As dinâmicas de grupo favorecem o relacionamento entre os educandos,
possibilitando a socialização do grupo, cabe ao educador facilitar o
processo de integração para uma boa comunicação voltada ao respeito com o
outro e a integração para melhor qualidade de vida e bem estar. Pois
bem, encontrei as dinâmicas abaixo e nos links tem diversas sugestões à
serem trabalhadas em sala de aula! Agora é só colocar em prática!
Beijinhos da Profe Sheila
Dinâmicas
A árvore do conhecimento
Objetivo: Conhecer os participantes do grupo e suas opiniões relacionadas aos assuntos apresentados na árvore.
Material: Árvore com perguntas dentro da bexiga
Procedimentos: Cada participante se levanta e vai até a árvore,
apresenta-se para o grupo, estoura uma bexiga e lê a pergunta para os
demais participantes e responde de acordo com sua opinião.
Marque um encontro e converse
Objetivos: Trocar experiência com os demais participantes, relacionando-se através do tema discutido.
Material: Um relógio de papel, conforme modelo e caneta ou lápis para cada participante.
Procedimentos: Faça um relógio de papel , escreva um assunto para
conversar em cada hora. Tire tantas cópias iguais, quantos forem os
participantes.
Distribua os relógios, e um lápis ou caneta para cada pessoa. Peça que
caminhem e marquem um encontro para cada hora. Cada pessoa se apresenta a
alguém e marca com ela um encontro, ambas devem então escrever o nome
uma da outra, sobre o relógio no espaço da hora combinada. É necessário
número par de participantes.
Quem já tiver preenchido todos os horários deve se sentar, para que fique mais fácil completar as agendas.
Quando todos tiverem marcado as horas, comece a dinâmica...
Diga as horas, por exemplo. “Uma hora”. Cada um deve procurar o par com
que marcou o encontro da uma hora e conversar sobre a pergunta ou
assunto marcado para aquele horário.
Dinâmica de identificação
Objetivos: auto-conhecimento, resgate de valores e identificação do grupo através da socialização.
Material: Folha, Lápis ou caneta e música
Procedimentos: Faça um sorteio com o nome dos participantes, entregue
uma folha e um lápis ou caneta, para que cada um faça um desenho que
represente o amigo que foi sorteado. Cada participante pendura o seu
desenho em um barbante e em seguida os demais participantes tentam
identificar-se e escolhem um dos desenhos, explica porque se identificou
com desenho, logo em seguida o que desenhou diz se o desenho
corresponde a pessoa que o pegou, caso acerte o desenho fica com o
participante, se não o desenhista entrega para o verdadeiro dono
explicando o motivo de ter desenhado com tais características
Dinâmica no escuro
Objetivo: sentir e enfrentar medos e dificuldades, se colocar no lugar do outro
( deficientes visuais), expor emoções através do desenho.
Material: Em caso se for realizar a dinâmica durante o dia, usar venda
para os olhos, música ambiente, material para pintura (lápis de cor,
tinta guache, giz de cera etc...)
Procedimento: o facilitador entrega aos participantes uma folha em branco e alguns lápis de cor ou tinta etc...
Coloque uma música tranqüila e apague a luz ou amarre uma venda nos
olhos do participante para que não veja nada, peça para que cada um
expresse em forma de desenho o que está sentindo naquele momento, peça
também para que escreva algo, quando terminarem ascenda as luzes ou
retire as vendas e peça para cada um explica o que sentiu quando não
estava vendo nada, peça para explicar para os demais participantes o que
desenhou, quais foram suas necessidades e o que aprendeu com a
atividade. Explique os objetivos para que todos possam refletir e
discutir sobre o assunto abordado.
Dinâmica do repolho
Objetivos: Esta é uma forma bem criativa de saber o nível de conhecimento das pessoas, em relação a determinado assunto ou tema.
Material: elaborar previamente em folha de papel sulfite questionamentos
para que os participante respondam. Enrolar cada folha, uma após outra,
de modo que fiquem assemelhada a um “repolho”.
Procedimentos: Formar um círculo, e começar a passar o “repolho”.
Colocar uma música bem ritmada e ficar de costas para o grupo. Parando a
música, quem estiver com o “repolho” na mão deverá retirar a primeira
folha, ler e responder.
Senão souber o grupo pode ajudar e assim sucessivamente até que todas as
pergunta sejam respondidas, quem ficar com a última pergunta é o
ganhador.
Obs: Educador adapte esta dinâmica de acordo com o nível de conhecimento
de seus educandos, não esquecendo que temos níveis diversificados em
nossas salas de aula, portanto use perguntas relacionadas as áreas de
conhecimento, em português por exemplo trabalhe com as sílaba, frases
etc...
