Esta atual geração do Peugeot 3008, agora em formato SUV, já pode ser considerada a melhor iteração do modelo, e também um dos melhores crossovers de porte intermediário da atualidade. Isso graças ao seu interior premium, tecnologia atualizada, comportamento dinâmico, asseio refinado e powertrain competitivo.
 
Ele também é pratico e bom de dirigir - não tão bom quanto o Q5, nosso SUV intermediário favorito, mas o Peugeot é mais de R$ 100 mil reais mais barato que o Audi.
 Também é confortável, com um ajuste de suspensão que é firme o 
suficiente para impedir que ele seja oscilante em pisos irregulares, mas
 suave o suficiente para deslizar sobre as irregularidades das vias e 
isolar os passageiros dos solavancos.
 
Por falar em suspensão, a arquitetura é McPherson na dianteira, com 
molas helicoidais, e de eixo de torção na traseira, com barras 
estabilizadora. 
Para muitos, o Peugeot 3008 oferece tudo o que é preciso: é econômico, 
prático, luxuoso e um preço razoável. Se você quer um SUV intermediário 
entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, este Peugeot definitivamente deve estar 
em sua lista.
Os consumidores de automóveis estão preferindo cada vez mais os SUV´s em
 detrimento de todos os demais formatos de carroceria - especialmente no
 caso dos modelos familiares. Os mono-volumes estão sumindo, e o Peugeot
 3008 se adaptou a essa realidade. 
A primeira geração do 3008
 era uma mistura de SUV e MPV, com uma forma vertical e altura de 
passeio elevada. Mas nesta segunda geração a Peugeot abandonou 
completamente o conceito de MPV e fez dele um SUV.
 
O novo modelo é muito mais elegante do que o seu antecessor, com uma 
dianteira inspirada pelo Peugeot 308 europeu, mas com referências do 
2008. 
Já as laterais trazem uma linha de cintura elevada e uma área 
envidraçada menor, o que confere ao 3008 um aspecto mais moderno e 
esportivo que o de seus concorrentes.
A traseira ostenta um visual futurista, com elegantes lanternas de LED 
horizontais que, acesas, imitam o desenho das patas de um leão (o 
símbolo da Peugeot), interligadas por um elemento em black piano. 
O interior deste novo modelo traz mais espaço para passageiros que o 
predecessor, e o design foi radicalmente modificado - agora com uma 
aparência bastante futurista. A qualidade geral de montagem e dos 
materiais deve pouco para modelos premium.

 
O porta-malas abre-se com uma grande porta traseira - que não tem 
acionamento elétrico. Mas a base é baixa e a abertura ampla, facilitando
 o carregamento. O volume é de 530 litros até a altura dos bancos 
traseiros. 591 litros até o teto, e 1.691 litros com os assentos 
traseiros rebatidos.
Tração dianteira
O Peugeot 3008 é um SUV, mas por enquanto é oferecido apenas com tração 
dianteira. O motor é o tradicional quatro cilindros 1.6 THP Turbo, 
gasolina, de 165 cv e 24,5 Kgfm de torque, associado sempre com uma 
transmissão automática de seis marchas de conversor de torque AISIN. 
Segundo a Peugeot, esse conjunto é capaz de acelerar seus 1.567 kg de 0 a
 100 Km/h em 8,9 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 206 
Km/h. O consumo, segundo o INMETRO, pé de 9,4 km/l na cidade e de 9,6 
km/l na estrada - sempre gasolina, já que o motor não é flex.

 
Não é flex, mas foi tropicalizado, o que permite abastecer este Novo 
3008 com gasolina comum (o anterior só bebia gasolina Podium). Apesar de
 estar adaptado para gasolina convencional, a Peugeot recomenda o uso de
 gasolina aditivada, como a Grid, da Petrobras.
Tecnologia
O Peugeot 3008 é vendido no Brasil em versão única, Griffe, com preço de R$ 139.990 reais
 na versão pintada em Metallic Copper. Quem quiser o Preto Perla Nera ou
 o Cinza metálico pagará R$ 141.790 reais, enquanto o Branco Perolizado 
sai a R$ 142.700 reais. Mas as diferenças ficam por conta das cores, 
pois os recursos de tecnologia e conveniência são exatamente as mesmas 
em todas as versões.

 
O Peugeot 3008 vem com o cluster de instrumentos digitais de 12,3 
polegadas configurável e um sistema de infotainment de tela sensível ao 
toque compatível com Apple CarPaly e Android Auto, cujo funcionamento mostramos no vídeo abaixo.
Além disso, há  ar-condicionado digital com duas zonas de climatização, 
entrada Keyless com partida por botão, sensores de estacionamento 
traseiros e dianteiros, banco do motorista com regulagem elétrica, 
aquecimento e massageador e sistema de carregamento de smarptphone por 
indução. 
O sistema multimídia não tem sistema de navegação integrado - nativo. É 
possível usar o sistema de navegação do smartphone Apple iPhone ou 
Android, via espelhamento de tela - o que exige uma conexão física por 
meio de um cabo USB.
O volante é revestido em couro, com comandos multifuncionais e há ainda 
piloto automático (não é adaptativo), controle eletrônico de 
estabilidade e de tração, detector de ponto cego. Fica faltando apenas o
 ACC (piloto automático adaptativo) e o Front Assist (frenagem autônoma 
de emergência) - recursos que são oferecidos no Peugeot 3008 vendido na 
Europa.
O pacote tecnológico dele é competitivo se analisado em relação a seus 
concorrentes, como VW Tiguan, Hyundai New Tucson e Jeep Renegade, que, 
na versão Limited 2.0 Flex 4x2, tem um conjunto mecânico menos 
eficiente, mas oferece como opcional o ACC e o Front Assist.
Comportamento dinâmico
O Peugeot 3008, como todo crossover ou SUV, tem sua suspensão elevada - e
 isso sempre impacta negativamente no comportamento dinâmico. Para 
amenizar esse efeito, a Peugeot adotou um ajuste um pouco mais firme que
 o habitual, o que resulta em algumas pancadas secas em baixa 
velocidade. 
Entretanto, esse ajuste reduz a rolagem de carroceria em curvas, 
oferecendo mais segurança quando se vai mais rápido. Mas o comportamento
 do 3008 não é tão equilibrado quanto o impressionante Audi Q5 de segunda geração - este sim um SUV que não deve nada para um hot hatch.
 
O pequeno volante cria a impressão de respostas rápidas, mantendo a 
previsibilidade e a segurança. Novamente, ele não é tão seguro e ágil 
quanto o Q5, o referencial em termos de SUV, mas é bem mais equilibrado 
que o Jeep Compass.
A transmissão automática AISIN de 6 marchas é rápida e suave, e está 
muito harmonizada com o motor turbo, aproveitando bem a ampla faixa de 
rotação. Rodando a 100 km/h, em 6ª, o motor opera abaixo de 2.000 RPM.
Conclusão
O Peugeot 3008
 não é o SUV de porte intermediário mais barato do mercado, mas é muito 
prático e leve de ser conduzido  - e divertido também, conta com um 
conjunto motor/transmissão enérgico e suave, é confortável e tem o 
melhor interior da categoria. É indiscutivelmente o melhor carro da 
Peugeot (eleito carro do ano europeu de 2017 - veja aqui), e também o SUV de sua classe com a melhor relação custo x benefício. 
 
http://www.car.blog.br/2017/09/peugeot-3008-2018-teste-drive-preco.html