Feira de Ciências - Dicas sobre Organização
Feira de Ciências
Texto de Ivanise Meyer
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
As ciências que fazem parte dessa disciplina são as "ciências naturais":
Biologia, Química e Física são as principais, mas outras podem se unir à
lista, como a Astronomia, a Geologia, a Paleontologia e etc.
A Feira de Ciências costuma ser um evento da escola. Mas, poderá também
ser um evento organizado pelo professor da turma, dividindo em grupos de
trabalho, apresentando aos pais e para as outras turmas.
Em algumas escolas, faz-se a opção de juntar a feira de ciências com uma
"feira cultural", ampliando demais a abrangência dos temas.
Você poderá se organizar apenas para o evento, ou então, organizar um
projeto que tenha como culminância a apresentação na feira de ciências.
Evento: Feira de Ciências
Caso se organize apenas para o evento, faça-o com antecedência. Você
deve escolher o tema, propor as etapas de confecção da apresentação,
escolher o grupo que apresentará os resultados da pesquisa realizada
e confeccionar o material necessário com as crianças.
Lembre-se que a feira de ciências não é um evento dos pais, ou seja,
algo que seja confeccionado pelos pais, para apresentar a outros pais.
A feira de ciências deve ser uma atividade para ser vivida pelos ALUNOS,
portanto, eles devem participar de todas as etapas. Assim a feira terá
significado para as crianças.
Projeto: Feira de Ciências
Caso você organize um projeto, ou a turma escolha um projeto, faça-o com
bastante antecedência. O professor será o organizador, o mediador da
turma com os conteúdos necessários. Porém, é preciso envolver as
crianças que, em geral, gostam de participar e produzir os materiais.
A turma toda vai se apresentar em pequenos grupos? Será apenas um grupo a se apresentar?
Os materiais produzidos pelas crianças devem ser valorizados por eles mesmos, pelo professor e pelos visitantes da feira.
É muito triste ir visitar uma feira onde vemos trabalhos que os "pais e mães" fizeram, ou mesmo, "pagaram" alguém para fazer.
Por isso, planeje atividades que possam ser realizadas por seus alunos!
Se as crianças são muito pequenas, teremos que organizar suas produções,
porém sempre dando destaque aos trabalhos, às falas e as experiências
que vivenciaram durante o projeto.
Quais temas poderemos escolher?
É possível definir uma infinidade de temas, a partir de uma lista de conteúdos:
Astronomia: astros, Sistema Solar
Planeta Terra: água, ar, rocha (terra), fogo.
Seres vivos: seres microscópicos, fungos, animais e plantas
Fósseis: dinossauros, seres pré-históricos
Corpo Humano: sistemas, saúde, alimentação, drogas (lícitas e ilícitas), prevenção de doenças
Química: fenômenos químicos (reações químicas)
Física: fenômenos físicos (energia, luz, som, calor, eletricidade, magnetismo, movimento)
Ecologia: cadeia alimentar, teia alimentar, relações ecológicas
Ecossistemas: florestas, pantanal, caatinga, manguezais, etc
Problemas ambientais: poluição, aquecimento global, chuva ácida, etc
O que queremos descobrir?
Este será o tema que orientará as pesquisas.
Comecem com uma "pergunta" sobre um assunto. A pergunta servirá para não
perder o objetivo das pesquisas. Novas perguntas poderão surgir,
escolha sempre aquelas que ajudarem a responder a pergunta principal.
Como iremos descobrir?
Será necessário pesquisar: realizar experiências, questionários,
enquetes, entrevistas, buscar informações em livros, revistas ou
internet.
Sempre realize as experiências ANTES de levá-las para a sala de aula,
assim você poderá selecionar os materiais e procedimentos.
Lembre-se: em primeiro lugar está a SEGURANÇA da criança. As
experiências deverão ser compatíveis com a faixa etária das crianças. A
responsabilidade é sua, pois você é o adulto que está organizando as
atividades.
É PROIBIDO realizar experiências que envolvam utilização de fogo
(fósforo, vela, lamparina, gás, isqueiro, etc) com crianças e
adolescentes, como também a utilização de qualquer material que possa
causar queimadura ou explosão.
Como apresentar as pesquisas?
Organizar as informações: cartazes, experiências (que comprovem o que
foi pesquisado), maquetes, gráficos, tabelas, folheto (ou qualquer forma
de material por escrito que informe sobre o trabalho).
Quem vai apresentar?
É importante que todos saibam sobre o trabalho, assim poderá existir um
rodízio entre os "apresentadores", não sobrecarregando poucos alunos.
Importante ensaiar a apresentação para a própria turma. Não utilizar
texto muito longo, pois fica cansativo. A fala deve ser objetiva. É uma
apresentação, há muita gente falando ao mesmo tempo, o que prejudica uma
apresentação muito extensa.
No final da apresentação, pode-se distribuir um folheto (folder) com
mais informações sobre o trabalho, ou um brinde que seja relacionado com
o tema.
O que acontece no final da feira?
É hora de arrumar tudo!
O que acontece na aula posterior à feira?
Na aula seguinte, faça uma roda de conversa sobre a feira: opiniões,
pontos positivos e negativos, o podem fazer para melhorar, o que não
devem fazer em um próximo evento.
Não se esqueça de produzir uma pequena lembrança agradecendo a cada
aluno pela participação (poderá ser um cartão, um adesivo para o
caderno, um broche, uma medalha, etc).
Mais do que receber uma "nota", a criança levará com essa experiência
uma série de conhecimentos para sua vida: organização,
participação, empenho, solidariedade, tolerância e responsabilidade.
Sugestões de sites:
Nenhum comentário:
Postar um comentário