Depois de muito tempo, o consumidor brasileiro passou a aceitar melhor o câmbio automático, que traz mais conforto e comodidade ao motorista. Percebendo essa mudança de comportamento, as montadoras passaram a oferecer essa opção de transmissão para os seus veículos mais requintados. Mas, nos últimos anos, automóveis mais baratos passaram a ser equipados com câmbios automáticos ou automatizados. Pensando nisso, montei uma lista com 14 carros que custam até R$ 50.000 e que podem dar férias para o seu pé esquerdo!
Para facilitar a organização dos modelos, separei os carros em duas categorias: hatches e sedãs. É importante dizer que, nas duas listas, estão veículos equipados com câmbio automático tradicional e com a transmissão manual automatizada, que nada mais é do que um câmbio manual, sem o pedal da embreagem, que tem um “robozinho” que faz as trocas de marcha. Esse sistema exige praticamente os mesmos cuidados (manutenção) de uma transmissão manual.
A ordem dos carros abaixo está por preço, começando pelo mais baixo e descendo para o mais alto. Todos eles têm pintura sólida (mais barata). A cotação de preço foi feita no dia 07/12/2013 no site de cada marca.
Como todos os carros da lista são equipados de série com airbag duplo frontal e freios com sistema ABS, acrescentei sempre ar-condicionado e direção hidráulica nos modelos em que esses equipamentos são opcionais – afinal, se você comprar um carro automático/automatizado sem esses dois itens, terá um “mico de mercado” na garagem.
Vamos lá!
HATCHES
Volkswagen Gol 1.6 I-Motion – R$ 37.130
O líder de vendas no Brasil é o mais barato das duas listas que montei. Equipado com motor 1.6 flex (101/104 cv), ele vem com câmbio manual automatizado I-Motion, um dos melhores desse tipo. Além disso, o hatch alemão tem como destaque o valor inicial. Pelo preço acima, o Gol vem pouco equipado: duas portas, abertura elétrica do porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, tomada 12V, conta-giros; limpador, lavador e desembaçador traseiro; travamento elétrico das portas, vidros dianteiros elétricos, airbag duplo dianteiro e freios ABS com EBD.
Ar-condicionado e direção hidráulica? Só pagando mais R$ 4.958 (escolhendo o kit I-Trend - 4 alto-falantes e 2 tweeters, aerofólio traseiro, antena no teto, bancos dianteiros com cobertura lateral, bolsa porta-revista nos encostos dianteiros, chave canivete sem controle remoto (reserva simples), faróis duplos com máscara negra, frisos laterais externos, grade dianteira pintada em preto ninja; I-System; iluminação no porta-malas, luz interna com interruptor nas portas, moldura do espelho retrovisor externo na cor do veículo; pneus 195/55 R15 (rodas 6J x 15), revestimentos dos bancos em tecido; sistema de som com rádio AM/FM, CD-player bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in; “supercalotas” e volante de direção multifuncional) que faz o preço final subir para R$ 41.758.
Volkswagen Fox 1.6 I-Motion – R$ 39.280
Assim como o irmão Gol, o Fox também vem equipado com motor 1.6 8V e câmbio manual automatizado I-Motion. Embora não seja mais um grande diferencial, seu espaço interno continua sendo um de seus principais atrativos.
De acordo com a Volkswagen, por sugeridos R$ 39.280, os principais equipamentos de série são 4 portas, direção hidráulica, roda aço 15″, 17 porta-objetos, gaveta sob o banco do motorista, faróis com máscara negra, refletores no para-choque traseiro, porta-revistas nos bancos dianteiros; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, tomada 12V, banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete sem controle remoto (reserva simples), airbag duplo dianteiro e freios ABS com EBD. O ar-condicionado custa R$ 2.820 e eleva o preço do Fox para R$ 41.200.
Fiat Palio Essence 1.6 Dualogic Plus – R$ 41.385
O Palio conta com motor 1.6 16V flex E.TorQ (115/117 cv) e com o câmbio manual automatizado Dualogic Plus (segunda geração dessa caixa, que recebeu boas melhorias quando foi lançada). Seu destaque é o custo/benefício: seu preço sugerido é inferior ao do Gol quando o Volkswagen está equipado com ar-condicionado e direção hidráulica. Uma pena que a versão 2014 do Palio tenha trazido poucas novidades.
Os principais itens de série do hatch da Fiat são 3 apoios de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível com 2 posições para o encosto, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras, brake light, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas; computador de bordo; conta-giros; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; direção hidráulica; faróis biparábola, faróis de neblina; airbag duplo dianteiro e ABS com EBD; My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo; rodas de aço estampado 6.0 x 15″ (Pneus 185/60 R15 com baixa resistência a rolagem), tomada 12V, travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura, piloto automático, entre outros.
