Dicas para leituras de livros infantis!
01 - LEITURA EM RODAS
O que é: o professor organiza a turma em uma roda e faz a leitura em voz alta de diferentes tipos de texto (contos, poemas, notícias, receitas, cartas etc.).
Quando propor:diariamente, tomando o cuidado de trabalhar cada
tipo de texto várias vezes, para que a turma se familiarize com ele, e
de variar os gêneros, para que o repertório se amplie.
O que a criança aprende: esse é o principal canal de
acesso ao mundo da escrita, essencial para os filhos de pais analfabetos
ou que têm pouco contato em casa comlivros,
revistas e outros materiais. Na atividade, a criança se familiariza com
a linguagem dos livros (onde há histórias que divertem), dos jornais
(que trazem notícias), dos manuais (que ensinam a usar um aparelho) etc.
Assim, ela aprende que cada um é produzido e apresentado de uma forma
diferente e, assim, começa a perceber a diferença entre a língua falada e
a escrita.
02 - LER PARA APRENDER A LER
O que é:a confrontação da criança com listas (de nomes, frutas,
brinquedos etc.) e textos que ela conhece de cor - como cantigas,
parlendas e trava-línguas -, propondo que neles ela encontre palavras ou
"leia" trechos (antes mesmo de estar alfabetizada).
Quando propor:em dias alternados com as atividades de escrita. A
atividade deve ser realizada só com alunos não alfabéticos. Para os
alfabetizados, é aconselhável propor outras tarefas de leitura, já que
eles conseguem ler com autonomia.
O que a criança aprende:acompanhando o texto com o dedo enquanto
recita os versos, o aluno busca meios de "descobrir" as palavras fazendo
o ajuste do falado para o escrito. Isso acontece porque ele já sabe "o
que" está escrito (condição para a realização da atividade) e precisa
pensar somente no "onde". Ele reconhece as primeiras letras e partes de
palavras conhecidas ou identifica as que se repetem. Para isso, ele se
vale de estratégias de leitura, como a antecipação. No caso das listas,
ele prevê qual será determinada palavra por já conhecer o tema em
questão - frutas, cores - e, no caso dos textos memorizados, por já
saber o que está escrito. Outra estratégia é a verificação, que consiste
na identificação de uma letra conhecida que esteja no começo ou no fim
da palavra e que confirme a antecipação feita.
03 - ESCREVER PARA APRENDER
O que é:a escrita de textos memorizados - como cantigas,
parlendas, trava-línguas e quadrinhas - ou de listas (de nomes, frutas,
brinquedos etc.) que podem ser escritos com lápis e papel ou com letras
móveis.
Quando propor:em dias alternados com as atividades de leitura
para reflexão sobre o sistema de escrita. A atividade deve ser realizada
com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável
propor um trabalho sobre ortografia ou pontuação, uma vez que eles já
sabem escrever.
O que a criança aprende:concentrada apenas no sistema de escrita -
pois o conteúdo ela já sabe de cor -, a criança pode se voltar apenas
ao "como escrever", pensando em quantas e quais letras usar. Ela se
esforça para encontrar formas de representar graficamente o que
necessita redigir, avançando no processo de alfabetização.
04 - DITADO PARA ESCRIBA
O que é:a turma cria oralmente um texto num gênero específico -
conto, carta, bilhete, receita, notícia etc. -, mesmo sem estar
alfabetizada, e a professora escreve no quadro. É condição didática para
a atividade as crianças conhecerem o gênero. Dessa forma, mesmo sem
saber definir o que são uma carta ou um conto de fadas, a criança sabe
diferenciá-los.
Quando propor: várias vezes por semana. Sempre que o uso
da escrita se fizer necessário no dia-a-dia da sala de aula (escrita de
bilhetes, convites etc.) e no desenvolvimento deprojetosde leitura e escrita.
O que a criança aprende:ela se aprimora na linguagem escrita ao
adaptar a linguagem oral (mais coloquial) às exigências de um texto no
que se refere às suas características. Há ainda o trabalho de revisão
dessa produção, eliminando palavras repetidas.
http://cantinhodaprofesheila.blogspot.com.br/2013/08/dicas-para-leituras-de-livros-infantis.html
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