIDADE, PORQUE ELES MESMOS NÃO PRODUZIREM SUAS PRÓPRIAS FANTASIAS? "NA VERDADE, O CARNAVAL É COMO O JOGO DE FAZ-DE-CONTA, NO QUAL OS ALUNOS COMEÇAM A SE IDENTIFICAR COM OS PERSONAGENS, INVENTANDO PAPÉIS, IMITANDO SITUAÇÕES E REPRODUZINDO COMPORTAMENTOS", COMENTA A PROFESSORA DO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO, REGINA MARABELLO.
OBJETIVO:
* CONSTRUIR O PRÓPRIO ADEREÇO DE CARNAVAL.
ATIVIDADE SUGERIDA PELA PROFESSORA, JULIANA MARINS DO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO, EM SÃO PAULO.
1- PEGUE O PAPEL CREPOM E CORTE ELE INTEIRO EM PEDAÇOS COM CERCA DE 4CM.
2- PEGUE DOIS PEDAÇOS DESSES, SE POSSÍVEL, DE CORES DIFERENTES E DOBRE AS PONTAS DELES.
3- ENROLE ESSAS PONTAS A UM PEDAÇO DE BARBANTE COM CERCA DE 60 CM.
4- DEPOIS, É SÓ ENROLAR O CREPOM E O BARBANTE A UMA FITA ADESIVA E O BALANGANDAM ESTÁ PRONTO PARA SER CHACOALHADO PARA TODOS OS LADOS PELAS CRIANÇAS NO BAILE DE CARNAVAL.
DICAS DE FANTASIAS PARA CONFECÇÃO REAPROVEITANDO MATERIAIS:
DICAS E PASSO A PASSO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS:
DICAS E PASSO A PASSO PARA CONFECCIONAR SUA MÁSCARA:
ADEREÇOS PARA O CARNAVAL:
DICA DE MÚSICA!
FAIXA ETÁRIA: 0 A 2 ANOS - TODOS COM UM PIRULITO NAS MÃOS E ROUPAS BEM COLORIDAS.
PIRULITO
IOIÔ DÁ O BRAÇO PRA IAIÁ
IAIÁ DÁ O BRAÇO PRA IOIÓ
O TEMPO DE CRIANÇA JÁ PASSOU, Ô!
PIRULITO QUE BATE BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU, HEI!
AGORA É MELHOR
A GENTE DANÇAR
JUNTINHOS ASSIM
SE TEM MAIS PRAZER
QUEM NÃO DANÇA O PIRULITO
QUE ALEGRIA PODE TER?
FAIXA ETÁRIA: 2 A 3 ANOS - CONFECCIONAR CHEPÉUS DE PIRATA.
PIRATA PERNA DE PAU
EU SOU O PIRATA DA PERNA DE PAU
DO OLHO DE VIDRO DA CARA DE MAU
MINHA GALERA DOS VERDES
MARES NÃO TEME O TUFÃO
MINHA GALERA
SÓ TEM GAROTAS NA GUARNIÇÃO
POR ISSO SE OUTRO PIRATA
TENTA A ABORDAGEM EU PEGO
O FACÃO
E GRITO DO ALTO DA POPA:
OPA! HOMEM NÃO!
MÁSCARAS CARNAVALESCAS DE PRATOS DE PAPELÃO
CADA CRIANÇA RECEBE UM PRATO DE PAPELÃO DO TAMANHO DE SOBREMESA E BASTA DESENHAR E RECORTAR UM CÍRCULO ONDE FICARÁ OS OLHOS E A BOCA E PINTAR, COLAR ADEREÇOS, ENFIM, ENFEITAR CADA UM A SEU MODO COM VÁRIOS MATERIAIS DISPONÍVEIS. DEPOIS É SÓ ESPERAR SECAR E USAR AS MÁSCARAS NO BAILE DE CARNAVAL.
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESTE POSTE, RETIREI MUITAS DICAS DA NET E TAMBÉM DA REVISTA GUIA PRÁTICO EDUCAÇÃO INFANTIL. BEIJOS. ATÉ A PRÓXIMA.
VAI ROLAR A FESTA!
ORGANIZE UM BAILE DE CARNAVAL NA ESCOLA COM DIREITO A MARCHINHAS, FANTASIAS, CONFETES E SERPENTINAS.
A MAIOR FESTA POPULAR BRASILEIRA ESTÁ CHEGANDO! É ÉPOCA DE PULAR, DANÇAR, SE FANTASIAR E FESTEJAR! QUE TAL PREPARAR UM BAILE DE CARNAVAL NA ESCOLA? "MAS É IMPORTANTE QUE ANTES DA FOLIA AS CRIANÇAS APRENDAM O SIGNIFICADO DESSA DATA PARA QUE A COMEMORAÇÃO SEJA MAIS SIGNIFICATIVA", REOMENDA PAULA ANGÉLICA PIMENTEL PRADO, ORIENTADORA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PIAGET, EM SÃO PAULO.