Kia Picanto 1.0 – R$ 41.900
O pequeno coreano vinha sofrendo constantes variações de preço por causa dos impostos. Agora que, finalmente, a Kia decidiu participar do Inovar-Auto, os preços de seus carros ficarão mais competitivos, como o do Picanto que, com câmbio automático de quatro marchas e motor 1.0 12V flex (77/80 cv), custa menos de R$ 42.000.
Os principais equipamentos de série da versão J.368 (intermediária) automática são airbag duplo frontal, vidros elétricos nas quatro portas; retrovisores elétricos; rádio CD/MP3 player com entrada auxiliar USB e para iPod; controles de áudio no volante; faróis de neblina; rodas de liga leve de aro 14″; direção elétrica; travamento central elétrico para portas e porta-malas; ar-condicionado; indicador de condução econômica – ‘Eco Driving’; direção elétrica, freios ABS, lanternas dianteiras e traseiras com led; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro rebatível e bipartido (60/40); revestimento de couro no volante e na alavanca de câmbio; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro e volante com regulagem de altura.
Chevrolet Onix LT 1.4 – R$ 43.990
Muito mais moderno do que seu irmão Agile, o Onix é um carro que tem como destaque nessa versão LT (intermediária) com todos os opcionais o visual, o sistema MyLink e o câmbio automático de seis marchas, um dos mais avançados de todos desse post. Seu motor 1.4 8V (98/106 cv) foi atualizado andar mais e beber menos.
Seu preço poderia ser mais baixo, mas a Chevrolet prefere sempre aumentá-lo. O Onix LT completo tem como principais equipamentos de série airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, desembaçador e limpador do vidro traseiro, rodas de aço aro 15” com calotas integrais, maçanetas externas e cobertura dos retrovisores externos na cor do veículo; antena, banco do motorista com ajuste de altura; direção hidráulica; coluna de direção com ajuste de altura; travas elétricas das portas e porta-malas; vidros dianteiros elétricos, alarme, chave canivete, faróis com máscara negra e lanternas escurecidas, ar-condicionado, MyLink e controle automático de velocidade (cruise control).
Chevrolet Agile LTZ 1.4 Easytronic – R$ 45.690
As mudanças visuais da linha 2014 fizeram bem ao Agile, mas o projeto antigo não ajuda. Embora tenha um espaço interno interessante, seu conjunto já está ultrapassado. Prova disso é que nem a Chevrolet parece acreditar no carro, já que manteve o motor 1.4 8V Econo.Flex (97/102 cv – não o atualizou para o SPE/4) o equipou com o câmbio manual automatizado Easytronic (geração 2), o pior de todos desse post. Vale muito mais pagar menos e levar o Onix acima.
Pelo menos o Agile tem como principais equipamentos de série ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo frontal, freios ABS com EBD e BAS, volante com controle de audio, telefone e controlador de velocidade de cruzeiro; computador de bordo, acendimento automático dos faróis, rodas alumínio 16” com pneus 195/55 R16; chave principal dobrável tipo canivete; faróis e lanterna de neblina; ajuste altura banco motorista; banco traseiro com encosto dividido 1/3 e 2/3 rebatível; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; travas elétricas das portas; vidros elétricos dianteiro e traseiro; alarme com ultrasom; espelhos retrovisores externos elétricos e rádio com CD/MP3 player, USB e Bluetooth.
Fiat Punto Essence 1.6 Dualogic Plus – R$ 45.995
O compacto premium da Fiat conta com o mesmo conjunto mecânico do Palio: motor 1.6 16V e câmbio manual automatizado Dualogic Plus. Seu destaque é a boa posição de dirigir, além do visual (ainda atrativo). Sua linha 2014 ganhou poucas novidades para enfrentar a concorrência.
Por quase R$ 46.000, o Punto Essence vem equipado de série com piloto automático, 3 apoios de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado + para-brisas degradê; banco do motorista com regulagem de altura, bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, brake light, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas (abertura manual pela porta do motorista); comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível, computador de bordo; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; direção hidráulica, faróis de neblina, Fiat Code 2ª geração, Follow me home, airbag duplo frontal, freio ABS com EBD; iluminação do porta-malas; lanternas traseiras com iluminação a led; Logo Push (sistema de abertura elétrica do porta-malas); My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo; retrovisores externos elétricos; rodas de aço estampado 6.0 x 15″ (pneus 195/60 R15 com baixa resistência a rolagem); sistema de gerenciamento elétrico e eletrônico NANO-FLORENCE; tomada 12V; travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento; volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros.
