E interagir com a Natureza também!
O educador
norte-americano John Dewey já defendia que devemos montar um sistema
educacional onde as crianças desenvolvam suas habilidades de pensar e
utilizem sua energia física para fazer com que o aprendizado seja
facilitado.
“Experimentos comprovam que quando as crianças têm a chance de utilizar atividades físicas que provocam seus impulsos naturais para brincadeiras, o aprendizado é facilitado e ir para a escola torna-se agradável, e não mais um fardo (Dewey, 2007, p.147)*.
O que eu mais gostei de aprender com John Dewey foi esta importante
consequência que as atividades físicas tem no processo educacional. “Em
parte, a atividade física se torna uma intrusa no processo educacional.
Sendo considerada completamente separada da atividade mental, torna-se
uma distração, um mal a ser encarado, já que todo aluno tem um corpo que
acompanha sua mente à escola. E este corpo é um turbilhão de energia,
que não consegue ficar parado”(Dewey, 2007, p.108)*.
Conclusão: ao invés de utilizar toda esta energia a favor, o professor
passa a maior parte do tempo sufocando a atividade corporal, que é
considerada maléfica para a atividade mental, impondo atitudes rígidas,
silêncio e punições para os que não se enquadram. Rotula-se o problema
como sendo de disciplina, quando na verdade é um problema do próprio
sistema educacional.
* Tradução livre: Dewey, J. (2007). Democracy and education. Middlesex: The Echo Library.
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