Utilize também cálculos matemáticos etc...
Dinâmica das palavras
Objetivo: reconhecer as palavras, usando a linguagem corporal.
Material: Caixa de presente com palavras em fichinhas, lousa e giz.
Procedimentos: Dividir os participantes em equipes, faça um sorteio para
ver a equipe que começa, um participante retira a palavra da caixa sem
que os demais vejam, faz a mímica da palavra para os colegas
descobrirem, quem acertar leva ponto, em seguida peça para o aluno que
acertou escrever a palavra na lousa e formar uma frase, em caso de
educandos em fase de alfabetização o professor e os amigos poderão
ajudar. Ganha o grupo que fizer mais ponto, o grupo que perder deverá
cumprir uma prenda para o grupo vencedor.
Obs: Educador tenha cuidado na escolha da prenda, deverá ser algo que todos se divirtam e não algo para prejudicar alguém.
Abrigo subterrâneo
Objetivo: Questionar sobre conceitos e valores morais,trabalhar a
questão do preconceito no grupo e exercitar uma atividade de consenso.
Material: caneta ou lápis e uma cópia do ‘abrigo subterrâneo’ pra cada participante.
Processo: dividir o grupo em cinco pessoas ou dependendo do numero de
participantes. Distribuir uma cópia do ‘abrigo subterrâneo” para cada
participante. Orientar que cada pessoa deverá proceder a sua decisão
individual,escolhendo até seis pessoas (da lista do abrigo) de usa
preferência.
Em seguida,cada subgrupo deverá tentar estabelecer o seu consenso,escolhendo também as suas seis pessoas.
Ao final o facilitador sugere retornar ao grupão,para que cada subgrupo possa relatar os seus resultados.
Proceder os seguintes questionamentos :
Quais as pessoas escolhidas de cada subgrupo?
Qual o critério da escolha / eliminação?
Qual (is) o (s) sentimentos que vocês vivenciaram durante o exercício?
Solução: Uma escolha livre de preconceitos seria promover um sorteio.
ABRIGO SUBTERRÂNEO.
Você está correndo um serio perigo de vida.Sua cidade está sendo
ameaçada de um bombardeio.Você recebe a ordem de que deverá acomodar em
um abrigo subterrâneo apenas seis pessoas,entretanto há doze precisando
entrar no abrigo.Abaixo,estão quais as pessoas e suas
características.Faça a sua escolha.Apenas seis poderão entrar no abrigo:
( ) um violinista,40 anos,viciado
( ) um advogado,25 anos
( ) a mulher do advogado,24 anos, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo ou fora dele
( ) um sacerdote,75 anos
( ) Uma prostituta,com 37 anos
( ) um ateu,20 anos,autor de vários assassinatos
( ) uma universitária,19 anos,que fez voto de castidade
( ) um físico 28anos,que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo e sua arma
( ) um declamador fanático,21 anos,baixo QI
( ) um homossexual,47 anos geólogo
( ) um débil mental,32 anos,que sofre de ataques epiléticos
( ) uma menina,12 anos,baixo QI
Amigo secreto
Objetivo: preservar a amizade e desenvolver um momento de descontração
Materiais: Caixa de presente, papéis com os nomes de todos os participantes.
Procedimentos: Realizar um sorteio para o amigo secreto, cada um retira o
seu e o facilitador pede para cada participante ir até a frente e dar
dicas para os demais certarem o nome do amigo secreto, as dicas podem
ser: Quantas letras tem o nome, quantas vogais, consoantes etc...
Quando a turma acertar o amigo sorteado deverá se levanta e dar um abraço ao colega e continua a dinâmica.
Transformação
Objetivo: se abrir para novas possibilidades, encarar os problemas como forma de crescimento e amadurecimento das idéias etc...
Material: Papel seda e música
Procedimentos: O facilitador Começa a amassando o papel e pede para que
os participantes façam o mesmo, fechando os olhos, pede para que comecem
amassar os papéis como se fossem seus problemas ( dificuldades
enfrentadas), logo após ter amassado bem o papel pedir para que os
participantes abram os olhos e desamassem o papel formando uma flor.
Significado: Sempre enfrentamos problemas e dificuldades, porém esses
problemas sempre nos fazem crescer como pessoas nos tornando mais forte,
ou seja o papel amassado é o problema e a flor é o renascimento da
esperança.
http://cantinhodaprofesheila.blogspot.com.br/2013/05/dinamicas-para-se-trabalhar-em-sala-de.html