quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Viajar também é um exercício de educação...

Foto 2

Encarar a realidade de outros países com situações melhores ou piores que a nossa é uma forma de avaliarmos o que podemos melhorar em nossas ações diárias como cidadão. Sair do que estamos acostumados a ver e observar como outras sociedades se comportam, abre uma visão mais ampla de como soluções e problemas são encarados, por isso viajar também é um caminho para evoluir.
Quando um brasileiro viaja de férias para o exterior, para a Europa por exemplo, em alguns países, o que mais chama à atenção é a limpeza das ruas e coleta separada do lixo. Se a estadia for mais longa e a pessoa participar dessa ação de separar o lixo para reciclagem, ao voltar ao país de origem, sente a necessidade de dar continuidade à tarefa.
A pergunta que vem à cabeça é por que funciona em outros países e não no nosso? Existe a necessidade é claro da presença de programas do governo, tanto de incentivo quanto punição – como multa para quem joga lixo no chão. Entretanto, através da ação de cada um, o cenário pode também ser modificado. Não há como negar, as grandes ações partem de indivíduos que começam a fazer diferente em suas comunidades.
Outra atitude muito difundida é evitar usar sacolas plásticas nas compras em supermercado, no lugar usar bolsa ecológica, assim diminuindo a quantidade de lixo acumulado e uso indiscriminado de plástico, essa ação já é comum e faz parte do dia a dia das pessoas em vários países.
Por outro lado, quando em uma viagem observamos em algumas situações que temos também no nosso lugar características positivas, é saudável a valorização e reconhecimento do que temos de bom. E isso pode ser notado em várias áreas, produtos locais, alimentos ou até mesmo nas relações humanas. Quando um estudante passa por um período de intercâmbio volta com alguma mudança ou visão mais ampla da vida e do mundo, por isso é tão importante a troca e interação entre as pessoas.
Aproveite sempre uma viagem para observar o que de bom você pode levar para seu país e o que de negativo você pode evitar. Não esqueça do planejamento e lembre-se que um seguro viagem internacional é importante para qualquer viagem para fora do Brasil.
A troca de informações é uma rica oportunidade de vivenciar pessoalmente as características de outras cidades ao redor do mundo, e essa evolução é tanto pessoal quanto coletiva, já que você estará compartilhando suas experiências através de suas  atitudes nos grupos em que você se socializa.
Qual viagem mudou sua forma de encarar o mundo?
Por Roberta Clarissa Leite


http://educaja.com.br/2014/04/viajar-tambem-e-um-exercicio-de-educacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário