sexta-feira, 25 de agosto de 2017
Atividades com tirinhas – Encontro consonantal e dígrafo
Atividades com tirinhas – Encontro consonantal e dígrafo
http://www.leloca.com.br/atividades-com-tirinhas-encontro-consonantal-e-digrafo/
Atividades - 7º ano
Atividades - 7º ano
Dois
velhinhos
Dalton Trevisan
Dois inválidos, bem velhinhos, esquecidos
numa cela de asilo.
Ao lado da janela, retorcendo os aleijões e
esticando a cabeça, apenas um consegue espiar lá fora.
Junto à porta, no fundo da cama, para o outro é a parede úmida, o crucifixo negro, as moscas no fio de luz.
Com inveja, pergunta o que acontece. Deslumbrado, anuncia o primeiro.
Junto à porta, no fundo da cama, para o outro é a parede úmida, o crucifixo negro, as moscas no fio de luz.
Com inveja, pergunta o que acontece. Deslumbrado, anuncia o primeiro.
- Um cachorro ergue a perninha no poste.
Mais tarde:
- Uma menina de vestido branco pulando corda.
Ou ainda:
- Agora é um enterro de luxo.
Sem nada ver, o amigo remorde-se no seu
canto.
O mais velho acaba morrendo, para a alegria
do segundo, instalado afinal debaixo da janela.
Não dorme, antegozando a manhã. O outro,
maldito, lhe roubara todo esse tempo o circo mágico do cachorro, da menina, do
enterro de rico.
Cochila um instante – é dia. Senta-se na
cama. Com dores espicha o pescoço: no beco, muros em ruína, um monte de lixo.
Estudo do texto:
1.
Que imagens o velhinho que está na janela descreve ao
outro velhinho?
a) Um cachorro, uma
menina, um monte de lixo.
b)
Uma parede, um crucifixo, um enterro.
c) Um cachorro, uma
menina, um enterro.
d) Uma janela, um cachorro, uma menina.
2.
Por que o velhinho que está no canto da parede não
consegue ver a paisagem também?
a) Porque é aleijado
b)
Porque o outro não deixa
c) Porque é invejoso
d) Porque não se interessa
d) Porque não se interessa
3.
Qual a intenção do velhinho ao descrever aquelas cenas
para o outro?
a) Enganá-lo
b) Entretê-lo
c) Causar inveja
d) Causar raiva
4.
O que o segundo velhinho consegue, finalmente, visualizar
pela janela?
a) Um circo
b) Uma menina pulando corda
c) O cachorro no poste
d) Um monte de lixo
b) Uma menina pulando corda
c) O cachorro no poste
d) Um monte de lixo
5.
Qual pode ter sido a sensação do velhinho ao perceber o
que realmente poderia ver através da janela?
a) Revolta
b) Decepção
c) Desolação
d) Tristeza
d) Tristeza
Estudo da língua:
1. Assinale a
alternativa em que todas as palavras foram formadas pelo processo de sufixação.
a) Incapaz, empalhar,
boiada
b) Amaciar, pedrada, doceria
c) Realizar, felizmente, achatamento
d) Infelizmente, avermelhar, inútil
b) Amaciar, pedrada, doceria
c) Realizar, felizmente, achatamento
d) Infelizmente, avermelhar, inútil
2. Assinale a
alternativa que caracteriza o processo de formação das palavras abaixo:
FEROCIDADE –
CIDADANIA – INTERURBANO – EMPALIDECER
a) Sufixação,
prefixação, prefixação, parassintética
b) Prefixação,
sufixação, parassintética, sufixação
c) Prefixação,
sufixação, prefixação, parassintética
d) Parassintética,
prefixação, sufixação, parassintética
3. Forme adjetivos
acrescentando sufixos.
a) Chuva
b) Céu
c) Mar
d) Areia
e) Fruta
4. Forme verbos usando
sufixos.
a) Amarelo
b) Indução
c) Canto
d) Cor
e) Síntese
5. Assinale a
alternativa que corresponde aos elementos que formam as palavras abaixo.
PASSAR -
INH - O
- S
|
a) Prefixo, radical,
desinência nominal de gênero, desinência verbal de número
b) Radical, sufixo, desinência
nominal de gênero, desinência nominal de número
c) Radical, sufixo,
vogal temática, desinência nominal de número
d) Prefixo, radical, vogal temática, desinência verbal de número
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Atividades - 8º ano
Atividades - 8º ano
Entrevista: Governo Lula foi aprovado na área educacional, diz Abicalil
Militante do
movimento sindical da Educação, há mais de 20 anos, o deputado Carlos Abicalil
(PT-MT), em seu segundo mandato, prioriza o setor na sua atuação parlamentar. É
fiel defensor da educação pública, gratuita e de qualidade, Carlos Abicalil
elogia os avanços na área educacional alcançados pelos dois governos do
presidente Lula.
De acordo com ele, com políticas
consequentes, com responsabilidade social e fiscal, o governo federal já
alcançou 70% do que era previsto para melhorar o setor. O que significa que o
governo Lula passou nas provas e superou a média de execução de qualquer outro
período, para aprimorar a educação no Brasil. Em entrevista ao Informes, o
parlamentar discorre também sobre o desafio do próximo Plano Decenal de
Educação, que deve ser sinônimo de inclusão, diz. O deputado é formado em
Filosofia, História e Sociologia e pós-graduado em História Contemporânea.
Informes
-
Quais os avanços o senhor destaca na área de educação, promovidos pelo governo
Lula?
Carlos
Abicalil
- Em
primeiro lugar, é preciso destacar a sensibilidade que o presidente Lula e o
seu governo têm com o tema educacional, promovendo um protagonismo das
iniciativas públicas e de atenção à necessidade de se ter um equilíbrio de
responsabilidade federativa entre os estados, os municípios e o governo
federal. A transferência de recursos da União em favor de estados e municípios
para investimentos em educação é fortemente positiva e crescente ao longo do
período de governo Lula. Evidentemente que a isso se somaram iniciativas que
alteraram essa obrigatoriedade, como ocorreu no segundo governo Lula. Esse é o
caso da emenda constitucional que criou o Fundo de Desenvolvimento da Educação
Básica (Fundeb), uma aspiração do movimento social. Cito ainda a instituição do
programa Universidade para Todos (Prouni), que sofreu oposição forte no seu
nascedouro e hoje é reconhecidamente um programa que dá oportunidade aos jovens
desprovidos de renda e oriundos de escolas públicas, de cursarem uma faculdade.
Nestes sete anos o governo Lula duplicou o acesso ao ensino superior, através das
universidades federais. Passamos de 113 mil para 227 mil matrículas, com a
criação de 13 novas universidades.
(...)
Informes - Qual é a
expectativa para a formulação do novo Plano Nacional de Educação que orienta
toda a atividade educacional do País e vai vigorar de 2011 a 2020?
Carlos Abicalil - A concepção dele é
diferente. Esse novo plano terá a anuência da sociedade civil, diferente do
período anterior em que o plano proposto pelo governo Fernando Henrique se opôs
ao plano da sociedade civil. A Conferência Nacional de Educação, em abril de
2010, será uma ferramenta importante para envolver segmentos e interessados na
área de educação. Esse diálogo formará, sem dúvida, massa crítica capaz de
fazer um bom diagnóstico das nossas carências e, mais do que isso, apontará
diretrizes e estratégias firmes para sua superação. O novo Plano Nacional de
Educação traçará metas de acesso e qualidade da educação que devem ser
atingidas pelos governos federal, estadual e municipal. Seguramente o balanço
que faremos em relação ao plano vigente apontará inúmeras deficiências em
função do financiamento insuficiente. Mas, ao mesmo tempo teremos a
oportunidade de apontar uma nova relação sociedade-estado, e um desenho do
pacto federativo que assegure as condições de fazermos isso. Lutaremos para que
no novo Plano Nacional de Educação tenhamos para a próxima década um patamar
acima dos 4% do PIB aplicados na área.
Disponível em: http://www.cnte.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2601&Itemid=85
Estudo do texto:
1. Na entrevista acima quem é o
entrevistado?
a) Lula
b) Fernando Henrique Cardoso
c) Carlos Abicalil
b) Fernando Henrique Cardoso
c) Carlos Abicalil
2. A entrevista acima tem o objetivo
de:
a) Explicar um fenômeno
por meio das opiniões de um especialista.
b) Obter a opinião de uma autoridade a respeito de algum assunto de destaque.
c) Promover o entrevistado ou torná-lo mais conhecido pelo público.
b) Obter a opinião de uma autoridade a respeito de algum assunto de destaque.
c) Promover o entrevistado ou torná-lo mais conhecido pelo público.
3. Para firmar a sua tese sobre o
desenvolvimento da educação no Brasil, durante o governo Lula,o
entrevistado:
a) Apresenta dados.
b) Consulta um especialista sobre o assunto.
c) Faz uma pesquisa investigativa.
b) Consulta um especialista sobre o assunto.
c) Faz uma pesquisa investigativa.
4. De acordo com a opinião do
deputado a educação no Brasil:
a) Sofreu um forte
desenvolvimento, mas ainda precisa melhorar.
b) Está igual à dos
governos anteriores.
c) Foi pior que os
governos anteriores.
5. Segundo o deputado, no governo de
Fernando Henrique, a educação:
a) Tinha uma forte
participação da opinião da sociedade civil.
b) Se opôs ao plano da
sociedade civil.
c) Tinha uma boa relação sociedade-estado.
c) Tinha uma boa relação sociedade-estado.
Estudo da língua:
1. Assinale a
alternativa em que todas as palavras foram formadas pelo processo de sufixação.
a) Incapaz, empalhar,
boiada
b) Realizar, felizmente, achatamento
c) Amaciar, pedrada, doceria
d) Infelizmente, avermelhar, inútil
b) Realizar, felizmente, achatamento
c) Amaciar, pedrada, doceria
d) Infelizmente, avermelhar, inútil
2. Em “A concepção dele
é diferente.”
a
classificação gramatical das palavras destacadas, são respectivamente:
a) Pronome e Substantivo
b) Preposição e Substantivo
c) Pronome e Adjetivo
b) Preposição e Substantivo
c) Pronome e Adjetivo
3. Qual oração apresenta
um período composto?
a) Carlos Abicalil prioriza o setor na sua
atuação parlamentar.
b) O que significa que o
governo Lula passou nas provas e superou a média de execução de qualquer outro
período.
c) Nestes sete anos o governo Lula duplicou o acesso ao ensino superior.
d) Governo Lula foi aprovado na área educacional, diz Abicalil.
4. Nas orações abaixo os termos destacado correspondem ao sujeito da oração, exceto em:
c) Nestes sete anos o governo Lula duplicou o acesso ao ensino superior.
d) Governo Lula foi aprovado na área educacional, diz Abicalil.
4. Nas orações abaixo os termos destacado correspondem ao sujeito da oração, exceto em:
a) Carlos Abicalil elogia os avanços na área educacional.
b) O deputado é formado em Filosofia, História e Sociologia e pós-graduado em História Contemporânea.
c) Cito ainda a instituição do programa Universidade para Todos.
d) A concepção dele é diferente.
b) O deputado é formado em Filosofia, História e Sociologia e pós-graduado em História Contemporânea.
c) Cito ainda a instituição do programa Universidade para Todos.
d) A concepção dele é diferente.
5. Assinale a
alternativa em que na oração o sujeito está implícito, ou seja, só possui o
predicado.
a)
O governo federal já alcançou 70% do que era previsto
para melhorar o setor.
b) O parlamentar discorre também sobre o desafio do próximo Plano Decenal de Educação.
c) Cito ainda a instituição do programa Universidade para Todos (Prouni).
d) A Conferência Nacional de Educação, em abril de 2010, será uma ferramenta importante para envolver segmentos e interessados na área de educação.
b) O parlamentar discorre também sobre o desafio do próximo Plano Decenal de Educação.
c) Cito ainda a instituição do programa Universidade para Todos (Prouni).
d) A Conferência Nacional de Educação, em abril de 2010, será uma ferramenta importante para envolver segmentos e interessados na área de educação.
http://profjosi-lp.blogspot.com.br/2013/01/entrevista-governo-lula-foi-aprovado-na.html
português -- Atividades - 9º ano
Atividades - 9º ano
Brincadeira
Começou
como uma brincadeira. Telefonou para um desconhecido e disse:
-
Eu sei de tudo.
Depois
de um silêncio, o outro disse:
-
Como é que você soube?
-
Não interessa. Sei de tudo.
-
Me faz um favor. Não espalha.
-
Vou pensar.
-
Por amor de Deus.
-
Está bem. Mas olhe lá, hein?
Descobriu
que tinha poder sobre as pessoas.
-
Sei de tudo.
-
Co-como?
-
Sei de tudo.
-
Tudo o quê?
-
Você sabe.
-
Mas é impossível. Como é que você descobriu?
A
reação das pessoas variava. Algumas perguntavam em seguida:
-
Alguém mais sabe?
Outras
tornavam agressivas:
-
Está bem, você sabe. E daí?
-
Daí nada. Só queria que você soubesse que eu sei.
-
Se você contar para alguém, eu...
-
Depende de você.
-
De mim, como?
-
Se você andar na linha, eu não conto.
-
Certo.
Uma
vez, parecia ter encontrado um inocente.
-
Eu sei de tudo.
-
Tudo o quê?
-
Você sabe.
-
Não sei. O que é que você sabe?
-
Não se faça de inocente.
-
Mas eu realmente não sei.
-
Vem com essa.
-
Você não sabe de nada.
-
Ah, quer dizer que existe alguma coisa para saber, mas eu é que não sei o que
é?
-
Não existe nada.
-
Olha que eu vou espalhar...
-
Pode espalhar que é mentira.
-
Como é que você sabe o que eu vou espalhar?
-
Qualquer coisa que você espalhar é mentira.
-
Está bem. Vou espalhar.
Mas
dali a pouco veio um telefonema.
-
Escute. Estive pensando melhor. Não espalha nada sobre aquilo.
-
Aquilo o quê?
-
Você sabe.
Passou
a ser temido e respeitado. Volta e meia alguém se aproximava dele e sussurrava:
-
Você contou para alguém?
-
Ainda não.
-
Puxa. Obrigado
Com
o tempo, ganhou reputação. Era de confiança. Um dia, Foi procurado por um amigo
com uma oferta de emprego. O salário era enorme.
-
Por que eu? – quis saber.
-
A posição PE de muita responsabilidade – disse o amigo. – Recomendei você.
-
Por que?
-
Pela sua discrição.
Subiu
na vida. Dele se dizia que sabia tudo sobre todos mas nunca abria a boca para
falar de ninguém.
Além
de bem informado, um gentleman. Até
que recebeu um telefonema. Uma voz misteriosa que disse:
-
Sei de tudo.
-
Co-como?
-
Sei de tudo.
-Tudo
o quê?
-
Você sabe.
Resolveu
desaparecer. Mudou-se de cidade. Os amigos estranharam o seu desaparecimento
repentino. Investigaram. O que ele estaria tramando? Finalmente foi descoberto
numa praia remota. Os vizinhos contam que uma noite vieram muitos carros e
cercaram a casa. Várias pessoas entraram na casa. Ouviram-se gritos. Os
vizinhos contam que a voz que mais se ouvia era a dele, gritando:
-
Era brincadeira! Era brincadeira!
Foi
descoberto de manhã, assassinado. O crime nunca foi desvendado. Mas as pessoas
que o conheciam não têm dúvidas sobre o motivo.
Sabia
demais.
(Luis Fernando Veríssimo. Comédias da vida privada,
Porto Alegre: L&PM, 1995. p.189-191)
Estudo do texto:
1. Graças ao seu “silêncio”, o protagonista ocupa cargos de confiança e “sobe na vida”. Até que um dia as coisas mudam. Qual dos ditos populares a seguir traduz a nova situação vivida pelo protagonista?
a) Antes tarde do que nunca.
b) Boca fechada não entra mosca.
c) O feitiço virou contra o feiticeiro.
d) Os últimos serão os primeiros.
2. Quais dos itens seguintes
sintetizam as idéias principais do texto?
a) Ter informações
exclusivas equivale a ter poder sobre as pessoas.
b) Melhor do que guardar
segredos é não ter informações.
c) A sociedade se organiza a partir de um jogo de aparências, de falsos papéis sociais; nesse jogo, a aparência vale mais do que a verdade.
d) Discrição é a melhor fórmula para uma boa convivência.
c) A sociedade se organiza a partir de um jogo de aparências, de falsos papéis sociais; nesse jogo, a aparência vale mais do que a verdade.
d) Discrição é a melhor fórmula para uma boa convivência.
3. Qual a parte do texto em que fica
evidente a desconfiança dos amigos com relação às atitudes do
protagonista?
a) “Passou a ser temido
e respeitado.”
b) “O que ele estaria tramando?”
c) “Resolveu desaparecer.”
d) “Sabia demais.”
4. O texto acima é uma crônica. Que característica principal comprova essa afirmação?
b) “O que ele estaria tramando?”
c) “Resolveu desaparecer.”
d) “Sabia demais.”
4. O texto acima é uma crônica. Que característica principal comprova essa afirmação?
a) Presença de diálogos
b) Personagens
c) Situações do cotidiano
b) Personagens
c) Situações do cotidiano
5. Que tipo de crônica consiste o
texto acima?
a)
Humorística
b) Lírica
c) Reflexiva
d) Crítica
b) Lírica
c) Reflexiva
d) Crítica
Estudo da língua:
- Nas orações abaixo os termos em destaque exercem a função sintática de sujeito, exceto em:
a)
Eu sei de tudo.
b)
A reação das pessoas variava.
c)
Os amigos estranharam o seu desaparecimento repentino.
d)
O crime nunca foi
desvendado.
- Em “ O crime nunca foi desvendado.” os termos da oração em destaque respectivamente são:
a) Adjunto adnominal,
adjunto adverbial, predicativo.
b) Adjunto adverbial,
adjunto adnominal, predicado verbal.
c) Adjunto adnominal,
adjunto adnominal, predicado verbal.
d) Adjunto adnominal,
adjunto adverbial, predicado verbal.
- Em “ Qualquer coisa que você espalhar é mentira.” o termo destacado trata-se de predicativo do sujeito. As classes gramaticais que podem exercer essa função sintática são:
a)
Substantivo e verbo
b)
Substantivo e adjetivo
c)
Substantivo e numeral
d)
Substantivo e advérbio
- “Finalmente foi descoberto numa praia remota.” Classificando morfossintaticamente o termo destacado temos:
a)
Locução verbal e núcleo do predicado.
b)
Verbo e núcleo do predicado
c)
Verbo e adjunto adverbial.
d) Locução verbal e núcleo do objeto direto.
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