Fiat 500 Cult 1.4 Dualogic – R$ 46.150
O Fiat 500 tem o visual como o seu maior atrativo. Se o motor 1.4 8V flex não é muito potente (85/88 cv), e se o seu câmbio manual automatizado Dualogic ainda não tenha recebido a atualização “Plus”, o simpático hatch italiano tem uma boa lista de equipamentos de série. Os principais são controle de tração (ASR), ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, comando elétrico de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, Dual drive – direção elétrica com dois programas de condução; freios ABS com EBD, ESS e BAS; controle de tração (ASR) e controle eletrônico de estabilidade(ESP); faróis com regulagem elétrica de altura; Fiat Code 2ª geração; Follow me home; gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix); airbag duplo frontal; Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida); limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, maçanetas externas cromadas; My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); pára-choques na cor do veículo; ponteira de escapamento cromada; retrovisores externos elétricos na cor do veículo; rodas de liga leve 6.0 x 15″ (pneus 185/55 R15); rádio CD MP3 com RDS e entrada auxiliar; travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one-touch (descida) lado motorista e passageiro; e volante com regulagem de altura.
Renault Sandero Privilège 1.6 16V – R$ 46.600
O Sandero é um dos carros de maior sucesso da Renault no Brasil. Embora tenha ficado mais caro na linha 2014, seu custo/benefício associado a um espaço interno interessante são os maiores atrativos do carro. A lista de equipamentos também é boa. O que pode melhorar é o refinamento do carro: acabamento, isolamento acústico etc. Isso irá acontecer no ano que vem, quando o novo Sandero for lançado.
Até lá, o consumidor poderá comprar a versão topo de linha Privilège equipada com motor 1.6 16V flex (107/112 cv) e câmbio automático de quatro marchas (superado). Os principais equipamentos de série são volante revestido em couro, bancos traseiros rebatíveis 1/3 – 2/3; conta-giros; airbag duplo frontal, freios ABS, faróis de neblina; sistema CAR – travamento automático a 6 km/h; alarme perimétrico; 3 apoios de cabeça traseiro; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; brake light; bloqueio de ignição por “Transponder”; computador de bordo; ar-condicionado; volante com regulagem de altura; banco do motorista com regulagem de altura; vidros elétricos dianteiros e traseiros; comando de abertura das portas por radiofrequência e trava elétrica; direção hidráulica; retrovisores externos elétricos e na cor da carroceria, ; rodas de liga leve 15″; faróis e lanternas com máscara negra; rádio CD Player 2DIN, MP3, USB, entrada auxiliar / IPOD e Bluetooth.
Hyundai HB20 Comfort Style 1.6 – R$ 47.595
Sucesso de vendas da Hyundai no Brasil, o compacto HB20 tem como destaque o visual, os cinco anos de garantia e a boa força do motor 1.6 16V (122/128 cv). A parte mecânica também sem sido bastante elogiada. Por outro lado, o pós-venda mediano e o câmbio automático de apenas quatro marchas poderiam melhorar, assim como o preço – muito alto para um carro dessa categoria que não tem nenhum grande diferencial.
Os principais equipamentos de série são freios ABS com EBD; airbag duplo frontal; ajuste de altura do banco do motorista; alarme; ar-condicionado; rádio 2 DIN com função MP3 player, Bluetooth com audio streaming, conexões USB/AUX frontal, comando de áudio e Bluetooth no volante, 4 alto-falantes e micro-antena no teto; computador de bordo; limpador, lavador e desembaçador traseiro; direção hidráulica; faróis de neblina; farol com moldura negra; fixação ISOFIX; gaveta sob o banco do motorista; retrovisores com ajuste elétrico; roda de liga leve “Octus” R14; sistema keyless com chave canivete; travamento central das portas e porta-malas; vidros elétricos dianteiros e traseiros (descida automática para motorista) e volante com regulagem de altura e profundidade.
SEDÃS
Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion – R$ 41.390
Assim com seu irmão “sem bunda”, o Voyage é o mais barato da lista de sedãs, sempre com motor 1.6 8V (101/104 cv) e câmbio manual automatizado I-Motion (caixa ASG). Seu destaque, assim como o Gol, é o preço básico inicial. Mas o sedã da Volkswagen vem com uma lista de equipamentos de série bem limitada: 4 portas, abertura elétrica do porta-malas, desembaçador traseiro, para-choques na cor do veículo, travamento elétrico das portas, vidros elétricos dianteiros, direção hidráulica, airbag duplo dianteiro e freios ABS com EBD. Pagando R$ 44.160 (mais R$ 2.770), você leva ar-condicionado.
