Colocamos as duas atuais líderes do segmento numa disputa entre as versões de motor 1.6; descubra qual leva a melhor.
Alguns modelos podem fisgar o coração do consumidor com seu belo design, acabamento caprichado e pacote recheado de itens de série. De certo, essas nem sempre são prioridades de quem busca um veículo bruto de trabalho. No caso, uma picape que aguente o tranco com a caçamba de 600 e tantos itens preenchida.
Colocamos frente a frente dois veteranos recém modificados do segmento. Será que a Saveiro reestilizada leva a melhor frente a Strada, agora com três portas, líder inveterada de venda da Fiat na categoria? Mostramos se o utilitário alemão vence a batalha agora ou vai precisar esperar pela próxima geração, que chega em 2014 com quatro portas, cabine dupla e motor mais potente.
PREÇO
Fiat Strada Trekking - A partir de R$ 48.360
Volkswagen Saveiro Cross - A partir de R$ 49.640
MOTORIZAÇÃO
Fiat Strada Trekking - Deixando de lado a versão Sporting, a Strada nunca de destacou pela esportividade. Mas, com 117 cv e 16,8 kgfm a 4.500 rpm, o motor 1.6 16V garantiu o 0 a 100 km/h em 11,1 segundos em nossos testes. Apesar do torque ser entregue mais tarde, tem quase 3% a mais de força. Ponto positivo num veículo de carga.
Volkswagen Saveiro Cross - O jeito esportivo vem desde a primeira geração, mas o 1.6 de 104 cv e 15,6 kgfm a 2.500 rpm não lhe deu a vantagem. Foi a 100 km/h em 12,4 segundos. A motorização potencializada, capaz de encostar no desempenho da Strada, chega só ano que vem. Será 1.6 16V de 120 cv.
DESEMPENHO
Fiat Strada Trekking - Com suspensão traseira rígida tipo Omega (elevado ao centro para encarar estradas de terra de carga) e pneus estreitos (175/70 aro 14), a Strada é robusta, mas não tão afiada.
Volkswagen Saveiro Cross - A dirigibilidade é semelhante à de um carro de passeio. Sem ser desconfortável, a suspensão por barra de torção traseira segura mais, tal como os pneus 205/60 de aro 15.
PRINCIPAIS ITENS DE SÉRIE
Fiat Strada Trekking - Tem duplo airbag e ABS de série, além de ar-condicionado, direção, vidros e travas elétricos. Cobra por fora diferencial blocante Locker, retrovisores elétricos, rodas de liga leve, sistema de som com CD-Player e MP3, capota marítima, entre outros.
Volkswagen Saveiro Cross - Além de airbags e ABS, vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rodas de liga leve e regulagem de altura para o banco do motorista. Como opcionais, oferece sistema de som com CD-Player, MP3, USB, volante multifuncional e bancos de couro.
ESPAÇO
Fiat Strada Trekking - Nesse ponto, a Strada tem a vantagem de levar dois passageiros a mais com acesso facilitado pela terceira porta à direita. Não há muita folga no banco de trás, mas a caçamba abriga 680 litros.
Volkswagen Saveiro Cross - Apenas com opção de cabine estendida, a versão ainda não tem a praticidade da cabine dupla e dos lugares adicionais. A caçamba maior leva 734 litros para compensar um pouco.
CONFORTO
Fiat Strada Trekking - Na Strada, o conforto sai caro. A regulagem de altura para o banco do motorista é opcional e custa R$ 313. O revestimento em couro é parcial e pode ser adquirido apenas a partir da versão Adventure por R$ 1.301.
Volkswagen Saveiro Cross - Tem volante ajustável em altura e profundidade e bancos com regulagens mais amplas que na rival. O banco de couro integral sai por R$ 302, quase R$ 1 mil a menos que a rival, mas vale lembrar que não há cabine dupla, apenas estendida.
ACABAMENTO
Fiat Strada Trekking - No redesenho anterior, a cabine recebeu alguns retoques. Mesmo assim, detalhes como as saídas de ar baixas e o ajuste de altura exíguo do volante entregam a origem dos anos 1990. Os encaixes e a finalização do acabamento em plástico deixam a desejar com suas rebarbas escondidas.
Volkswagen Saveiro Cross - Sem firulas, o acabamento em plástico e tecido nas portas é correto e tem ergonomia mais atual. Algumas mudanças foram para pior (como os botões da ventilação). Mas há boas soluções, em especial o volante multifuncional de três raios e a ergonomia geral).
CONSUMO
Fiat Strada Trekking - Na cidade, faz 7,2 km/l. Na estrada, são 9,5 km/l.
Volkswagen Saveiro Cross - Na cidade, faz 6,7 km/l. Na estrada, são 9,4 km/l.
SEGURANÇA
Fiat Strada Trekking - De série, traz airbag duplo e freios ABS. Recentemente, todas as unidades da Strada com a teceira porta passaram por recall devido ao uso de um parafuso errado que prejudica o funcionamento do cinto se segurança.
Volkswagen Saveiro Cross - Assim como a concorrente, tem duplo airbag e freios ABS de série.
PREÇO DO SEGURO
Fiat Strada Trekking - Não foi possível aferir os preços de seguro da linha 2014, mas na anterior, ele equivalia a 4,6% do valor do carro. Está na média do segmento e muito abaixo do rival.
Volkswagen Saveiro Cross - Não foi possível aferir os preços de seguro da linha 2014, mas na anterior, ele equivalia a 7,3% do valor do carro, número acima do patamar do segmento.
CESTA DE PEÇAS
Fiat Strada Trekking - R$ 2737
Volkswagen Saveiro Cross - R$ 3.120. O preço superior pode ser explicado, em parte, pelo uso de lona nos freios traseiros em vez de pastilhas.
DESVALORIZAÇÃO
Fiat Strada Trekking - Não foi possível aferir o índice de desvalorização uma vez que o modelo não completou um ano no mercado.
Volkswagen Saveiro Cross - Não foi possível aferir o índice de desvalorização uma vez que o modelo não completou um ano no mercado.
GARANTIA E PÓS-VENDA
Fiat Strada Trekking - Apesar de ser mais barata que a rival, quando completa fica um tanto mais cara, R$ 53.310. O pacote de revisão é fechado, com garantia de apenas um ano.
Volkswagen Saveiro Cross - Completa, a Saveiro vai a R$ 52.047. A garantia é de um ano, com revisões tabeladas, mas não a mão de obra.
E NAS LOJAS?
Fiat Strada Trekking - Não é um bom momento para comprar a versão, por um motivo simples: ela não está nas concessionárias. A espera de um mês foi unânime nas lojas consultadas, devido ao recesso de final de ano, segundo vendedores. Além disso, a montadora ainda vive o clima de lançamento, com sobrepreço na casa dos R$ 1.490.
Volkswagen Saveiro Cross - Apesar de haver margem para negociação, os descontos para a picape não empolgam. Em uma autorizada da capital paulista, a reportagem encontrou abonos na casa dos R$ 700. Após cerca de oito meses nas lojas, é possível dizer que vigoram nas concessionárias preços próximos aos de tabela.
CONCLUSÃO
Fiat Strada Trekking - Vencedora. A Strada pode ter um pacote espartano de itens de série e acabamento menos caprichado, mas é presente ao cumprir o papel que se propõe: ser um veículo de trabalho forte e espaçoso. Seguro, gasto com combustível e cesta de peças também pesam menos no bolso, mas vale garimpar para evitar sobrepreço no valor do carro.
Volkswagen Saveiro Cross - A Saveiro tem direção afiada, acabamento superior e um bom pacote de itens de série. Mas a potência e o torque destoam do perfil de um veículo de trabalho com capota de 734 litros. Seguro e cesta de peças também são caros. Vale esperar para ver a nova geração, com cabine dupla, 4 portas e motor EA211 1.6 16V com cerca de 120 cv.
Fique atento:
As condições de compra da Saveiro podem ser mais vantajosas que as da Strada. Mas vale lembrar que os drescontos anunciam a chegada de uma nova geração do modelo. A picape está datada pata chegar ao mercado no segundo semestre de 2014, trazendo novidades como: quatro portas, cabine dupla e motor EA211 1.6 16V com cerca de 120 cv.
Texto: Julio Cabral e Giulia Lanzoulo / Fotos: Divulgação /
Fonte: Autoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário