sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Organelas Celulares...

Organelas Celulares

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.
Existe uma analogia básica que nos ajuda a entender o que são as organelas celulares. Imagine uma cidade em funcionamento, pra que essa cidade cresça sem prejuízos, é necessário que todos os setores estejam funcionando em harmonia. Sendo assim, se as células eucariontes fossem uma cidade, de maneira geral, as organelas seriam cada parte da cidade que a mantém funcionando.
Essa separação dos compartimentos permite que as células atinjam maior tamanho, sem prejuízo as suas funções.
As células eucariontes são envoltas por membrana plasmática e são morfologicamente divididas entre citoplasma e núcleo. O citoplasma é constituído pela matriz (citosol) e pela organelas, que são pequenos “órgãos” com função específica e essencial para as células.
As principais organelas presentes nas células eucariontes animais são:mitocôndrias, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomas e peroxissomas.
Organelas Celulares
Quem são?
Mitocôndrias
As mitocôndrias são corpúsculos alongados, que tem por função básica liberar energia gradualmente das moléculas que recebe dos alimentos, transformando em calor e ATP (adenosina-trifosfato).
Retículo Endoplasmático
O retículo endoplasmático (RE) são vesículas esféricas e túbulos que se comunicam. Dentro dele, há uma divisão, o rugoso e o liso. O retículo endoplasmático rugoso (RER), é chamado assim por ter na superfície das suas cavidades os ribossomos, onde são produzidas as proteínas.
Já o retículo endoplasmático Liso (REL), não possui ribossomos ligados na sua superfície, e são basicamente túbulos que produzem os lipídios, em especial o que compõe as membranas celulares (fosfolipídios).
Aparelho de Golgi
O aparelho de Golgi, ou complexo golgiense, é constituído por vesículas, que atuam como um centro de armazenamento e eliminação de substâncias que atuam fora da célula, como enzimas digestivas e o muco que lubrifica as paredes internas do corpo ou mesmo das proteínas produzidas pelos ribossomos.
Lisossomos
Os lisossomos atuam como um depósito de enzimas, utilizado para digerir partículas fagocitadas ou a renovação de suas próprias organelas, a autofagia.
Peroxissomas
Os peroxissomas são organelas em formato de vesículas. Exercem função de oxidar substâncias orgânicas como os ácidos graxos, para a síntese de colesterol, também usado como matéria prima na respiração celular.
Além das organelas básicas das células animais, nas células vegetais ou fotossintetizantes, temos a presença dos cloroplastos, considerados os centros da fotossíntese, além dos vacúolos citoplasmáticos que armazenam substâncias de nutrição e excreção.
Ana Rosa Calheiro Luz
Vídeo sobre as organelas celulares

Nenhum comentário:

Postar um comentário