Fiat Grand Siena Essence 1.6 Dualogic Plus – R$ 45.465
O Siena cresceu em espaço interno quando virou “Grand”, o que fez muito bem a ele – embora esse espaço seja bem parecido com o dos principais concorrentes. Além disso, seu ótimo porta-malas ficou ainda maior: 520 litros. Pena que a linha 2014 tenha trazido poucas novidades. Com motor 1.6 16V (115/117 cv) e câmbio manual automatizado Dualogic Plus, o Grand Siena tem preço um pouco acima do Voyage com ar-condicionado, mas vem com uma lista de equipamentos um pouco mais recheada:
piloto automático, 3 apoios de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras, brake light, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas; comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível; computador de bordo, conta-giros; desembaçador do vidro traseiro; direção hidráulica, faróis de neblina, Fiat Code 2ª geração, Follow me home, airbag duplo frontal, freios ABS com EBD; iluminação do porta-malas, Logo Push (sistema de abertura elétrica do porta-malas), minissaias laterais na cor preta; My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo; retrovisores externos com comando interno mecânico; rodas de liga leve 6.0 x 16″ (pneus 195/55 R16 com baixa resistência a rolagem); tomada 12V; travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento; volante com regulagem de altura, entre outros.
Chevrolet Prisma LT 1.4 – R$ 47.090
Com visual interessante e motor 1.4 atualizado, o Prisma tem espaço interno e capacidade do porta-malas compatíveis com a categoria. Seu destaque vai para o câmbio automático de seis marchas. Mas, assim como o Onix e o Cobalt, seu preço poderia ser bem mais baixo.
A lista dos principais equipamentos de série da versão LT é composta por airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, sensor de estacionamento traseiro, desembaçador do vidro traseiro, rodas de aço aro 15” com calotas integrais, maçanetas externas e cobertura dos retrovisores externos na cor do veículo, antena, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, coluna de direção com ajuste de altura, travas elétricas das portas e porta-malas, vidros dianteiros elétricos, alarme, chave canivete, faróis com máscara negra e lanternas escurecidas; adesivo preto da coluna B (exceto veículos na cor preto); ar-condicionado, MyLink e controle automático de velocidade (cruise control).
Chevrolet Cobalt LT 1.8 – R$ 48.590
Se o Prisma agrada pelo visual, o Cobalt, que é feio, agrada pelo ótimo espaço interno. Seu desempenho também é melhor do que o do irmão menor graças ao torque do motor 1.8 (16,4/17,1 kgfm), já que a diferença de potência entre os propulsores é bem pequena: 106/108 cv do 1.8 X 98/106 do 1.4 SPE/4. Seu câmbio automático de seis marchas é um dos melhores desse post.
A versão intermediária LT tem como principais equipamentos de série direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas das portas e porta-malas; chave tipo canivete com controle remoto de destravamento das portas e abertura do porta-malas; banco do motorista com regulagem em altura; banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível; rodas de aço com calotas integrais de 15″ (pneus 195/65 R15); vidros elétricos nas portas dianteiras; alarme com acionamento por controle remoto; coluna de direção com regulagem em altura; cobertura dos retrovisores externos e maçanetas externas das portas na cor do veículo; grade dianteira integrada ao pára-choque com detalhes cromados; cobertura da coluna “B” das portas na cor preta; interior com acabamento em dois tons; airbag duplo frontal e freios ABS com EBD; luz de leitura traseira; aerofólio; computador de bordo controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) e volante revestido em couro.
ELIMINADOS
Hyundai HB20S, Honda Fit e City, Ford New Fiesta hatch e sedã, Peugeot 208, Citroën C3 e o Chevrolet Sonic hatch são alguns exemplos de modelos que ficaram de fora porque custam, infelizmente, acima de R$ 50.000 quando equipados com câmbio automático ou automatizado (Ford, no caso de duas embreagens – Powershift). O pior de tudo é que eles não devem ficar mais baratos.
CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS
Em 2014, alguns veículos entraram na disputa desse post. Posso citar o Renault Logan, que mudou radicalmente nesse ano, mas que ainda não recebeu a versão automática, e os Toyota Etios hatch e sedã, que deverão sair de fábrica no ano que vem com motor 1.5 e câmbio automático. Espero que o painel mude junto.
OBS: As fotos acima nem sempre se referem às versões descritas no texto.
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