AS CRIANÇAS TAMBÉM PODEM CONFECCIONAR ACESSÓRIOS NAS AULAS, PARA DAREM UM TOQUE A MAIS ÀS SUAS FANTASIAS. CONFIRA NOSSAS SUGESTÕES.
PREPARAÇÃO PARA O BAILE
VEJA A SEGUIR COMO AS CRIANÇAS DO COLÉGIO PIAGET SE PREPARAM PARA O BAILE DE CARNAVAL.
RODAS DE CONVERSA
NA SEMANA DO CARNAVAL, CONVERSE COM OS ALUNOS SOBRE ESSA FESTA, MOSTRE FOTOS E PERGUNTE A ELES O QUE SABEM SOBRE ELA. DEPOIS, ACRESCENTE NOVAS INFORMAÇÕES: FALE SOBRE SEU SIGNIFICADO, SUA ORIGEM, COMO É COMEMORADO EM DIVERSAS PARTES DO BRASIL (OS BLOCOS DE RUA, OS TRIOS ELÉTRICOS, OS DESFILES DE ESCOLA DE SAMBA, OS BAILES DE SALÃO, OS CONCURSOS DE FANTASIAS ETC.).
POR FIM, PEÇA ÀS CRIANÇAS PARA REGISTRAREM EM SEUS CADERNOS OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. ELAS TAMBÉM PODEM CONFECCIONAR CARTAZES.
DICA: AS CRIANÇAS QUE AINDA NÃO SABEM ESCREVER PODEM DESENHAR OU FAZER COLAGENS COM RECORTES DE REVISTAS.
ACESSÓRIOS:
CONFECCIONE COM OS ALUNOS UMA PERUCA E DOIS MODELOS DE MÁSCARAS PARA SEREM USADOS NO DIA DO BAILE.
PERUCA
MARCHINHAS
AS MARCHINHAS NÃO FAZEM PARTE DO REPERTÓRIO DOS PEQUENOS, QUE ESTÃO MAIS ACOSTUMADOS COM OS SAMBAS-ENREDOS E COM AS MÚSICAS DE AXÉ. QUE TAL ESTUDAR ESSAS CANÇÕES COM OS ALUNOS?
*APRESENTE ALGUMAS MARCHINHAS ÀS CRIANÇAS.
*PARA AS TURMAS QUE JÁ SABEM LER, ESCREVA A LETRA EM CARTAZES, ILUSTRE-OS E COLE-OS NAS PAREDES DA SALA.
*OUÇAM AS MÚSICAS VÁRIAS VEZES ATÉ QUE TODOS APRENDAM AS LETRAS.
SUGESTÕES DE MARCHINHAS:
* A JARDINEIRA (BENEDITO LACERDA E HUMBERTO PORTO)
*ABRE ALAS (CHIQUINHA GONZAGA)
*BALANCÊ (BRAGUINHA E ALBERTO RIBEIRO)
*MAMÃE EU QUERO (JARARACA E V. PAIVA)
*MÁSCARA NEGRA (ZÉ KETI E PEREIRA MATTOS)
*O TEU CABELO NÃO NEGA (LAMARTINE BABO E IRMÃOS VALENÇA)
*CIDADE MARAVILHOSA (ANDRÉ FILHO)
*ALLAH-LA Ô (HAROLDO LOBO E NÁSSARA)
O BAILE
LOCAL: QUADRA OU PÁTIO
DURAÇÃO: CERCA DE 1 HORA
*PEÇA PARA AS CRIANÇAS IREM FANTASIADAS ÀS ESCOLA. ELAS PODEM USAR TAMBÉM OS ACESSÓRIOS CONFECCIONADOS PREVIAMENTE.
*PEÇA PARA LEVAREM CONFETES E SERPENTINAS. VOCÊ PODE ENSINÁ-LAS A FAZEREM UMA SERPENTINA CHINESA (VEJA ABAIXO).
*DECORE A QUADRA OU O PÁTIO, DEIXANDO-O BEM COLORIDO E ALEGRE.
*SELECIONE ALGUMAS MARCHINHAS.
*NO DIA, É SÓ LEVAR O APARELHO DE SOM PARA O LOCAL ESCOLHIDO E DEIXAR AS CRIANÇAS BRINCAREM, PULAREM E SE DIVERTIREM!
FONTE:
http://amigasdaedu.blogspot.com.br/search/label/CARNAVAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário